Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHICATTO, J. A.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: RAINERT, K. T., GONÇALVES, M. J., HELM, C. V., ALTMAJER VAZ, D., TAVARES, L. B. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095177
Resumo: Neste trabalho, avaliamos a descoloração de efluentes têxteis durante seu tratamento em um sistema de fermentação em estado sólido (SSF). Os ensaios foram conduzidos com resíduo de pupunha (Bactris gasipaes) utilizando o fungo de podridão branca Ganoderma lucidum EF 31. A influência da concentração de corante, as quantidades de resíduo e da fase líquida foram estudadas tanto na eficiência de descoloração como na produção de enzima. De acordo com os resultados, independentemente das condições experimentais utilizadas, a lacase foi a principal enzima ligninolítica produzida por G. lucidum. A atividade de lacase mais elevada foi obtida em baixas concentrações de efluentes, sugerindo um efeito inibitório no metabolismo fúngico. A maior remoção de cor foi obtida com 10 gramas de resíduo da pupunha e 60 mL do efluente final. Nos ensaios de controle realizados com o corante sintético RBBR, foram atingidos cerca de 20% mais descoloração do que os obtidos com o efluente industrial. A adsorção de RBBR no resíduo de pupunha também foi investigada. Os testes de equilíbrio mostraram que a adsorção deste corante seguiu as isotermas de Langmuir e Freundlich. Assim, os resultados experimentais indicam que o resíduo de pupunha é um substrato adequado tanto para a produção de lacase quanto para a remoção de cor em efluentes industriais.
id EMBR_c105d410c37171e6f969e46a494b8ca8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095177
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.xNeste trabalho, avaliamos a descoloração de efluentes têxteis durante seu tratamento em um sistema de fermentação em estado sólido (SSF). Os ensaios foram conduzidos com resíduo de pupunha (Bactris gasipaes) utilizando o fungo de podridão branca Ganoderma lucidum EF 31. A influência da concentração de corante, as quantidades de resíduo e da fase líquida foram estudadas tanto na eficiência de descoloração como na produção de enzima. De acordo com os resultados, independentemente das condições experimentais utilizadas, a lacase foi a principal enzima ligninolítica produzida por G. lucidum. A atividade de lacase mais elevada foi obtida em baixas concentrações de efluentes, sugerindo um efeito inibitório no metabolismo fúngico. A maior remoção de cor foi obtida com 10 gramas de resíduo da pupunha e 60 mL do efluente final. Nos ensaios de controle realizados com o corante sintético RBBR, foram atingidos cerca de 20% mais descoloração do que os obtidos com o efluente industrial. A adsorção de RBBR no resíduo de pupunha também foi investigada. Os testes de equilíbrio mostraram que a adsorção deste corante seguiu as isotermas de Langmuir e Freundlich. Assim, os resultados experimentais indicam que o resíduo de pupunha é um substrato adequado tanto para a produção de lacase quanto para a remoção de cor em efluentes industriais.J. A. Chicatto, Pós-graduação FURB; K. T. Rainert, Pós-graduação FURB; M. J. Gonçalves, FURB; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; D. Altmajer-Vaz, Universidad de Granada; Lorena B. B. Tavares, FURB.CHICATTO, J. A.RAINERT, K. T.GONÇALVES, M. J.HELM, C. V.ALTMAJER VAZ, D.TAVARES, L. B. B.2018-09-08T00:30:52Z2018-09-08T00:30:52Z2018-09-0620182018-09-08T00:30:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 78, n. 4, p. 718-727, Nov. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109517710.1590/1519-6984.175074enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-08T00:31:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095177Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-08T00:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-08T00:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
title Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
spellingShingle Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
CHICATTO, J. A.
x
title_short Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
title_full Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
title_fullStr Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
title_full_unstemmed Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
title_sort Decolorization of textile industry wastewater in solid state fermentation with peach palm (Bactris gasipaes) residue.
author CHICATTO, J. A.
author_facet CHICATTO, J. A.
RAINERT, K. T.
GONÇALVES, M. J.
HELM, C. V.
ALTMAJER VAZ, D.
TAVARES, L. B. B.
author_role author
author2 RAINERT, K. T.
GONÇALVES, M. J.
HELM, C. V.
ALTMAJER VAZ, D.
TAVARES, L. B. B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv J. A. Chicatto, Pós-graduação FURB; K. T. Rainert, Pós-graduação FURB; M. J. Gonçalves, FURB; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; D. Altmajer-Vaz, Universidad de Granada; Lorena B. B. Tavares, FURB.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHICATTO, J. A.
RAINERT, K. T.
GONÇALVES, M. J.
HELM, C. V.
ALTMAJER VAZ, D.
TAVARES, L. B. B.
dc.subject.por.fl_str_mv x
topic x
description Neste trabalho, avaliamos a descoloração de efluentes têxteis durante seu tratamento em um sistema de fermentação em estado sólido (SSF). Os ensaios foram conduzidos com resíduo de pupunha (Bactris gasipaes) utilizando o fungo de podridão branca Ganoderma lucidum EF 31. A influência da concentração de corante, as quantidades de resíduo e da fase líquida foram estudadas tanto na eficiência de descoloração como na produção de enzima. De acordo com os resultados, independentemente das condições experimentais utilizadas, a lacase foi a principal enzima ligninolítica produzida por G. lucidum. A atividade de lacase mais elevada foi obtida em baixas concentrações de efluentes, sugerindo um efeito inibitório no metabolismo fúngico. A maior remoção de cor foi obtida com 10 gramas de resíduo da pupunha e 60 mL do efluente final. Nos ensaios de controle realizados com o corante sintético RBBR, foram atingidos cerca de 20% mais descoloração do que os obtidos com o efluente industrial. A adsorção de RBBR no resíduo de pupunha também foi investigada. Os testes de equilíbrio mostraram que a adsorção deste corante seguiu as isotermas de Langmuir e Freundlich. Assim, os resultados experimentais indicam que o resíduo de pupunha é um substrato adequado tanto para a produção de lacase quanto para a remoção de cor em efluentes industriais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-08T00:30:52Z
2018-09-08T00:30:52Z
2018-09-06
2018
2018-09-08T00:30:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 78, n. 4, p. 718-727, Nov. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095177
10.1590/1519-6984.175074
identifier_str_mv Brazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 78, n. 4, p. 718-727, Nov. 2018.
10.1590/1519-6984.175074
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095177
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503462084411392