Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASELA, C. R.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: SANTOS, F. G., FERREIRA, A. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487782
Resumo: A diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo, foi analisada através da virulência em dez linhagens de sorgo. Os isolados do patógeno foram obtidos de três locais de ocorrência de severas epidemias da doença: Sete Lagoas (MG), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Populações foram analisadas através do índice de diversidade de Shannon e através de coeficientes de associação de patogenicidade (PAC) e do coeficiente de associação de virulência (VAC). Apesar dos altos valores obtidos, grande parte da informação sobre diversidade foi perdida devido a desvios na freqüência de 0,5 de virulência a cada genótipo de sorgo. Foram identificadas seis combinações duas a duas e 11 combinações triplas com baixos coeficientes de associação de virulência na população. As linhagens CMSXS215B, CMSXS116 e CMSXS227R, presentes em todas as combinações com alto PAC e baixo VAC, foram identificadas como fontes potenciais de resistência durável e estável a C. graminicola.
id EMBR_c2337d3a52f5c147937bf905d6d43e86
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487782
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.Colletotrichum gramicolaVariedade patogenicaAntracnoseSorgoA diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo, foi analisada através da virulência em dez linhagens de sorgo. Os isolados do patógeno foram obtidos de três locais de ocorrência de severas epidemias da doença: Sete Lagoas (MG), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Populações foram analisadas através do índice de diversidade de Shannon e através de coeficientes de associação de patogenicidade (PAC) e do coeficiente de associação de virulência (VAC). Apesar dos altos valores obtidos, grande parte da informação sobre diversidade foi perdida devido a desvios na freqüência de 0,5 de virulência a cada genótipo de sorgo. Foram identificadas seis combinações duas a duas e 11 combinações triplas com baixos coeficientes de associação de virulência na população. As linhagens CMSXS215B, CMSXS116 e CMSXS227R, presentes em todas as combinações com alto PAC e baixo VAC, foram identificadas como fontes potenciais de resistência durável e estável a C. graminicola.Embrapa Milho e Sorgo.CASELA, C. R.SANTOS, F. G.FERREIRA, A. da S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-08-1620042018-06-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 3, n. 1, p. 30-37, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487782enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:00:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487782Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:00:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
title Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
spellingShingle Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
CASELA, C. R.
Colletotrichum gramicola
Variedade patogenica
Antracnose
Sorgo
title_short Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
title_full Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
title_fullStr Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
title_full_unstemmed Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
title_sort Race diversity and complexity in populations of the sorghum anthracnose fungus Colletotrichum graminicola.
author CASELA, C. R.
author_facet CASELA, C. R.
SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. da S.
author_role author
author2 SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. da S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Milho e Sorgo.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASELA, C. R.
SANTOS, F. G.
FERREIRA, A. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Colletotrichum gramicola
Variedade patogenica
Antracnose
Sorgo
topic Colletotrichum gramicola
Variedade patogenica
Antracnose
Sorgo
description A diversidade fenotípica de Colletotrichum graminicola, agente causal da antracnose em sorgo, foi analisada através da virulência em dez linhagens de sorgo. Os isolados do patógeno foram obtidos de três locais de ocorrência de severas epidemias da doença: Sete Lagoas (MG), Cravinhos (SP) e Pelotas (RS). Populações foram analisadas através do índice de diversidade de Shannon e através de coeficientes de associação de patogenicidade (PAC) e do coeficiente de associação de virulência (VAC). Apesar dos altos valores obtidos, grande parte da informação sobre diversidade foi perdida devido a desvios na freqüência de 0,5 de virulência a cada genótipo de sorgo. Foram identificadas seis combinações duas a duas e 11 combinações triplas com baixos coeficientes de associação de virulência na população. As linhagens CMSXS215B, CMSXS116 e CMSXS227R, presentes em todas as combinações com alto PAC e baixo VAC, foram identificadas como fontes potenciais de resistência durável e estável a C. graminicola.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-16
2004
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-05T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 3, n. 1, p. 30-37, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487782
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 3, n. 1, p. 30-37, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487782
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695144040726528