Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, J. B. de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DIAS, R. de C. S., ALVES, J. C. da S. F, DAMASCENO, L. S., SANTOS, J. S. dos, LIMA, R. da S., LUBARINO, P. C. da C., ANDRADE, K. M. N. S. S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978266
Resumo: Objetivou-se avaliar o desenvolvimento e a precocidade de plantas de melancia da cv. BRS Opara em função de diferentes substratos e épocas de transplantio. O estudo foi conduzido na Embrapa Semiárido e os tratamentos constituídos por mudas produzidas em bandejas preenchidas com dois substratos: cinzas vegetais/vermiculita (CVV) e fibra de coco (FC); e da idade de transplantio das mudas para o campo: 12 e 14 dias após o plantio (DAPs). Empregou-se, ainda, o semeio direto no campo (SD) como controle. Avaliou-se o comprimento do hipocótilo (CH) e da primeira folha definitiva (CF), número de dias do semeio até o aparecimento da primeira flor masculina (NDPM) e da feminina (NDPF), bem como a mortalidade das plantas (PMAT). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições e cinco plantas/repetição. O tratamento SD proporcionou melhor desenvolvimento das plântulas, mas determinou perda de 20% no estande inicial. Entretanto, as mudas com 12 DAP não apresentaram nenhuma mortalidade. Não houve diferença no início da floração feminina entre os tratamentos. Assim, para o plantio de cultivares que apresentam alto custo de sementes, a utilização de mudas com transplantio aos 12 DAP pode ser uma técnica mais recomendável.
id EMBR_be96877bd44677c197d38739f5f58ed0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978266
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.BRS OparaFibra de cocoCinza vegetalMelanciaMudaProduçãoCompostagemWatermelonsObjetivou-se avaliar o desenvolvimento e a precocidade de plantas de melancia da cv. BRS Opara em função de diferentes substratos e épocas de transplantio. O estudo foi conduzido na Embrapa Semiárido e os tratamentos constituídos por mudas produzidas em bandejas preenchidas com dois substratos: cinzas vegetais/vermiculita (CVV) e fibra de coco (FC); e da idade de transplantio das mudas para o campo: 12 e 14 dias após o plantio (DAPs). Empregou-se, ainda, o semeio direto no campo (SD) como controle. Avaliou-se o comprimento do hipocótilo (CH) e da primeira folha definitiva (CF), número de dias do semeio até o aparecimento da primeira flor masculina (NDPM) e da feminina (NDPF), bem como a mortalidade das plantas (PMAT). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições e cinco plantas/repetição. O tratamento SD proporcionou melhor desenvolvimento das plântulas, mas determinou perda de 20% no estande inicial. Entretanto, as mudas com 12 DAP não apresentaram nenhuma mortalidade. Não houve diferença no início da floração feminina entre os tratamentos. Assim, para o plantio de cultivares que apresentam alto custo de sementes, a utilização de mudas com transplantio aos 12 DAP pode ser uma técnica mais recomendável.JANDERSON BRITO DE OLIVEIRA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; JULIANA CARLA DA SILVA FARIAS ALVES; LEIA SANTOS DAMASCENO; JOICE SIMONE DOS SANTOS; RENATA DA SILVA LIMA; PALOMA CLEMENTINO DA CRUZ LUBARINO, CPATSA; KATYA MYLENA NONATO S. S. ANDRADE.OLIVEIRA, J. B. deDIAS, R. de C. S.ALVES, J. C. da S. FDAMASCENO, L. S.SANTOS, J. S. dosLIMA, R. da S.LUBARINO, P. C. da C.ANDRADE, K. M. N. S. S.2014-02-03T11:11:11Z2014-02-03T11:11:11Z2014-02-0320132020-02-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 267-272.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978266por(Embrapa Semiárido. Documentos, 253).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:59:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978266Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:59:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
title Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
spellingShingle Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
OLIVEIRA, J. B. de
BRS Opara
Fibra de coco
Cinza vegetal
Melancia
Muda
Produção
Compostagem
Watermelons
title_short Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
title_full Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
title_fullStr Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
title_sort Desenvolvimento e precocidade das plantas de melancia submetidas a diferentes substratos e épocas de transplantio.
author OLIVEIRA, J. B. de
author_facet OLIVEIRA, J. B. de
DIAS, R. de C. S.
ALVES, J. C. da S. F
DAMASCENO, L. S.
SANTOS, J. S. dos
LIMA, R. da S.
LUBARINO, P. C. da C.
ANDRADE, K. M. N. S. S.
author_role author
author2 DIAS, R. de C. S.
ALVES, J. C. da S. F
DAMASCENO, L. S.
SANTOS, J. S. dos
LIMA, R. da S.
LUBARINO, P. C. da C.
ANDRADE, K. M. N. S. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JANDERSON BRITO DE OLIVEIRA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; JULIANA CARLA DA SILVA FARIAS ALVES; LEIA SANTOS DAMASCENO; JOICE SIMONE DOS SANTOS; RENATA DA SILVA LIMA; PALOMA CLEMENTINO DA CRUZ LUBARINO, CPATSA; KATYA MYLENA NONATO S. S. ANDRADE.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, J. B. de
DIAS, R. de C. S.
ALVES, J. C. da S. F
DAMASCENO, L. S.
SANTOS, J. S. dos
LIMA, R. da S.
LUBARINO, P. C. da C.
ANDRADE, K. M. N. S. S.
dc.subject.por.fl_str_mv BRS Opara
Fibra de coco
Cinza vegetal
Melancia
Muda
Produção
Compostagem
Watermelons
topic BRS Opara
Fibra de coco
Cinza vegetal
Melancia
Muda
Produção
Compostagem
Watermelons
description Objetivou-se avaliar o desenvolvimento e a precocidade de plantas de melancia da cv. BRS Opara em função de diferentes substratos e épocas de transplantio. O estudo foi conduzido na Embrapa Semiárido e os tratamentos constituídos por mudas produzidas em bandejas preenchidas com dois substratos: cinzas vegetais/vermiculita (CVV) e fibra de coco (FC); e da idade de transplantio das mudas para o campo: 12 e 14 dias após o plantio (DAPs). Empregou-se, ainda, o semeio direto no campo (SD) como controle. Avaliou-se o comprimento do hipocótilo (CH) e da primeira folha definitiva (CF), número de dias do semeio até o aparecimento da primeira flor masculina (NDPM) e da feminina (NDPF), bem como a mortalidade das plantas (PMAT). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições e cinco plantas/repetição. O tratamento SD proporcionou melhor desenvolvimento das plântulas, mas determinou perda de 20% no estande inicial. Entretanto, as mudas com 12 DAP não apresentaram nenhuma mortalidade. Não houve diferença no início da floração feminina entre os tratamentos. Assim, para o plantio de cultivares que apresentam alto custo de sementes, a utilização de mudas com transplantio aos 12 DAP pode ser uma técnica mais recomendável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-03T11:11:11Z
2014-02-03T11:11:11Z
2014-02-03
2020-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978266
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 267-272.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695318073933824