Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, A. M. M.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MATTIAZZO, M. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15906
Resumo: A presença de ligantes orgânicos na rizosfera tem importante papel no processode solubilização de metais pesados em solos tratados com lodo de esgoto. Ácidosorgânicos de baixo peso molecular exsudados por raízes e, ou, liberados pormicrorganismos são considerados agentes mobilizadores desses metais. Nopresente estudo, determinou-se a cinética de solubilização de Cu, Cr, Ni e Zn emsolos tratados com lodo de esgoto, utilizando solução com mistura de quatro ácidosorgânicos (acético, cítrico, lático e oxálico) preparada para obter concentraçãofinal de 0,05 e 0,10 mol L-1. A extração foi feita segundo o método de ?batch?. Asolução 0,10 mol L-1 de ácidos orgânicos extraiu maiores quantidades de Cu, Cr, Nie Zn do que a solução 0,05 mol L-1. A cinética de solubilização apresentou duasfases: uma inicial, com rápida liberação dos metais, seguida de outra mais lenta,tendendo ao equilíbrio. As constantes de velocidade de solubilização mais altasforam observadas para Ni e Zn, seguidos de Cu e Cr. Os valores para o reservatóriolábil variaram entre 2 e 15 % do total de cada metal pesado estudado. A porcentagemque este reservatório representou, em relação ao total, obedeceu à ordem: Zn > Cu > Ni > Cr.
id EMBR_be567b9ddbb7676b145c6812548ba058
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15906
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.BiossólidoPropriedade químicaAdubo de EsgotoAbsorçãoAdsorçãoImpacto AmbientalLodo ResidualMetal PesadoSolubilidadeA presença de ligantes orgânicos na rizosfera tem importante papel no processode solubilização de metais pesados em solos tratados com lodo de esgoto. Ácidosorgânicos de baixo peso molecular exsudados por raízes e, ou, liberados pormicrorganismos são considerados agentes mobilizadores desses metais. Nopresente estudo, determinou-se a cinética de solubilização de Cu, Cr, Ni e Zn emsolos tratados com lodo de esgoto, utilizando solução com mistura de quatro ácidosorgânicos (acético, cítrico, lático e oxálico) preparada para obter concentraçãofinal de 0,05 e 0,10 mol L-1. A extração foi feita segundo o método de ?batch?. Asolução 0,10 mol L-1 de ácidos orgânicos extraiu maiores quantidades de Cu, Cr, Nie Zn do que a solução 0,05 mol L-1. A cinética de solubilização apresentou duasfases: uma inicial, com rápida liberação dos metais, seguida de outra mais lenta,tendendo ao equilíbrio. As constantes de velocidade de solubilização mais altasforam observadas para Ni e Zn, seguidos de Cu e Cr. Os valores para o reservatóriolábil variaram entre 2 e 15 % do total de cada metal pesado estudado. A porcentagemque este reservatório representou, em relação ao total, obedeceu à ordem: Zn > Cu > Ni > Cr.Seção IX - Poluição do solo e qualidade ambiental.Adriana Marlene Moreno Pires, Embrapa Meio Ambiente; Maria Emília Mattiazzo, ESALQ/USP.PIRES, A. M. M.MATTIAZZO, M. E.2014-03-25T20:49:21Z2014-03-25T20:49:21Z2008-01-1120072014-03-25T20:49:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.31, n.1, p.143-151, 2007http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:52:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15906Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:52:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:52:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
title Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
spellingShingle Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
PIRES, A. M. M.
Biossólido
Propriedade química
Adubo de Esgoto
Absorção
Adsorção
Impacto Ambiental
Lodo Residual
Metal Pesado
Solubilidade
title_short Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
title_full Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
title_fullStr Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
title_full_unstemmed Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
title_sort Cinética de solubilização de metais pesados por ácidos orgânicos em solos tratados com lodo de esgoto.
author PIRES, A. M. M.
author_facet PIRES, A. M. M.
MATTIAZZO, M. E.
author_role author
author2 MATTIAZZO, M. E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adriana Marlene Moreno Pires, Embrapa Meio Ambiente; Maria Emília Mattiazzo, ESALQ/USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, A. M. M.
MATTIAZZO, M. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Biossólido
Propriedade química
Adubo de Esgoto
Absorção
Adsorção
Impacto Ambiental
Lodo Residual
Metal Pesado
Solubilidade
topic Biossólido
Propriedade química
Adubo de Esgoto
Absorção
Adsorção
Impacto Ambiental
Lodo Residual
Metal Pesado
Solubilidade
description A presença de ligantes orgânicos na rizosfera tem importante papel no processode solubilização de metais pesados em solos tratados com lodo de esgoto. Ácidosorgânicos de baixo peso molecular exsudados por raízes e, ou, liberados pormicrorganismos são considerados agentes mobilizadores desses metais. Nopresente estudo, determinou-se a cinética de solubilização de Cu, Cr, Ni e Zn emsolos tratados com lodo de esgoto, utilizando solução com mistura de quatro ácidosorgânicos (acético, cítrico, lático e oxálico) preparada para obter concentraçãofinal de 0,05 e 0,10 mol L-1. A extração foi feita segundo o método de ?batch?. Asolução 0,10 mol L-1 de ácidos orgânicos extraiu maiores quantidades de Cu, Cr, Nie Zn do que a solução 0,05 mol L-1. A cinética de solubilização apresentou duasfases: uma inicial, com rápida liberação dos metais, seguida de outra mais lenta,tendendo ao equilíbrio. As constantes de velocidade de solubilização mais altasforam observadas para Ni e Zn, seguidos de Cu e Cr. Os valores para o reservatóriolábil variaram entre 2 e 15 % do total de cada metal pesado estudado. A porcentagemque este reservatório representou, em relação ao total, obedeceu à ordem: Zn > Cu > Ni > Cr.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-11
2014-03-25T20:49:21Z
2014-03-25T20:49:21Z
2014-03-25T20:49:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.31, n.1, p.143-151, 2007
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15906
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.31, n.1, p.143-151, 2007
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503388618031104