Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, H. L.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CABRAL, J. J. da S. P., ARAUJO FILHO, J. C. de, MONTENEGRO, S. M. G. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964279
https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000700011
Resumo: A região semiárida do Brasil possui grande potencial para armazenamento de água em áreas aluvionares, podendo potencializar a pequena agricultura. Verifica-se a necessidade de uma metodologia para mapeamento dessas áreas, com o objetivo de futuros estudos in loco para implantação de barragens subterrâneas e manejo correto dos solos aluvionares. Neste sentido, objetivou-se a aplicação de imagens Landsat- Mapeador Temático 5 em conjunto com dados colaterais, como a rede de drenagem, mapa de classes de solo e mapa de relevo para auxiliar na classificação de terraços aluviais. Teve-se, como área de estudo, a bacia do Rio Pajeú, no sertão do estado de Pernambuco. Buscou-se também, por meio de dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), a avaliação topográfica das áreas classificadas. Verifica-se que a utilização única de dados orbitais traz classificação incongruente mas com a inserção de dados colaterais é possível obter melhores resultados na classificação. A rede de drenagem é fundamental no mascaramento de classificações espúrias. Quando procede à análise topográfica por meio de dados do SRTM das áreas classificadas como terraços aluvionares, observa-se a inconsistência desses dados.
id EMBR_c53f1b2b58f39cd3d8bf59e56759e409
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/964279
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.Solos aluviaisClassificação supervisionadaRelevoSensoriamento RemotoA região semiárida do Brasil possui grande potencial para armazenamento de água em áreas aluvionares, podendo potencializar a pequena agricultura. Verifica-se a necessidade de uma metodologia para mapeamento dessas áreas, com o objetivo de futuros estudos in loco para implantação de barragens subterrâneas e manejo correto dos solos aluvionares. Neste sentido, objetivou-se a aplicação de imagens Landsat- Mapeador Temático 5 em conjunto com dados colaterais, como a rede de drenagem, mapa de classes de solo e mapa de relevo para auxiliar na classificação de terraços aluviais. Teve-se, como área de estudo, a bacia do Rio Pajeú, no sertão do estado de Pernambuco. Buscou-se também, por meio de dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), a avaliação topográfica das áreas classificadas. Verifica-se que a utilização única de dados orbitais traz classificação incongruente mas com a inserção de dados colaterais é possível obter melhores resultados na classificação. A rede de drenagem é fundamental no mascaramento de classificações espúrias. Quando procede à análise topográfica por meio de dados do SRTM das áreas classificadas como terraços aluvionares, observa-se a inconsistência desses dados.Helio L. Lopes, UNIVASF; Jaime J. da S. P. Cabral, UFPE; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; Suzana M. G. L. Montenegro, UFPE.LOPES, H. L.CABRAL, J. J. da S. P.ARAUJO FILHO, J. C. deMONTENEGRO, S. M. G. L.2021-10-09T02:18:24Z2021-10-09T02:18:24Z2013-08-192013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 17, n. 7, p. 763-769, jul. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964279https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000700011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-09T02:18:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/964279Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-10-09T02:18:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-10-09T02:18:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
title Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
spellingShingle Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
LOPES, H. L.
Solos aluviais
Classificação supervisionada
Relevo
Sensoriamento Remoto
title_short Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
title_full Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
title_fullStr Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
title_full_unstemmed Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
title_sort Mapeamento de áreas aluvionares no semiárido brasileiro por meio de dados colaterais e imagens orbitais.
author LOPES, H. L.
author_facet LOPES, H. L.
CABRAL, J. J. da S. P.
ARAUJO FILHO, J. C. de
MONTENEGRO, S. M. G. L.
author_role author
author2 CABRAL, J. J. da S. P.
ARAUJO FILHO, J. C. de
MONTENEGRO, S. M. G. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Helio L. Lopes, UNIVASF; Jaime J. da S. P. Cabral, UFPE; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; Suzana M. G. L. Montenegro, UFPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, H. L.
CABRAL, J. J. da S. P.
ARAUJO FILHO, J. C. de
MONTENEGRO, S. M. G. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Solos aluviais
Classificação supervisionada
Relevo
Sensoriamento Remoto
topic Solos aluviais
Classificação supervisionada
Relevo
Sensoriamento Remoto
description A região semiárida do Brasil possui grande potencial para armazenamento de água em áreas aluvionares, podendo potencializar a pequena agricultura. Verifica-se a necessidade de uma metodologia para mapeamento dessas áreas, com o objetivo de futuros estudos in loco para implantação de barragens subterrâneas e manejo correto dos solos aluvionares. Neste sentido, objetivou-se a aplicação de imagens Landsat- Mapeador Temático 5 em conjunto com dados colaterais, como a rede de drenagem, mapa de classes de solo e mapa de relevo para auxiliar na classificação de terraços aluviais. Teve-se, como área de estudo, a bacia do Rio Pajeú, no sertão do estado de Pernambuco. Buscou-se também, por meio de dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), a avaliação topográfica das áreas classificadas. Verifica-se que a utilização única de dados orbitais traz classificação incongruente mas com a inserção de dados colaterais é possível obter melhores resultados na classificação. A rede de drenagem é fundamental no mascaramento de classificações espúrias. Quando procede à análise topográfica por meio de dados do SRTM das áreas classificadas como terraços aluvionares, observa-se a inconsistência desses dados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19
2013
2021-10-09T02:18:24Z
2021-10-09T02:18:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 17, n. 7, p. 763-769, jul. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964279
https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000700011
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 17, n. 7, p. 763-769, jul. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964279
https://doi.org/10.1590/S1415-43662013000700011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503510389161984