Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA FILHO, A. P. S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TREZZI, M. M., INOUE, M. H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906747
Resumo: Na literatura mundial, observa-se predominância das folhas como meio preferencial de estudos de compostos químicos promissores, embora informações sobre outras frações da planta também sejam encontradas. Essa tendência se deve ao fato de que a maioria dos estudos mostra as folhas com atividade potencialmente alelopática de intensidade superior à das demais frações. Nesta revisão, procurou-se compilar e analisar as informações disponíveis sobre a importância das sementes como fonte alternativa de compostos químicos com atividade alelopática. São discutidas as variações na produção e na alocação de aleloquímicos em função do estádio ontogenético das sementes presentes no banco de sementes. É discutido também o papel dos aleloquímicos produzidos por sementes na repelência de insetos, na inibição do desenvolvimento de patógenos nas sementes, na inibição do desenvolvimento inicial de plantas daninhas e como sinalizador positivo para a simbiose com microrganismos do solo. Apresenta-se ainda a atividade alelopática de diversas substâncias isoladas de sementes, destacando-se os alcaloides, flavonoides, benzoxazinoides e resinas glicosídicas. Os estudos de aleloquímicos produzidos por sementes podem contribuir expressivamente para o melhor entendimento do papel ecológico que essas substâncias desempenham na ecologia química dos agro e ecossistemas.
id EMBR_c77650f8eb602466117576f9cd9e1b85
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906747
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.AleloquímicosFunção nas sementesRepelência de insetosInibição de plantas daninhasInibição de patógenosNa literatura mundial, observa-se predominância das folhas como meio preferencial de estudos de compostos químicos promissores, embora informações sobre outras frações da planta também sejam encontradas. Essa tendência se deve ao fato de que a maioria dos estudos mostra as folhas com atividade potencialmente alelopática de intensidade superior à das demais frações. Nesta revisão, procurou-se compilar e analisar as informações disponíveis sobre a importância das sementes como fonte alternativa de compostos químicos com atividade alelopática. São discutidas as variações na produção e na alocação de aleloquímicos em função do estádio ontogenético das sementes presentes no banco de sementes. É discutido também o papel dos aleloquímicos produzidos por sementes na repelência de insetos, na inibição do desenvolvimento de patógenos nas sementes, na inibição do desenvolvimento inicial de plantas daninhas e como sinalizador positivo para a simbiose com microrganismos do solo. Apresenta-se ainda a atividade alelopática de diversas substâncias isoladas de sementes, destacando-se os alcaloides, flavonoides, benzoxazinoides e resinas glicosídicas. Os estudos de aleloquímicos produzidos por sementes podem contribuir expressivamente para o melhor entendimento do papel ecológico que essas substâncias desempenham na ecologia química dos agro e ecossistemas.ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO.SOUZA FILHO, A. P. S.TREZZI, M. M.INOUE, M. H.2011-11-22T11:11:11Z2011-11-22T11:11:11Z2011-11-2220112015-04-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta daninha, Viçosa, MG, v. 29, n. 3, p. 709-716, jul./set. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:19:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906747Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:19:53falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:19:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
title Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
spellingShingle Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
SOUZA FILHO, A. P. S.
Aleloquímicos
Função nas sementes
Repelência de insetos
Inibição de plantas daninhas
Inibição de patógenos
title_short Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
title_full Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
title_fullStr Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
title_full_unstemmed Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
title_sort Sementes como fonte alternativa de substâncias químicas com atividade alelopática.
author SOUZA FILHO, A. P. S.
author_facet SOUZA FILHO, A. P. S.
TREZZI, M. M.
INOUE, M. H.
author_role author
author2 TREZZI, M. M.
INOUE, M. H.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA FILHO, A. P. S.
TREZZI, M. M.
INOUE, M. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Aleloquímicos
Função nas sementes
Repelência de insetos
Inibição de plantas daninhas
Inibição de patógenos
topic Aleloquímicos
Função nas sementes
Repelência de insetos
Inibição de plantas daninhas
Inibição de patógenos
description Na literatura mundial, observa-se predominância das folhas como meio preferencial de estudos de compostos químicos promissores, embora informações sobre outras frações da planta também sejam encontradas. Essa tendência se deve ao fato de que a maioria dos estudos mostra as folhas com atividade potencialmente alelopática de intensidade superior à das demais frações. Nesta revisão, procurou-se compilar e analisar as informações disponíveis sobre a importância das sementes como fonte alternativa de compostos químicos com atividade alelopática. São discutidas as variações na produção e na alocação de aleloquímicos em função do estádio ontogenético das sementes presentes no banco de sementes. É discutido também o papel dos aleloquímicos produzidos por sementes na repelência de insetos, na inibição do desenvolvimento de patógenos nas sementes, na inibição do desenvolvimento inicial de plantas daninhas e como sinalizador positivo para a simbiose com microrganismos do solo. Apresenta-se ainda a atividade alelopática de diversas substâncias isoladas de sementes, destacando-se os alcaloides, flavonoides, benzoxazinoides e resinas glicosídicas. Os estudos de aleloquímicos produzidos por sementes podem contribuir expressivamente para o melhor entendimento do papel ecológico que essas substâncias desempenham na ecologia química dos agro e ecossistemas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22T11:11:11Z
2011-11-22T11:11:11Z
2011-11-22
2011
2015-04-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta daninha, Viçosa, MG, v. 29, n. 3, p. 709-716, jul./set. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906747
identifier_str_mv Planta daninha, Viçosa, MG, v. 29, n. 3, p. 709-716, jul./set. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503354203766784