Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREZ, D. V.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SCOTON, S., CORRÊA, C. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157152
Resumo: Os eventos de 11 de setembro de 2001, seguidos pelos ataques com antraz nos Estados Unidos, e pela epidemia da COVID-19, evidenciaram a vulnerabilidade da sociedade a organismos naturalmente gerados ou liberados com intenção de causar danos e até morte. O uso de tecnologias "duais" nos estudos de biologia sintética também alertou para a questão da manipulação genética e da possibilidade de seu uso para criação de armas biológicas. Ademais, o mundo globalizado favorece disseminação não intencional de patógenos naturais com graves prejuízos para a vida animal, vegetal e humana. Neste contexto, criaram-se terminologias que, por serem oriundas, basicamente, dos Estados Unidos, enfrentam, principalmente, barreiras linguísticas ao serem traduzidas para diversos idiomas mundo afora. Nesse artigo, objetiva-se apresentar as definições dos principais conceitos relacionados ao tema: biossegurança ("biosafety"), bioproteção ("biosecurity") e biodefesa ("biodefense"). Este trabalho inova ao apresentar um panorama da evolução cronológica desses termos, feito por extensa revisão bibliográfica e análise bibliométrica, no recorte temporal da década de 1990 até 2020. Espera-se que a correta definição desses termos auxilie na formulação de uma Estratégia Nacional mais robusta, visto que a área de Biossegurança e Bioproteção foi elencada como uma das seis áreas prioritárias de infraestruturas críticas brasileiras.
id EMBR_be3bb70dc47f9568fa3a97a478446852
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157152
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.Defesa BiológicaSegurança BiológicaBioterrorismoBiosafetyBiosecurityOs eventos de 11 de setembro de 2001, seguidos pelos ataques com antraz nos Estados Unidos, e pela epidemia da COVID-19, evidenciaram a vulnerabilidade da sociedade a organismos naturalmente gerados ou liberados com intenção de causar danos e até morte. O uso de tecnologias "duais" nos estudos de biologia sintética também alertou para a questão da manipulação genética e da possibilidade de seu uso para criação de armas biológicas. Ademais, o mundo globalizado favorece disseminação não intencional de patógenos naturais com graves prejuízos para a vida animal, vegetal e humana. Neste contexto, criaram-se terminologias que, por serem oriundas, basicamente, dos Estados Unidos, enfrentam, principalmente, barreiras linguísticas ao serem traduzidas para diversos idiomas mundo afora. Nesse artigo, objetiva-se apresentar as definições dos principais conceitos relacionados ao tema: biossegurança ("biosafety"), bioproteção ("biosecurity") e biodefesa ("biodefense"). Este trabalho inova ao apresentar um panorama da evolução cronológica desses termos, feito por extensa revisão bibliográfica e análise bibliométrica, no recorte temporal da década de 1990 até 2020. Espera-se que a correta definição desses termos auxilie na formulação de uma Estratégia Nacional mais robusta, visto que a área de Biossegurança e Bioproteção foi elencada como uma das seis áreas prioritárias de infraestruturas críticas brasileiras.DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; SAMIRA SCOTON, ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA; CLAUDIO RODRIGUES CORRÊA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS.PEREZ, D. V.SCOTON, S.CORRÊA, C. R.2023-10-09T14:23:50Z2023-10-09T14:23:50Z2023-10-092023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista da Escola de Guerra Naval, v. 29, n. 2, p. 317-346, maio/ago. 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-10-09T14:23:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157152Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-10-09T14:23:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-10-09T14:23:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
title Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
spellingShingle Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
PEREZ, D. V.
Defesa Biológica
Segurança Biológica
Bioterrorismo
Biosafety
Biosecurity
title_short Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
title_full Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
title_fullStr Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
title_full_unstemmed Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
title_sort Da agricultura à pandemia: a evolução dos termos Biossegurança, Bioproteção e Biodefesa.
author PEREZ, D. V.
author_facet PEREZ, D. V.
SCOTON, S.
CORRÊA, C. R.
author_role author
author2 SCOTON, S.
CORRÊA, C. R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; SAMIRA SCOTON, ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA; CLAUDIO RODRIGUES CORRÊA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA DOS ÓRGÃOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREZ, D. V.
SCOTON, S.
CORRÊA, C. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Defesa Biológica
Segurança Biológica
Bioterrorismo
Biosafety
Biosecurity
topic Defesa Biológica
Segurança Biológica
Bioterrorismo
Biosafety
Biosecurity
description Os eventos de 11 de setembro de 2001, seguidos pelos ataques com antraz nos Estados Unidos, e pela epidemia da COVID-19, evidenciaram a vulnerabilidade da sociedade a organismos naturalmente gerados ou liberados com intenção de causar danos e até morte. O uso de tecnologias "duais" nos estudos de biologia sintética também alertou para a questão da manipulação genética e da possibilidade de seu uso para criação de armas biológicas. Ademais, o mundo globalizado favorece disseminação não intencional de patógenos naturais com graves prejuízos para a vida animal, vegetal e humana. Neste contexto, criaram-se terminologias que, por serem oriundas, basicamente, dos Estados Unidos, enfrentam, principalmente, barreiras linguísticas ao serem traduzidas para diversos idiomas mundo afora. Nesse artigo, objetiva-se apresentar as definições dos principais conceitos relacionados ao tema: biossegurança ("biosafety"), bioproteção ("biosecurity") e biodefesa ("biodefense"). Este trabalho inova ao apresentar um panorama da evolução cronológica desses termos, feito por extensa revisão bibliográfica e análise bibliométrica, no recorte temporal da década de 1990 até 2020. Espera-se que a correta definição desses termos auxilie na formulação de uma Estratégia Nacional mais robusta, visto que a área de Biossegurança e Bioproteção foi elencada como uma das seis áreas prioritárias de infraestruturas críticas brasileiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09T14:23:50Z
2023-10-09T14:23:50Z
2023-10-09
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval, v. 29, n. 2, p. 317-346, maio/ago. 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157152
identifier_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval, v. 29, n. 2, p. 317-346, maio/ago. 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503549929914368