Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, P. M.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: STONE, L. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212444
https://doi.org/10.1590/S0100-06832001000200014
Resumo: Este trabalho foi realizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em Latossolo Vermelho perférrico, sob pivô central, por seis anos consecutivos, durante os quais se efetuaram 12 cultivos. Estudaram-se os efeitos de quatro sistemas de preparo do solo e seis rotações de culturas sobre o pH em água, Al e Ca + Mg trocáveis, teor de matéria orgânica, P extraível e K trocável . Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de preparo: arado/grade, arado, grade e plantio direto; as subparcelas, pelas rotações: (a) arroz-feijão, (b) milho-feijão, (c) soja-trigo, (d) soja-trigo-soja-feijão-arroz-feijão, (e) arroz consorciado com calopogônio-feijão e (f) milho-feijão-milho-feijão-arroz-feijão. As rotações a, b, c e e foram anuais e as d e f, trienais. As diferenças observadas entre os sistemas de preparo do solo, quanto aos valores de pH, Al e Ca + Mg trocáveis, deveram-se à profundidade de mobilização do solo e à incorporação do calcário. A distribuição do K trocável e do P extraível no perfil do solo variou com a profundidade do solo mobilizada pelos diferentes sistemas de preparo, especialmente no caso do P, em que a menor mobilização causou maior concentração na camada superficial. Os sistemas de rotação que incluíram soja propiciaram maiores valores de pH e Ca + Mg trocáveis e menores de Al trocável. Os sistemas de preparo do solo e de rotação mantiveram, após 12 cultivos, teores de matéria orgânica do solo semelhantes aos iniciais.
id EMBR_c92542ebaa6e5284cbc8a394e4c5d540
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/212444
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.Plantio diretoRotação de culturaArado de aivecaMatéria orgânicaManejo do soloEste trabalho foi realizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em Latossolo Vermelho perférrico, sob pivô central, por seis anos consecutivos, durante os quais se efetuaram 12 cultivos. Estudaram-se os efeitos de quatro sistemas de preparo do solo e seis rotações de culturas sobre o pH em água, Al e Ca + Mg trocáveis, teor de matéria orgânica, P extraível e K trocável . Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de preparo: arado/grade, arado, grade e plantio direto; as subparcelas, pelas rotações: (a) arroz-feijão, (b) milho-feijão, (c) soja-trigo, (d) soja-trigo-soja-feijão-arroz-feijão, (e) arroz consorciado com calopogônio-feijão e (f) milho-feijão-milho-feijão-arroz-feijão. As rotações a, b, c e e foram anuais e as d e f, trienais. As diferenças observadas entre os sistemas de preparo do solo, quanto aos valores de pH, Al e Ca + Mg trocáveis, deveram-se à profundidade de mobilização do solo e à incorporação do calcário. A distribuição do K trocável e do P extraível no perfil do solo variou com a profundidade do solo mobilizada pelos diferentes sistemas de preparo, especialmente no caso do P, em que a menor mobilização causou maior concentração na camada superficial. Os sistemas de rotação que incluíram soja propiciaram maiores valores de pH e Ca + Mg trocáveis e menores de Al trocável. Os sistemas de preparo do solo e de rotação mantiveram, após 12 cultivos, teores de matéria orgânica do solo semelhantes aos iniciais.PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF.SILVEIRA, P. M.STONE, L. F.2013-06-04T23:30:26Z2013-06-04T23:30:26Z2004-07-3020012013-06-04T23:30:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 2, p. 387-394, abr./jun. 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212444https://doi.org/10.1590/S0100-06832001000200014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2013-09-20T09:52:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/212444Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542013-09-20T09:52:13falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542013-09-20T09:52:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
title Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
spellingShingle Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
SILVEIRA, P. M.
Plantio direto
Rotação de cultura
Arado de aiveca
Matéria orgânica
Manejo do solo
title_short Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
title_full Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
title_fullStr Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
title_full_unstemmed Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
title_sort Teores de nutrientes e de matéria orgânica afetados pela rotação de culturas e sistema de preparo do solo.
author SILVEIRA, P. M.
author_facet SILVEIRA, P. M.
STONE, L. F.
author_role author
author2 STONE, L. F.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, P. M.
STONE, L. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantio direto
Rotação de cultura
Arado de aiveca
Matéria orgânica
Manejo do solo
topic Plantio direto
Rotação de cultura
Arado de aiveca
Matéria orgânica
Manejo do solo
description Este trabalho foi realizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), em Latossolo Vermelho perférrico, sob pivô central, por seis anos consecutivos, durante os quais se efetuaram 12 cultivos. Estudaram-se os efeitos de quatro sistemas de preparo do solo e seis rotações de culturas sobre o pH em água, Al e Ca + Mg trocáveis, teor de matéria orgânica, P extraível e K trocável . Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com três repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de preparo: arado/grade, arado, grade e plantio direto; as subparcelas, pelas rotações: (a) arroz-feijão, (b) milho-feijão, (c) soja-trigo, (d) soja-trigo-soja-feijão-arroz-feijão, (e) arroz consorciado com calopogônio-feijão e (f) milho-feijão-milho-feijão-arroz-feijão. As rotações a, b, c e e foram anuais e as d e f, trienais. As diferenças observadas entre os sistemas de preparo do solo, quanto aos valores de pH, Al e Ca + Mg trocáveis, deveram-se à profundidade de mobilização do solo e à incorporação do calcário. A distribuição do K trocável e do P extraível no perfil do solo variou com a profundidade do solo mobilizada pelos diferentes sistemas de preparo, especialmente no caso do P, em que a menor mobilização causou maior concentração na camada superficial. Os sistemas de rotação que incluíram soja propiciaram maiores valores de pH e Ca + Mg trocáveis e menores de Al trocável. Os sistemas de preparo do solo e de rotação mantiveram, após 12 cultivos, teores de matéria orgânica do solo semelhantes aos iniciais.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2004-07-30
2013-06-04T23:30:26Z
2013-06-04T23:30:26Z
2013-06-04T23:30:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 2, p. 387-394, abr./jun. 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212444
https://doi.org/10.1590/S0100-06832001000200014
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 2, p. 387-394, abr./jun. 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/212444
https://doi.org/10.1590/S0100-06832001000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503378926043136