Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, J. E.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, C. S. B da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152933
Resumo: O controle biológico é definido como o uso de agentes predadores, parasitoides e/ou entomopatógenos com o objetivo de reduzir as populações de pragas, já se observa uma tendência de aumento do uso de agentes de controle biológico ou bioinsumos no Brasil. O esforço da pesquisa se concentra, assim, em criar novas estratégias biológicas para manejar as pragas agrícolas.
id EMBR_c3222271a7baaf57fa8e86f08abac3d6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152933
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.Dano econômicoBioinputAlgodãoInseto Para Controle BiológicoPercevejoPulgãoNematóideBicudoInimigo NaturalCottonBiological controlPlant pestsNematode controlHelicoverpa armigeraO controle biológico é definido como o uso de agentes predadores, parasitoides e/ou entomopatógenos com o objetivo de reduzir as populações de pragas, já se observa uma tendência de aumento do uso de agentes de controle biológico ou bioinsumos no Brasil. O esforço da pesquisa se concentra, assim, em criar novas estratégias biológicas para manejar as pragas agrícolas.JOSÉ EDNILSON MIRANDA, CNPA; CHERRE SADE BEZERRA DA SILVA, CNPA.MIRANDA, J. E.SILVA, C. S. B da2023-04-03T14:50:19Z2023-04-03T14:50:19Z2023-04-032022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Cultivar, n. , v. 273, p. 11-13, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-04-03T14:50:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152933Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-04-03T14:50:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-04-03T14:50:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
title Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
spellingShingle Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
MIRANDA, J. E.
Dano econômico
Bioinput
Algodão
Inseto Para Controle Biológico
Percevejo
Pulgão
Nematóide
Bicudo
Inimigo Natural
Cotton
Biological control
Plant pests
Nematode control
Helicoverpa armigera
title_short Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
title_full Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
title_fullStr Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
title_full_unstemmed Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
title_sort Bioinsumos no algodão: como o uso do controle biológico tem crescido na cultura do algodoeiro, que fatores limitam sua adoção e como a pesquisa tem trabalhado para aumentar a gama de ferramentas e tecnologias disponíveis ao produtor.
author MIRANDA, J. E.
author_facet MIRANDA, J. E.
SILVA, C. S. B da
author_role author
author2 SILVA, C. S. B da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSÉ EDNILSON MIRANDA, CNPA; CHERRE SADE BEZERRA DA SILVA, CNPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, J. E.
SILVA, C. S. B da
dc.subject.por.fl_str_mv Dano econômico
Bioinput
Algodão
Inseto Para Controle Biológico
Percevejo
Pulgão
Nematóide
Bicudo
Inimigo Natural
Cotton
Biological control
Plant pests
Nematode control
Helicoverpa armigera
topic Dano econômico
Bioinput
Algodão
Inseto Para Controle Biológico
Percevejo
Pulgão
Nematóide
Bicudo
Inimigo Natural
Cotton
Biological control
Plant pests
Nematode control
Helicoverpa armigera
description O controle biológico é definido como o uso de agentes predadores, parasitoides e/ou entomopatógenos com o objetivo de reduzir as populações de pragas, já se observa uma tendência de aumento do uso de agentes de controle biológico ou bioinsumos no Brasil. O esforço da pesquisa se concentra, assim, em criar novas estratégias biológicas para manejar as pragas agrícolas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-03T14:50:19Z
2023-04-03T14:50:19Z
2023-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Cultivar, n. , v. 273, p. 11-13, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152933
identifier_str_mv Revista Cultivar, n. , v. 273, p. 11-13, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503542320398336