Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOMBRA, K. E. S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANDRADE, H. M. de, LOUREIRO, F. L. C., OLIVEIRA, D. E. de, BASTOS, D. C., UCHÔA, C. do N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106281
Resumo: A laranja de Russas é uma variedade tradicional adaptada ao semiárido com potencial de atender o mercado de frutas de mesa. O trabalho avaliou o desenvolvimento de laranjeiras pés francos na fase vegetativa, comparando-as com clones BRS Russas sobre porta-enxertos, e na fase reprodutiva, utilizando quatro intervalos de idade para determinar a curva de crescimento. Analisaram-se a altura (H); diâmetros (DL e DR) e volume médio da copa (V3); diâmetro do caule (D) e razão de compatibilidade copa/porta-enxerto (IC). As laranjeiras pés francos apresentaram desenvolvimento vegetativo inferior ao dos clones BRS Russas na fase juvenil, indicando que a ausência da juvenilidade proporcionada pelo uso de mudas enxertadas, entre outros fatores, como a alta afinidade entre os clones e os porta-enxertos, pode ter favorecido a formação das copas dos clones, destacando-se o desenvolvimento do clone BRS Russas 04 sobre os citrandarins ?Indio e San Diego? diante dos estresses abióticos típicos do semiárido cearense. As laranjeiras pés francos em período produtivo apresentavam alto vigor, com predomínio de crescimento vertical, apesar de ganharem em diâmetro e volume de copa à medida que envelhecem e estabilizam a produção, permitindo a obtenção de produtividades mais elevadas e retorno econômico significativo na citricultura tradicional.
id EMBR_c344c1856b4958240a45055e4c7d24f7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106281
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.Variedade de RussasCitrosDiversificaçãoEnxertiaLaranjaCitriculturaAgricultura FamiliarMelhoramento Genético VegetalOrangesA laranja de Russas é uma variedade tradicional adaptada ao semiárido com potencial de atender o mercado de frutas de mesa. O trabalho avaliou o desenvolvimento de laranjeiras pés francos na fase vegetativa, comparando-as com clones BRS Russas sobre porta-enxertos, e na fase reprodutiva, utilizando quatro intervalos de idade para determinar a curva de crescimento. Analisaram-se a altura (H); diâmetros (DL e DR) e volume médio da copa (V3); diâmetro do caule (D) e razão de compatibilidade copa/porta-enxerto (IC). As laranjeiras pés francos apresentaram desenvolvimento vegetativo inferior ao dos clones BRS Russas na fase juvenil, indicando que a ausência da juvenilidade proporcionada pelo uso de mudas enxertadas, entre outros fatores, como a alta afinidade entre os clones e os porta-enxertos, pode ter favorecido a formação das copas dos clones, destacando-se o desenvolvimento do clone BRS Russas 04 sobre os citrandarins ?Indio e San Diego? diante dos estresses abióticos típicos do semiárido cearense. As laranjeiras pés francos em período produtivo apresentavam alto vigor, com predomínio de crescimento vertical, apesar de ganharem em diâmetro e volume de copa à medida que envelhecem e estabilizam a produção, permitindo a obtenção de produtividades mais elevadas e retorno econômico significativo na citricultura tradicional.KASSIO EWERTON SANTOS SOMBRA; HENRIQUE MAIA DE ANDRADE; FRANCISCO LEANDRO COSTA LOUREIRO; FRANCISCO EDILMAR DE OLIVEIRA; DEBORA COSTA BASTOS, CPATSA; CLEILSON DO NASCIMENTO UCHÔA.SOMBRA, K. E. S.ANDRADE, H. M. deLOUREIRO, F. L. C.OLIVEIRA, D. E. deBASTOS, D. C.UCHÔA, C. do N.2019-02-21T00:47:01Z2019-02-21T00:47:01Z2019-02-2020192020-01-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, Sinop, v. 7, n. 1, p. 6-12, jan./fev. 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110628110.31413/nativa.v7i1.6048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-21T00:47:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106281Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-02-21T00:47:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-21T00:47:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
title Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
spellingShingle Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
SOMBRA, K. E. S.
Variedade de Russas
Citros
Diversificação
Enxertia
Laranja
Citricultura
Agricultura Familiar
Melhoramento Genético Vegetal
Oranges
title_short Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
title_full Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
title_fullStr Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
title_sort Desenvolvimento de laranjeiras variedade de Russas pés francos e clones enxertados no semiárido Cearense.
author SOMBRA, K. E. S.
author_facet SOMBRA, K. E. S.
ANDRADE, H. M. de
LOUREIRO, F. L. C.
OLIVEIRA, D. E. de
BASTOS, D. C.
UCHÔA, C. do N.
author_role author
author2 ANDRADE, H. M. de
LOUREIRO, F. L. C.
OLIVEIRA, D. E. de
BASTOS, D. C.
UCHÔA, C. do N.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KASSIO EWERTON SANTOS SOMBRA; HENRIQUE MAIA DE ANDRADE; FRANCISCO LEANDRO COSTA LOUREIRO; FRANCISCO EDILMAR DE OLIVEIRA; DEBORA COSTA BASTOS, CPATSA; CLEILSON DO NASCIMENTO UCHÔA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOMBRA, K. E. S.
ANDRADE, H. M. de
LOUREIRO, F. L. C.
OLIVEIRA, D. E. de
BASTOS, D. C.
UCHÔA, C. do N.
dc.subject.por.fl_str_mv Variedade de Russas
Citros
Diversificação
Enxertia
Laranja
Citricultura
Agricultura Familiar
Melhoramento Genético Vegetal
Oranges
topic Variedade de Russas
Citros
Diversificação
Enxertia
Laranja
Citricultura
Agricultura Familiar
Melhoramento Genético Vegetal
Oranges
description A laranja de Russas é uma variedade tradicional adaptada ao semiárido com potencial de atender o mercado de frutas de mesa. O trabalho avaliou o desenvolvimento de laranjeiras pés francos na fase vegetativa, comparando-as com clones BRS Russas sobre porta-enxertos, e na fase reprodutiva, utilizando quatro intervalos de idade para determinar a curva de crescimento. Analisaram-se a altura (H); diâmetros (DL e DR) e volume médio da copa (V3); diâmetro do caule (D) e razão de compatibilidade copa/porta-enxerto (IC). As laranjeiras pés francos apresentaram desenvolvimento vegetativo inferior ao dos clones BRS Russas na fase juvenil, indicando que a ausência da juvenilidade proporcionada pelo uso de mudas enxertadas, entre outros fatores, como a alta afinidade entre os clones e os porta-enxertos, pode ter favorecido a formação das copas dos clones, destacando-se o desenvolvimento do clone BRS Russas 04 sobre os citrandarins ?Indio e San Diego? diante dos estresses abióticos típicos do semiárido cearense. As laranjeiras pés francos em período produtivo apresentavam alto vigor, com predomínio de crescimento vertical, apesar de ganharem em diâmetro e volume de copa à medida que envelhecem e estabilizam a produção, permitindo a obtenção de produtividades mais elevadas e retorno econômico significativo na citricultura tradicional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21T00:47:01Z
2019-02-21T00:47:01Z
2019-02-20
2019
2020-01-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, Sinop, v. 7, n. 1, p. 6-12, jan./fev. 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106281
10.31413/nativa.v7i1.6048
identifier_str_mv Nativa, Sinop, v. 7, n. 1, p. 6-12, jan./fev. 2019.
10.31413/nativa.v7i1.6048
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503471597092864