Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, L. R. L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SOUSA, C. M. B. de, PIRES, C. de J., SOUSA, M. B. e, NORONHA, M. de A., LOPES, A. C. de A., SILVA, K. J. D. e, ROCHA, M. de M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952059
Resumo: O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] é uma fonte geradora de emprego e renda nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por ser cultivado em ambientes com altas temperaturas e baixa umidade do solo pode ser acometido pela podridão-cinzenta-do-caule, doença causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, cujo manejo tem como principal recomendação à adoção de cultivares resistentes. O ensaio foi realizado na Embrapa Meio-Norte, sendo cada germoplasma plantado em vasos plásticos contendo solo previamente esterilizado e infestado em cada cova com quatro sementes de crotalária colonizados pelo patógeno. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 16 tratamentos constituídos por germoplasmas de feijão-caupi de porte ereto e semi-ereto, e cinco repetições, representadas por cinco plantas por vaso. As plantas foram mantidas sob condições de casa de vegetação e a avaliação da doença foi efetuada 20 dias após a semeadura com o auxílio de uma escala de notas de zero a cinco. Os germoplasmas de feijão-caupi avaliados diferiram significativamente (p<0,01) entre si, com a severidade da doença variando de 20 a 80%. Apenas o germoplasmas MNCO2-675F-4-2 foi altamente resistente a M. phaseolina, constituindo um importante material para o Programa de Melhoramento do Feijão-caupi.
id EMBR_c15c40ca13bda9ea567f664d0593cf67
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952059
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.Podridão-cinzenta-do-cauleFeijão-caupiBeanControle GenéticoVigna UnguiculataO feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] é uma fonte geradora de emprego e renda nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por ser cultivado em ambientes com altas temperaturas e baixa umidade do solo pode ser acometido pela podridão-cinzenta-do-caule, doença causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, cujo manejo tem como principal recomendação à adoção de cultivares resistentes. O ensaio foi realizado na Embrapa Meio-Norte, sendo cada germoplasma plantado em vasos plásticos contendo solo previamente esterilizado e infestado em cada cova com quatro sementes de crotalária colonizados pelo patógeno. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 16 tratamentos constituídos por germoplasmas de feijão-caupi de porte ereto e semi-ereto, e cinco repetições, representadas por cinco plantas por vaso. As plantas foram mantidas sob condições de casa de vegetação e a avaliação da doença foi efetuada 20 dias após a semeadura com o auxílio de uma escala de notas de zero a cinco. Os germoplasmas de feijão-caupi avaliados diferiram significativamente (p<0,01) entre si, com a severidade da doença variando de 20 a 80%. Apenas o germoplasmas MNCO2-675F-4-2 foi altamente resistente a M. phaseolina, constituindo um importante material para o Programa de Melhoramento do Feijão-caupi.LAÍZE RAPHAELLE LEMOS LIMA, UFPI; CARLOS MISAEL BEZERRA DE SOUSA, UFPI; CAROLLINE DE JESÚS PIRES, UFPI; MASSAINE BANDEIRA E SOUSA, UFPI; MARISSONIA DE ARAUJO NORONHA, CPATC; ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN.LIMA, L. R. L.SOUSA, C. M. B. dePIRES, C. de J.SOUSA, M. B. eNORONHA, M. de A.LOPES, A. C. de A.SILVA, K. J. D. eROCHA, M. de M.2013-03-04T11:11:11Z2013-03-04T11:11:11Z2013-03-0420122013-03-04T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.5 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:41:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952059Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:41:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
title Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
spellingShingle Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
LIMA, L. R. L.
Podridão-cinzenta-do-caule
Feijão-caupi
Bean
Controle Genético
Vigna Unguiculata
title_short Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
title_full Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
title_fullStr Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
title_full_unstemmed Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
title_sort Avaliação de germoplasma de feijão-caupi porte ereto e semi-ereto para resistência à Microphamina phaseolina (TASSI) GOID.
author LIMA, L. R. L.
author_facet LIMA, L. R. L.
SOUSA, C. M. B. de
PIRES, C. de J.
SOUSA, M. B. e
NORONHA, M. de A.
LOPES, A. C. de A.
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
author_role author
author2 SOUSA, C. M. B. de
PIRES, C. de J.
SOUSA, M. B. e
NORONHA, M. de A.
LOPES, A. C. de A.
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAÍZE RAPHAELLE LEMOS LIMA, UFPI; CARLOS MISAEL BEZERRA DE SOUSA, UFPI; CAROLLINE DE JESÚS PIRES, UFPI; MASSAINE BANDEIRA E SOUSA, UFPI; MARISSONIA DE ARAUJO NORONHA, CPATC; ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, L. R. L.
SOUSA, C. M. B. de
PIRES, C. de J.
SOUSA, M. B. e
NORONHA, M. de A.
LOPES, A. C. de A.
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
dc.subject.por.fl_str_mv Podridão-cinzenta-do-caule
Feijão-caupi
Bean
Controle Genético
Vigna Unguiculata
topic Podridão-cinzenta-do-caule
Feijão-caupi
Bean
Controle Genético
Vigna Unguiculata
description O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] é uma fonte geradora de emprego e renda nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por ser cultivado em ambientes com altas temperaturas e baixa umidade do solo pode ser acometido pela podridão-cinzenta-do-caule, doença causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, cujo manejo tem como principal recomendação à adoção de cultivares resistentes. O ensaio foi realizado na Embrapa Meio-Norte, sendo cada germoplasma plantado em vasos plásticos contendo solo previamente esterilizado e infestado em cada cova com quatro sementes de crotalária colonizados pelo patógeno. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 16 tratamentos constituídos por germoplasmas de feijão-caupi de porte ereto e semi-ereto, e cinco repetições, representadas por cinco plantas por vaso. As plantas foram mantidas sob condições de casa de vegetação e a avaliação da doença foi efetuada 20 dias após a semeadura com o auxílio de uma escala de notas de zero a cinco. Os germoplasmas de feijão-caupi avaliados diferiram significativamente (p<0,01) entre si, com a severidade da doença variando de 20 a 80%. Apenas o germoplasmas MNCO2-675F-4-2 foi altamente resistente a M. phaseolina, constituindo um importante material para o Programa de Melhoramento do Feijão-caupi.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-04T11:11:11Z
2013-03-04T11:11:11Z
2013-03-04
2013-03-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952059
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
5 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695282017599488