Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, E. S. dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: AZEVEDO-RAMOS, C., GUEDES, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137766
Resumo: A vulnerabilidade de povos extrativistas da Amazônia à insegurança alimentar (IA) ainda é invisível nas estatísticas oficiais. Este estudo determinou o nível de IA e suas causas em famílias extrativistas de açaí da Ilha das Cinzas, Gurupá, Pará, Brasil. A IA foi avaliada na entressafra do fruto açaí (dezembro a fevereiro de 2019), usando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. De 31 famílias amostradas, cerca de 65% possuíram segurança alimentar e cerca de 35% das famílias apresentaram insegurança leve a severa. A variável "produção/consumo agrícola familiar local" foi negativamente relacionada com a IA. O açaí continua prevalente na dieta e na geração de renda das famílias. A presença de alimentos industrializados e ultraprocessados (ricos em gordura, em conservantes artificiais, em açúcar e em sal) na dieta de populações extrativistas espelha as mudanças nos hábitos alimentares, também observadas, de forma geral, na população brasileira. Populações extrativistas amazônicas devem ser mais bem acompanhadas, quanto à incidência de IA.
id EMBR_c7b67e01f600f5339829607d9dfabbf7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137766
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.População extrativistaAçaíConsumo AlimentarA vulnerabilidade de povos extrativistas da Amazônia à insegurança alimentar (IA) ainda é invisível nas estatísticas oficiais. Este estudo determinou o nível de IA e suas causas em famílias extrativistas de açaí da Ilha das Cinzas, Gurupá, Pará, Brasil. A IA foi avaliada na entressafra do fruto açaí (dezembro a fevereiro de 2019), usando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. De 31 famílias amostradas, cerca de 65% possuíram segurança alimentar e cerca de 35% das famílias apresentaram insegurança leve a severa. A variável "produção/consumo agrícola familiar local" foi negativamente relacionada com a IA. O açaí continua prevalente na dieta e na geração de renda das famílias. A presença de alimentos industrializados e ultraprocessados (ricos em gordura, em conservantes artificiais, em açúcar e em sal) na dieta de populações extrativistas espelha as mudanças nos hábitos alimentares, também observadas, de forma geral, na população brasileira. Populações extrativistas amazônicas devem ser mais bem acompanhadas, quanto à incidência de IA.ERICK SILVA DOS SANTOS; CLAUDIA AZEVEDO-RAMOS, UFPA; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.SANTOS, E. S. dosAZEVEDO-RAMOS, C.GUEDES, M. C.2021-12-14T17:00:43Z2021-12-14T17:00:43Z2021-12-142021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNovos Cadernos NAEA, v. 24, n. 2, p. 195-221, maio-ago 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-14T17:00:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1137766Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-14T17:00:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-14T17:00:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
title Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
spellingShingle Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
SANTOS, E. S. dos
População extrativista
Açaí
Consumo Alimentar
title_short Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
title_full Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
title_fullStr Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
title_full_unstemmed Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
title_sort Segurança alimentar de famílias extrativistas de açaí na Amazônia Oriental brasileira: o caso da Ilha das Cinzas.
author SANTOS, E. S. dos
author_facet SANTOS, E. S. dos
AZEVEDO-RAMOS, C.
GUEDES, M. C.
author_role author
author2 AZEVEDO-RAMOS, C.
GUEDES, M. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ERICK SILVA DOS SANTOS; CLAUDIA AZEVEDO-RAMOS, UFPA; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, E. S. dos
AZEVEDO-RAMOS, C.
GUEDES, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv População extrativista
Açaí
Consumo Alimentar
topic População extrativista
Açaí
Consumo Alimentar
description A vulnerabilidade de povos extrativistas da Amazônia à insegurança alimentar (IA) ainda é invisível nas estatísticas oficiais. Este estudo determinou o nível de IA e suas causas em famílias extrativistas de açaí da Ilha das Cinzas, Gurupá, Pará, Brasil. A IA foi avaliada na entressafra do fruto açaí (dezembro a fevereiro de 2019), usando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. De 31 famílias amostradas, cerca de 65% possuíram segurança alimentar e cerca de 35% das famílias apresentaram insegurança leve a severa. A variável "produção/consumo agrícola familiar local" foi negativamente relacionada com a IA. O açaí continua prevalente na dieta e na geração de renda das famílias. A presença de alimentos industrializados e ultraprocessados (ricos em gordura, em conservantes artificiais, em açúcar e em sal) na dieta de populações extrativistas espelha as mudanças nos hábitos alimentares, também observadas, de forma geral, na população brasileira. Populações extrativistas amazônicas devem ser mais bem acompanhadas, quanto à incidência de IA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T17:00:43Z
2021-12-14T17:00:43Z
2021-12-14
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Novos Cadernos NAEA, v. 24, n. 2, p. 195-221, maio-ago 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137766
identifier_str_mv Novos Cadernos NAEA, v. 24, n. 2, p. 195-221, maio-ago 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514588708864