Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE, M. B. G. S.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVA, M. O., MENDES, A. M. S., FREIRE, F. J., GÓES, G. B., FERNANDES, M. B.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159380
Resumo: Em muitas áreas irrigadas do mundo, o suprimento de água de boa qualidade não é suficiente, ou seu custo é elevado, buscando-se alternativas com o uso de água do lençol freático ou mesmo de drenagem. Geralmente, essas águas não são de boa qualidade e precisam ser bem manejadas para evitar a degradação dos solos e danos às plantas. Esse trabalho objetivou avaliar a composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas de valores crescentes de condutividade elétrica (CE) e relação de adsorção de sódio (RAS), cultivados com melão. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (RN). Foram utilizadas amostras de quatro solos tradicionalmente cultivados com melão, irrigados com soluções de oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS/cm), e dois de RAS (4 e 12), combinados como tratamentos de salinidade. Assim, o experimento constou de um arranjo fatorial 4 x 8 x 2 (quatro solos, oito CE e duas RAS), com três repetições, dispostos em blocos casualizados, com uma repetição por bloco. Foram avaliados o pH e a CE, os cátions e ânions no lixiviado coletado a cada 10 dias após o transplantio da mudas. O uso de soluções percolantes salinas promoveu a lixiviação de sais nos quatro solos estudados, principalmente no Cambissolo e no Neossolo, o aumento na concentração das soluções promoveu maiores perdas de cátions e ânions nos lixiviados e a lixiviação dos sais foi incrementada com o tempo de aplicação das soluções salinas.
id EMBR_c0eb40f625c31f7e00bb76e65f576670
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159380
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.RASPSTÁguaSalinidadeSoloEm muitas áreas irrigadas do mundo, o suprimento de água de boa qualidade não é suficiente, ou seu custo é elevado, buscando-se alternativas com o uso de água do lençol freático ou mesmo de drenagem. Geralmente, essas águas não são de boa qualidade e precisam ser bem manejadas para evitar a degradação dos solos e danos às plantas. Esse trabalho objetivou avaliar a composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas de valores crescentes de condutividade elétrica (CE) e relação de adsorção de sódio (RAS), cultivados com melão. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (RN). Foram utilizadas amostras de quatro solos tradicionalmente cultivados com melão, irrigados com soluções de oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS/cm), e dois de RAS (4 e 12), combinados como tratamentos de salinidade. Assim, o experimento constou de um arranjo fatorial 4 x 8 x 2 (quatro solos, oito CE e duas RAS), com três repetições, dispostos em blocos casualizados, com uma repetição por bloco. Foram avaliados o pH e a CE, os cátions e ânions no lixiviado coletado a cada 10 dias após o transplantio da mudas. O uso de soluções percolantes salinas promoveu a lixiviação de sais nos quatro solos estudados, principalmente no Cambissolo e no Neossolo, o aumento na concentração das soluções promoveu maiores perdas de cátions e ânions nos lixiviados e a lixiviação dos sais foi incrementada com o tempo de aplicação das soluções salinas.ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.FREIRE, M. B. G. S.SILVA, M. O.MENDES, A. M. S.FREIRE, F. J.GÓES, G. B.FERNANDES, M. B.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-08-2720072019-08-07T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:07:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159380Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:07:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
title Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
spellingShingle Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
FREIRE, M. B. G. S.
RAS
PST
Água
Salinidade
Solo
title_short Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
title_full Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
title_fullStr Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
title_full_unstemmed Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
title_sort Composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas salinas.
author FREIRE, M. B. G. S.
author_facet FREIRE, M. B. G. S.
SILVA, M. O.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
GÓES, G. B.
FERNANDES, M. B.
author_role author
author2 SILVA, M. O.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
GÓES, G. B.
FERNANDES, M. B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE, M. B. G. S.
SILVA, M. O.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
GÓES, G. B.
FERNANDES, M. B.
dc.subject.por.fl_str_mv RAS
PST
Água
Salinidade
Solo
topic RAS
PST
Água
Salinidade
Solo
description Em muitas áreas irrigadas do mundo, o suprimento de água de boa qualidade não é suficiente, ou seu custo é elevado, buscando-se alternativas com o uso de água do lençol freático ou mesmo de drenagem. Geralmente, essas águas não são de boa qualidade e precisam ser bem manejadas para evitar a degradação dos solos e danos às plantas. Esse trabalho objetivou avaliar a composição do lixiviado em quatro solos do Rio Grande do Norte irrigados com águas de valores crescentes de condutividade elétrica (CE) e relação de adsorção de sódio (RAS), cultivados com melão. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (RN). Foram utilizadas amostras de quatro solos tradicionalmente cultivados com melão, irrigados com soluções de oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS/cm), e dois de RAS (4 e 12), combinados como tratamentos de salinidade. Assim, o experimento constou de um arranjo fatorial 4 x 8 x 2 (quatro solos, oito CE e duas RAS), com três repetições, dispostos em blocos casualizados, com uma repetição por bloco. Foram avaliados o pH e a CE, os cátions e ânions no lixiviado coletado a cada 10 dias após o transplantio da mudas. O uso de soluções percolantes salinas promoveu a lixiviação de sais nos quatro solos estudados, principalmente no Cambissolo e no Neossolo, o aumento na concentração das soluções promoveu maiores perdas de cátions e ânions nos lixiviados e a lixiviação dos sais foi incrementada com o tempo de aplicação das soluções salinas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-27
2007
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-08-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159380
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720752334405632