Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, P. E. T. dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: LAVORANTI, O. J., SALANTE, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314110
Resumo: A partir da avaliação de dez características tecnológicas de madeira de eucalipto para fins de serraria e energia, desenvolveu-se procedimento estatístico multivariado para se determinar a seqüência de toras a ser amostrada, de forma a representar acumuladamente toda a variação estatística presente na árvore e, com isso, estabelecer a intensidade adequada de amostragem. Neste estudo, foram utilizadas 40 toras oriundas de quatro árvores de Eucalyptus grandis aos 18 anos de idade procedentes de Concórdia, SC. Com o uso de técnicas de regressão multivariada de componentes principais e seleção por etapas, chegou-se à conclusão que amostrandose apenas duas toras, correspondentes à primeira (0,05 m a 2,60 m) e quarta (8,85 m a 11,40 m) posições dentro da árvore, foi possível abranger 99,2 % de toda a variação inicialmente detectada. No caso de optar-se por utilizar apenas uma única tora, a indicação recaiu para a quarta tora da árvore, a qual representou 97,5 % de toda a variação contida nos dados originais. Para a referida população, o procedimento estatístico adotado evidenciou a possibilidade de se reduzir substancialmente os elevados gastos, de tempo e de recursos financeiros, associados a avaliações dessa natureza, sem comprometer a qualidade da informação estatística original contida em todas as toras que seriam convencionalmente amostradas.
id EMBR_c62611376bd10f0b07133745fd009664
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314110
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.Metodologia de amostragemRegressão multivariadaEucaliptoMadeira SerradaA partir da avaliação de dez características tecnológicas de madeira de eucalipto para fins de serraria e energia, desenvolveu-se procedimento estatístico multivariado para se determinar a seqüência de toras a ser amostrada, de forma a representar acumuladamente toda a variação estatística presente na árvore e, com isso, estabelecer a intensidade adequada de amostragem. Neste estudo, foram utilizadas 40 toras oriundas de quatro árvores de Eucalyptus grandis aos 18 anos de idade procedentes de Concórdia, SC. Com o uso de técnicas de regressão multivariada de componentes principais e seleção por etapas, chegou-se à conclusão que amostrandose apenas duas toras, correspondentes à primeira (0,05 m a 2,60 m) e quarta (8,85 m a 11,40 m) posições dentro da árvore, foi possível abranger 99,2 % de toda a variação inicialmente detectada. No caso de optar-se por utilizar apenas uma única tora, a indicação recaiu para a quarta tora da árvore, a qual representou 97,5 % de toda a variação contida nos dados originais. Para a referida população, o procedimento estatístico adotado evidenciou a possibilidade de se reduzir substancialmente os elevados gastos, de tempo e de recursos financeiros, associados a avaliações dessa natureza, sem comprometer a qualidade da informação estatística original contida em todas as toras que seriam convencionalmente amostradas.Paulo Eduardo Telles dos Santos, Embrapa Florestas; Osmir José Lavoranti, Embrapa Florestas; Laurindo Salante, Planflora Mudas Florestas.SANTOS, P. E. T. dosLAVORANTI, O. J.SALANTE, L.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-03-2520072011-07-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 53-61, jan./jun. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:46:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314110Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:46:46falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:46:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
title Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
spellingShingle Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
SANTOS, P. E. T. dos
Metodologia de amostragem
Regressão multivariada
Eucalipto
Madeira Serrada
title_short Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
title_full Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
title_fullStr Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
title_full_unstemmed Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
title_sort Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia.
author SANTOS, P. E. T. dos
author_facet SANTOS, P. E. T. dos
LAVORANTI, O. J.
SALANTE, L.
author_role author
author2 LAVORANTI, O. J.
SALANTE, L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo Eduardo Telles dos Santos, Embrapa Florestas; Osmir José Lavoranti, Embrapa Florestas; Laurindo Salante, Planflora Mudas Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, P. E. T. dos
LAVORANTI, O. J.
SALANTE, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de amostragem
Regressão multivariada
Eucalipto
Madeira Serrada
topic Metodologia de amostragem
Regressão multivariada
Eucalipto
Madeira Serrada
description A partir da avaliação de dez características tecnológicas de madeira de eucalipto para fins de serraria e energia, desenvolveu-se procedimento estatístico multivariado para se determinar a seqüência de toras a ser amostrada, de forma a representar acumuladamente toda a variação estatística presente na árvore e, com isso, estabelecer a intensidade adequada de amostragem. Neste estudo, foram utilizadas 40 toras oriundas de quatro árvores de Eucalyptus grandis aos 18 anos de idade procedentes de Concórdia, SC. Com o uso de técnicas de regressão multivariada de componentes principais e seleção por etapas, chegou-se à conclusão que amostrandose apenas duas toras, correspondentes à primeira (0,05 m a 2,60 m) e quarta (8,85 m a 11,40 m) posições dentro da árvore, foi possível abranger 99,2 % de toda a variação inicialmente detectada. No caso de optar-se por utilizar apenas uma única tora, a indicação recaiu para a quarta tora da árvore, a qual representou 97,5 % de toda a variação contida nos dados originais. Para a referida população, o procedimento estatístico adotado evidenciou a possibilidade de se reduzir substancialmente os elevados gastos, de tempo e de recursos financeiros, associados a avaliações dessa natureza, sem comprometer a qualidade da informação estatística original contida em todas as toras que seriam convencionalmente amostradas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-25
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-07-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 53-61, jan./jun. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314110
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 54, p. 53-61, jan./jun. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324694740992