Plantações florestais comerciais e a água.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PARRON, L. M.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076144
Resumo: A presença ou escassez de água estão entre os principais fatores relacionados à sobrevivência humana e impacta grandemente a capacidade de desenvolvimento de uma sociedade. Estima-se que, pelo menos, uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável e cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde os recursos hídricos não estão facilmente disponíveis. No Brasil, país com grandes diferenças entre as regiões quanto à disponibilidade natural de água, a pressão sobre o recurso tem aumentado a exemplo do ocorre nas áreas metropolitanas dos grandes centros urbanos, como São Paulo. Brenha e Geraque (2014), com base em dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) destacaram que, entre 2004 e 2013, o consumo nos 33 municípios da região aumentou 26% enquanto a produção de água tratada cresceu apenas 9%. Na análise de impactos sobre a redução da disponibilidade dos recursos hídricos, devem ser considerados também os grandes períodos de seca, como os ocorridos recentemente, as ocupações irregulares, o desmatamento e outros processos que agravam a situação de escassez e deixam regiões sem reservas hídricas para enfrentar novas estiagens. A mesma tendência, em maior ou menor grau, tem sido verificada em outros municípios brasileiros, com causas assemelhadas ou diversas. Isso mostra que a conjuntura atual em relação à crise de abastecimento de água é bastante complexa e não está associada a apenas um fator como o tipo de uso e cobertura da terra, podendo ser consequência de múltiplos fatores.
id EMBR_c188c9a8080292c2bf3ec679a90bdd07
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076144
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Plantações florestais comerciais e a água.Floresta plantadaPovoamento florestalÁguaRecurso hídricoEucaliptoEucalyptusA presença ou escassez de água estão entre os principais fatores relacionados à sobrevivência humana e impacta grandemente a capacidade de desenvolvimento de uma sociedade. Estima-se que, pelo menos, uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável e cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde os recursos hídricos não estão facilmente disponíveis. No Brasil, país com grandes diferenças entre as regiões quanto à disponibilidade natural de água, a pressão sobre o recurso tem aumentado a exemplo do ocorre nas áreas metropolitanas dos grandes centros urbanos, como São Paulo. Brenha e Geraque (2014), com base em dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) destacaram que, entre 2004 e 2013, o consumo nos 33 municípios da região aumentou 26% enquanto a produção de água tratada cresceu apenas 9%. Na análise de impactos sobre a redução da disponibilidade dos recursos hídricos, devem ser considerados também os grandes períodos de seca, como os ocorridos recentemente, as ocupações irregulares, o desmatamento e outros processos que agravam a situação de escassez e deixam regiões sem reservas hídricas para enfrentar novas estiagens. A mesma tendência, em maior ou menor grau, tem sido verificada em outros municípios brasileiros, com causas assemelhadas ou diversas. Isso mostra que a conjuntura atual em relação à crise de abastecimento de água é bastante complexa e não está associada a apenas um fator como o tipo de uso e cobertura da terra, podendo ser consequência de múltiplos fatores.ELENICE FRITZSONS, CNPF; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF.FRITZSONS, E.PARRON, L. M.2017-09-29T10:32:36Z2017-09-29T10:32:36Z2017-09-2220172017-09-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 31-43.In: OLIVEIRA, Y. M. M. de; OLIVEIRA, E. B. de (Ed.). Plantações florestais: geração de benefícios com baixo impacto ambiental. Brasília, DF : Embrapa, 2017. Cap. 3.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-29T10:32:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076144Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-29T10:32:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-29T10:32:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantações florestais comerciais e a água.
title Plantações florestais comerciais e a água.
spellingShingle Plantações florestais comerciais e a água.
FRITZSONS, E.
Floresta plantada
Povoamento florestal
Água
Recurso hídrico
Eucalipto
Eucalyptus
title_short Plantações florestais comerciais e a água.
title_full Plantações florestais comerciais e a água.
title_fullStr Plantações florestais comerciais e a água.
title_full_unstemmed Plantações florestais comerciais e a água.
title_sort Plantações florestais comerciais e a água.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
PARRON, L. M.
author_role author
author2 PARRON, L. M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
PARRON, L. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta plantada
Povoamento florestal
Água
Recurso hídrico
Eucalipto
Eucalyptus
topic Floresta plantada
Povoamento florestal
Água
Recurso hídrico
Eucalipto
Eucalyptus
description A presença ou escassez de água estão entre os principais fatores relacionados à sobrevivência humana e impacta grandemente a capacidade de desenvolvimento de uma sociedade. Estima-se que, pelo menos, uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável e cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde os recursos hídricos não estão facilmente disponíveis. No Brasil, país com grandes diferenças entre as regiões quanto à disponibilidade natural de água, a pressão sobre o recurso tem aumentado a exemplo do ocorre nas áreas metropolitanas dos grandes centros urbanos, como São Paulo. Brenha e Geraque (2014), com base em dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) destacaram que, entre 2004 e 2013, o consumo nos 33 municípios da região aumentou 26% enquanto a produção de água tratada cresceu apenas 9%. Na análise de impactos sobre a redução da disponibilidade dos recursos hídricos, devem ser considerados também os grandes períodos de seca, como os ocorridos recentemente, as ocupações irregulares, o desmatamento e outros processos que agravam a situação de escassez e deixam regiões sem reservas hídricas para enfrentar novas estiagens. A mesma tendência, em maior ou menor grau, tem sido verificada em outros municípios brasileiros, com causas assemelhadas ou diversas. Isso mostra que a conjuntura atual em relação à crise de abastecimento de água é bastante complexa e não está associada a apenas um fator como o tipo de uso e cobertura da terra, podendo ser consequência de múltiplos fatores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29T10:32:36Z
2017-09-29T10:32:36Z
2017-09-22
2017
2017-09-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: OLIVEIRA, Y. M. M. de; OLIVEIRA, E. B. de (Ed.). Plantações florestais: geração de benefícios com baixo impacto ambiental. Brasília, DF : Embrapa, 2017. Cap. 3.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076144
identifier_str_mv In: OLIVEIRA, Y. M. M. de; OLIVEIRA, E. B. de (Ed.). Plantações florestais: geração de benefícios com baixo impacto ambiental. Brasília, DF : Embrapa, 2017. Cap. 3.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 31-43.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503442654298112