Efeito do tráfego de trator e da pressão de contato pneu/solo na compactação de um latossolo vermelho escuro álico em dois níveis de umidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAK, L. R.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: MANTOVANI, E. C., MARTIN, P. J., FERNANDES, B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477024
Resumo: Montou-se um experimento, em um Latossolo Vermelho-Escuro Alico, localizado no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, para verificar o comportamento da compactacao em virtude das diferentes pressoes aplicadas ao solo pelo trafego de tratores. A compactacao foi quantificada pelo aumento de densidade aparente nas faixas compactadas pelos pneus dos tratores e os teores de umidade do solo foram pre-estabelecidos com base na curva de compactacao obtida pelo Ensaio Normal de Campactacao, em laboratorio. procurou-se tambem para os tratamentos estudados, comparar a compactacao obtida no campo com a determinada em laboratorio, na tentativa de verificar a possibilidade de uso do metodo de laboratorio na predicao da compactacao em campo. Pelos resultados, pode-se verificar que o efeito do trafego e das pressoes de contato estudadas nao elevou a compactacao do solo a niveis prejudiciais a porosidade de aceleracao, em nenhum dos dois niveis de umidade. Entretanto, o aumento da umidade do solo (-0,18 MPa para -0,06 MPa) promoveu maior compactacao para predicao da compactacao em campo.
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