Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGNABOSCO, M. T. de M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LAZZAROTTO, M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097594
Resumo: Há um interesse crescente nas propriedades farmacológicas conferidas pelos compostos presentes nas folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis). Sabe-se que tais ações biológicas, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-idade, dentre outras, estão relacionadas aos compostos fenólicos e outras classes de substâncias, como as metilxantinas, presentes nesta planta (BASTOS et al., 2007). Os objetivos deste trabalho foram extrair e incorporar o extrato de erva-mate em amido de milho. No presente estudo, foram preparados extratos em cinco tempos diferentes, dos quais foram analisados a densidade, o teor de sólidos, o teor de cinzas e quantificados os compostos fenólicos. Tais análises foram feitas antes e após a incorporação em amido. Pode-se observar que não houve alteração significativa na densidade dos extratos antes e após a incorporação em amido e que houve retenção de compostos fenólicos no amido de milho. O amido de milho é um insumo altamente utilizado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos, por suas características naturais. Neste trabalho, corroborando com outras pesquisas existentes, houve o interesse em conferir ao amido as ações biológicas do extrato das folhas de erva-mate a partir da incorporação dos compostos químicos relacionados a elas. O objetivo do trabalho foi alcançado na determinação do melhor tempo de extração de compostos fenólicos, bem como na incorporação destes compostos em amido. Vale acrescentar que análises mais detalhadas do produto gerado serão necessárias para comprovar a eficácia do método.
id EMBR_bffe5be04a9d793ac17dae46ca06d7be
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097594
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.Erva mateIlex ParaguariensisComposto FenólicoExtraçãoHá um interesse crescente nas propriedades farmacológicas conferidas pelos compostos presentes nas folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis). Sabe-se que tais ações biológicas, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-idade, dentre outras, estão relacionadas aos compostos fenólicos e outras classes de substâncias, como as metilxantinas, presentes nesta planta (BASTOS et al., 2007). Os objetivos deste trabalho foram extrair e incorporar o extrato de erva-mate em amido de milho. No presente estudo, foram preparados extratos em cinco tempos diferentes, dos quais foram analisados a densidade, o teor de sólidos, o teor de cinzas e quantificados os compostos fenólicos. Tais análises foram feitas antes e após a incorporação em amido. Pode-se observar que não houve alteração significativa na densidade dos extratos antes e após a incorporação em amido e que houve retenção de compostos fenólicos no amido de milho. O amido de milho é um insumo altamente utilizado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos, por suas características naturais. Neste trabalho, corroborando com outras pesquisas existentes, houve o interesse em conferir ao amido as ações biológicas do extrato das folhas de erva-mate a partir da incorporação dos compostos químicos relacionados a elas. O objetivo do trabalho foi alcançado na determinação do melhor tempo de extração de compostos fenólicos, bem como na incorporação destes compostos em amido. Vale acrescentar que análises mais detalhadas do produto gerado serão necessárias para comprovar a eficácia do método.Maria Teresa de Mello Magnabosco, UFPR; MARCELO LAZZAROTTO, CNPF.MAGNABOSCO, M. T. de M.LAZZAROTTO, M.2018-10-18T01:05:17Z2018-10-18T01:05:17Z2018-10-1720182018-10-18T01:05:17ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion5 p.In: SEMANA DE APERFEIÇOAMENTO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UFPR, 2., 2018, Curitiba. Anais. Curitiba: CIFLOMA, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-18T01:05:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097594Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-18T01:05:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
title Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
spellingShingle Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
MAGNABOSCO, M. T. de M.
Erva mate
Ilex Paraguariensis
Composto Fenólico
Extração
title_short Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
title_full Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
title_fullStr Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
title_full_unstemmed Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
title_sort Incorporação de polifenóis de erva-mate em amido de milho.
author MAGNABOSCO, M. T. de M.
author_facet MAGNABOSCO, M. T. de M.
LAZZAROTTO, M.
author_role author
author2 LAZZAROTTO, M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Teresa de Mello Magnabosco, UFPR; MARCELO LAZZAROTTO, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGNABOSCO, M. T. de M.
LAZZAROTTO, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Erva mate
Ilex Paraguariensis
Composto Fenólico
Extração
topic Erva mate
Ilex Paraguariensis
Composto Fenólico
Extração
description Há um interesse crescente nas propriedades farmacológicas conferidas pelos compostos presentes nas folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis). Sabe-se que tais ações biológicas, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-idade, dentre outras, estão relacionadas aos compostos fenólicos e outras classes de substâncias, como as metilxantinas, presentes nesta planta (BASTOS et al., 2007). Os objetivos deste trabalho foram extrair e incorporar o extrato de erva-mate em amido de milho. No presente estudo, foram preparados extratos em cinco tempos diferentes, dos quais foram analisados a densidade, o teor de sólidos, o teor de cinzas e quantificados os compostos fenólicos. Tais análises foram feitas antes e após a incorporação em amido. Pode-se observar que não houve alteração significativa na densidade dos extratos antes e após a incorporação em amido e que houve retenção de compostos fenólicos no amido de milho. O amido de milho é um insumo altamente utilizado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos, por suas características naturais. Neste trabalho, corroborando com outras pesquisas existentes, houve o interesse em conferir ao amido as ações biológicas do extrato das folhas de erva-mate a partir da incorporação dos compostos químicos relacionados a elas. O objetivo do trabalho foi alcançado na determinação do melhor tempo de extração de compostos fenólicos, bem como na incorporação destes compostos em amido. Vale acrescentar que análises mais detalhadas do produto gerado serão necessárias para comprovar a eficácia do método.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T01:05:17Z
2018-10-18T01:05:17Z
2018-10-17
2018
2018-10-18T01:05:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMANA DE APERFEIÇOAMENTO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UFPR, 2., 2018, Curitiba. Anais. Curitiba: CIFLOMA, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097594
identifier_str_mv In: SEMANA DE APERFEIÇOAMENTO EM ENGENHARIA FLORESTAL DA UFPR, 2., 2018, Curitiba. Anais. Curitiba: CIFLOMA, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695528744386560