Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, L. C.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: LOMBARDI NETO, F., TOCCHETTO, M. R. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020873
Resumo: O uso indiscriminado das terras, sem levar em conta a sensibilidade dos sistemas e agroecossistemas, é uma das principais causas da degradação e perda de sua capacidade produtiva. Objetivou-se, com este trabalho, identificar os níveis de sensibilidade ambiental na área da quadrícula de Ribeirão Preto, SP. Esta área localiza-se na região nordeste do Estado, com extensão de aproximadamente 276.451 ha, estando circunscrita às coordenadas de 21º 00´ a 21º 30´ latitude Sul e 47º 30´ a 48º 00´de longitude Oeste. Abrange, total ou parcialmente, 17 municípios de elevada expressão econômica no Estado, caracterizados por intensa atividade agrícola (cana-de-açúcar, café, citros, pastagem, reflorestamento e culturas anuais). A metodologia adotada utilizou-se da Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) e do fator tolerância de perda de solo (T), gerando o Índice de Fragilidade, que permitiu a classificação e identificação dos diferentes níveis de sensibilidade da área de estudo. Os resultados indicaram que cerca de 72% da área, no nível tecnológico elevado, apresentaram-se com boa estabilidade ambiental (abrangendo as classes estável e muito estável) e apenas cerca de 14% foram classificadas como áreas frágeis e muito frágeis. A parir do estudo de sensibilidade, concluiu-se que a área estudada possui dominantemente boas características físico-ambientais e, conseqüentemente, baixo risco de degradação agroambiental.
id EMBR_c71376c39709260cd7793457aba1d6a6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1020873
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.Planejamento ambientaGestão ambientalImpacto ambientalDesenvolvimento SustentávelO uso indiscriminado das terras, sem levar em conta a sensibilidade dos sistemas e agroecossistemas, é uma das principais causas da degradação e perda de sua capacidade produtiva. Objetivou-se, com este trabalho, identificar os níveis de sensibilidade ambiental na área da quadrícula de Ribeirão Preto, SP. Esta área localiza-se na região nordeste do Estado, com extensão de aproximadamente 276.451 ha, estando circunscrita às coordenadas de 21º 00´ a 21º 30´ latitude Sul e 47º 30´ a 48º 00´de longitude Oeste. Abrange, total ou parcialmente, 17 municípios de elevada expressão econômica no Estado, caracterizados por intensa atividade agrícola (cana-de-açúcar, café, citros, pastagem, reflorestamento e culturas anuais). A metodologia adotada utilizou-se da Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) e do fator tolerância de perda de solo (T), gerando o Índice de Fragilidade, que permitiu a classificação e identificação dos diferentes níveis de sensibilidade da área de estudo. Os resultados indicaram que cerca de 72% da área, no nível tecnológico elevado, apresentaram-se com boa estabilidade ambiental (abrangendo as classes estável e muito estável) e apenas cerca de 14% foram classificadas como áreas frágeis e muito frágeis. A parir do estudo de sensibilidade, concluiu-se que a área estudada possui dominantemente boas características físico-ambientais e, conseqüentemente, baixo risco de degradação agroambiental.LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; FRANCISCO LOMBARDI NETO, IAC; MARTA REGINA LOPES TOCCHETTO, UFSM.PEREIRA, L. C.LOMBARDI NETO, F.TOCCHETTO, M. R. L.2015-07-29T11:11:11Z2015-07-29T11:11:11Z2015-07-2920042015-08-20T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO RIO DE JANEIRO, 1., 2004, Rio de Janeiro/RJ. Administração para um desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro/RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2004. p. 1-7.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:28:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1020873Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:28:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
title Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
spellingShingle Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
PEREIRA, L. C.
Planejamento ambienta
Gestão ambiental
Impacto ambiental
Desenvolvimento Sustentável
title_short Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
title_full Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
title_fullStr Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
title_full_unstemmed Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
title_sort Identificação dos níveis de sensibilidade ambiental na quadrícula de Ribeirão Preto, SP.
author PEREIRA, L. C.
author_facet PEREIRA, L. C.
LOMBARDI NETO, F.
TOCCHETTO, M. R. L.
author_role author
author2 LOMBARDI NETO, F.
TOCCHETTO, M. R. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; FRANCISCO LOMBARDI NETO, IAC; MARTA REGINA LOPES TOCCHETTO, UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, L. C.
LOMBARDI NETO, F.
TOCCHETTO, M. R. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento ambienta
Gestão ambiental
Impacto ambiental
Desenvolvimento Sustentável
topic Planejamento ambienta
Gestão ambiental
Impacto ambiental
Desenvolvimento Sustentável
description O uso indiscriminado das terras, sem levar em conta a sensibilidade dos sistemas e agroecossistemas, é uma das principais causas da degradação e perda de sua capacidade produtiva. Objetivou-se, com este trabalho, identificar os níveis de sensibilidade ambiental na área da quadrícula de Ribeirão Preto, SP. Esta área localiza-se na região nordeste do Estado, com extensão de aproximadamente 276.451 ha, estando circunscrita às coordenadas de 21º 00´ a 21º 30´ latitude Sul e 47º 30´ a 48º 00´de longitude Oeste. Abrange, total ou parcialmente, 17 municípios de elevada expressão econômica no Estado, caracterizados por intensa atividade agrícola (cana-de-açúcar, café, citros, pastagem, reflorestamento e culturas anuais). A metodologia adotada utilizou-se da Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) e do fator tolerância de perda de solo (T), gerando o Índice de Fragilidade, que permitiu a classificação e identificação dos diferentes níveis de sensibilidade da área de estudo. Os resultados indicaram que cerca de 72% da área, no nível tecnológico elevado, apresentaram-se com boa estabilidade ambiental (abrangendo as classes estável e muito estável) e apenas cerca de 14% foram classificadas como áreas frágeis e muito frágeis. A parir do estudo de sensibilidade, concluiu-se que a área estudada possui dominantemente boas características físico-ambientais e, conseqüentemente, baixo risco de degradação agroambiental.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-07-29T11:11:11Z
2015-07-29T11:11:11Z
2015-07-29
2015-08-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO RIO DE JANEIRO, 1., 2004, Rio de Janeiro/RJ. Administração para um desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro/RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2004. p. 1-7.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020873
identifier_str_mv In: CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO RIO DE JANEIRO, 1., 2004, Rio de Janeiro/RJ. Administração para um desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro/RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2004. p. 1-7.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695389160046592