Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, O. P.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: RESENDE, A. V. de, MARRIEL, I. E., FURTINI NETO, A. E., BATISTA, R. O., GOTT, R. M., HICKAMNN, C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897691
Resumo: A inoculação de bactérias diazotróficas pode ser uma alternativa para a redução do uso de fertilizantes nitrogenados no cultivo de milho. Com o objetivo de avaliar o efeito da inoculação de estirpes bacterianas fixadoras de nitrogênio, foi realizado um experimento em condições de campo com milho em rotação à soja, na área experimental da Embrapa Milho e Sorgo. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, constituído por seis tratamentos e quatro repetições. Foram empregados dois inoculantes (inoculante comercial à base de Azospirillum brasilense e inoculante à base de Azospirillum sp. da coleção de microrganismos da Embrapa Milho e Sorgo) combinados com a aplicação ou não de 83 kg ha-1 de N em cobertura, mais um tratamento sem inoculação e sem N em cobertura e outro de adubação tradicional, com 134 kg ha-1 de N em cobertura. Na colheita, foram quantificadas a população de plantas e a produtividade de grãos. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos, fato atribuído à contribuição dos créditos de N do cultivo anterior com soja. Em valores absolutos, o uso de inoculantes promoveu ganhos de produtividade em relação ao tratamento sem N em cobertura.
id EMBR_c134c49970688819ca7ae3651564d97a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897691
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.Fixação biológico de nitrogênioCrédito de nitrogênioMilhoRotação de culturaZea MaysCornCrop rotationNitrogen fixationA inoculação de bactérias diazotróficas pode ser uma alternativa para a redução do uso de fertilizantes nitrogenados no cultivo de milho. Com o objetivo de avaliar o efeito da inoculação de estirpes bacterianas fixadoras de nitrogênio, foi realizado um experimento em condições de campo com milho em rotação à soja, na área experimental da Embrapa Milho e Sorgo. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, constituído por seis tratamentos e quatro repetições. Foram empregados dois inoculantes (inoculante comercial à base de Azospirillum brasilense e inoculante à base de Azospirillum sp. da coleção de microrganismos da Embrapa Milho e Sorgo) combinados com a aplicação ou não de 83 kg ha-1 de N em cobertura, mais um tratamento sem inoculação e sem N em cobertura e outro de adubação tradicional, com 134 kg ha-1 de N em cobertura. Na colheita, foram quantificadas a população de plantas e a produtividade de grãos. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos, fato atribuído à contribuição dos créditos de N do cultivo anterior com soja. Em valores absolutos, o uso de inoculantes promoveu ganhos de produtividade em relação ao tratamento sem N em cobertura.OTÁVIO PRATES DA CONCEIÇÃO, BOLSISTA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; RAQUEL OLIVEIRA BATISTA, BOLSISTA; RONEY MENDES GOTT; CLERIO HICKMANN.CONCEIÇÃO, O. P.RESENDE, A. V. deMARRIEL, I. E.FURTINI NETO, A. E.BATISTA, R. O.GOTT, R. M.HICKAMNN, C.2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-1020112011-08-10T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:03:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897691Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:03:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
title Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
spellingShingle Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
CONCEIÇÃO, O. P.
Fixação biológico de nitrogênio
Crédito de nitrogênio
Milho
Rotação de cultura
Zea Mays
Corn
Crop rotation
Nitrogen fixation
title_short Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
title_full Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
title_fullStr Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
title_full_unstemmed Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
title_sort Resposta do milho à inoculação com bactérias diazotróficas em solo de alto potencial produtivo no cerrado.
author CONCEIÇÃO, O. P.
author_facet CONCEIÇÃO, O. P.
RESENDE, A. V. de
MARRIEL, I. E.
FURTINI NETO, A. E.
BATISTA, R. O.
GOTT, R. M.
HICKAMNN, C.
author_role author
author2 RESENDE, A. V. de
MARRIEL, I. E.
FURTINI NETO, A. E.
BATISTA, R. O.
GOTT, R. M.
HICKAMNN, C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv OTÁVIO PRATES DA CONCEIÇÃO, BOLSISTA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; RAQUEL OLIVEIRA BATISTA, BOLSISTA; RONEY MENDES GOTT; CLERIO HICKMANN.
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, O. P.
RESENDE, A. V. de
MARRIEL, I. E.
FURTINI NETO, A. E.
BATISTA, R. O.
GOTT, R. M.
HICKAMNN, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Fixação biológico de nitrogênio
Crédito de nitrogênio
Milho
Rotação de cultura
Zea Mays
Corn
Crop rotation
Nitrogen fixation
topic Fixação biológico de nitrogênio
Crédito de nitrogênio
Milho
Rotação de cultura
Zea Mays
Corn
Crop rotation
Nitrogen fixation
description A inoculação de bactérias diazotróficas pode ser uma alternativa para a redução do uso de fertilizantes nitrogenados no cultivo de milho. Com o objetivo de avaliar o efeito da inoculação de estirpes bacterianas fixadoras de nitrogênio, foi realizado um experimento em condições de campo com milho em rotação à soja, na área experimental da Embrapa Milho e Sorgo. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, constituído por seis tratamentos e quatro repetições. Foram empregados dois inoculantes (inoculante comercial à base de Azospirillum brasilense e inoculante à base de Azospirillum sp. da coleção de microrganismos da Embrapa Milho e Sorgo) combinados com a aplicação ou não de 83 kg ha-1 de N em cobertura, mais um tratamento sem inoculação e sem N em cobertura e outro de adubação tradicional, com 134 kg ha-1 de N em cobertura. Na colheita, foram quantificadas a população de plantas e a produtividade de grãos. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos, fato atribuído à contribuição dos créditos de N do cultivo anterior com soja. Em valores absolutos, o uso de inoculantes promoveu ganhos de produtividade em relação ao tratamento sem N em cobertura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10
2011
2011-08-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897691
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695194036830208