Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COBUCCI, T.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: DI STEFANO, J. G., KLUTHCOUSKI, J., SOUSA, D. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213300
Resumo: O feijoeiro, por ser planta de ciclo curto, é muito sensível à competição exercida pelas plantas daninhas, cujo controle consiste na adoção de certas práticas que resultam na redução da infestação, mas não necessariamente na sua completa eliminação. O período crítico de competição das plantas daninhas com o feijoeiro situa-se entre 15 e 30 dias após a emergência da cultura. Os métodos de controle podem ser preventivo, cultural, mecânico, químico e combinação de todos estes. O controle preventivo envolve o uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou disseminação de determinadas espécies em área ainda não infestada. O controle cultural consiste em aproveitar as próprias características do feijoeiro e das plantas daninhas, de modo que a cultura leve vantagem sobre as invasoras. O controle mecânico faz uso de práticas de eliminação de plantas daninhas por meio do efeito físico-mecânico, como a capina manual e o cultivo mecânico. O controle químico, com o emprego de herbicidas, tem sido um dos métodos mais utilizados na cultura do feijoeiro, devido à maior praticidade e à grande eficiência. Por tratar-se de método que envolve o uso de produtos químicos, requer-se um mínimo de conhecimento, principalmente para atender os requisitos: alcançar máxima eficiência, custos reduzidos e o mínimo de impacto ambiental.
id EMBR_c95b3c65a0036f46b06d8555fe6b5c7f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213300
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.Controle preventivoControle CulturalControle QuímicoFeijãoHerbicidaPhaseolus VulgarisO feijoeiro, por ser planta de ciclo curto, é muito sensível à competição exercida pelas plantas daninhas, cujo controle consiste na adoção de certas práticas que resultam na redução da infestação, mas não necessariamente na sua completa eliminação. O período crítico de competição das plantas daninhas com o feijoeiro situa-se entre 15 e 30 dias após a emergência da cultura. Os métodos de controle podem ser preventivo, cultural, mecânico, químico e combinação de todos estes. O controle preventivo envolve o uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou disseminação de determinadas espécies em área ainda não infestada. O controle cultural consiste em aproveitar as próprias características do feijoeiro e das plantas daninhas, de modo que a cultura leve vantagem sobre as invasoras. O controle mecânico faz uso de práticas de eliminação de plantas daninhas por meio do efeito físico-mecânico, como a capina manual e o cultivo mecânico. O controle químico, com o emprego de herbicidas, tem sido um dos métodos mais utilizados na cultura do feijoeiro, devido à maior praticidade e à grande eficiência. Por tratar-se de método que envolve o uso de produtos químicos, requer-se um mínimo de conhecimento, principalmente para atender os requisitos: alcançar máxima eficiência, custos reduzidos e o mínimo de impacto ambiental.TARCISIO COBUCCI, CNPAFJOSE GERALDO DI STEFANO, CNPAFJOAO KLUTHCOUSKI, CNPAFDIONÍDIO FEITOSA SOUSA, UFG.COBUCCI, T.DI STEFANO, J. G.KLUTHCOUSKI, J.SOUSA, D. F.2012-06-16T01:00:28Z2012-06-16T01:00:28Z2005-04-1520042012-06-16T01:00:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, v. 25, n. 223, p. 83-97, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:48:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213300Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:48:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:48:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
title Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
spellingShingle Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
COBUCCI, T.
Controle preventivo
Controle Cultural
Controle Químico
Feijão
Herbicida
Phaseolus Vulgaris
title_short Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
title_full Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
title_fullStr Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
title_full_unstemmed Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
title_sort Manejo de plantas daninhas na cultura do feijoeiro em plantio direto.
author COBUCCI, T.
author_facet COBUCCI, T.
DI STEFANO, J. G.
KLUTHCOUSKI, J.
SOUSA, D. F.
author_role author
author2 DI STEFANO, J. G.
KLUTHCOUSKI, J.
SOUSA, D. F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TARCISIO COBUCCI, CNPAF
JOSE GERALDO DI STEFANO, CNPAF
JOAO KLUTHCOUSKI, CNPAF
DIONÍDIO FEITOSA SOUSA, UFG.
dc.contributor.author.fl_str_mv COBUCCI, T.
DI STEFANO, J. G.
KLUTHCOUSKI, J.
SOUSA, D. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Controle preventivo
Controle Cultural
Controle Químico
Feijão
Herbicida
Phaseolus Vulgaris
topic Controle preventivo
Controle Cultural
Controle Químico
Feijão
Herbicida
Phaseolus Vulgaris
description O feijoeiro, por ser planta de ciclo curto, é muito sensível à competição exercida pelas plantas daninhas, cujo controle consiste na adoção de certas práticas que resultam na redução da infestação, mas não necessariamente na sua completa eliminação. O período crítico de competição das plantas daninhas com o feijoeiro situa-se entre 15 e 30 dias após a emergência da cultura. Os métodos de controle podem ser preventivo, cultural, mecânico, químico e combinação de todos estes. O controle preventivo envolve o uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou disseminação de determinadas espécies em área ainda não infestada. O controle cultural consiste em aproveitar as próprias características do feijoeiro e das plantas daninhas, de modo que a cultura leve vantagem sobre as invasoras. O controle mecânico faz uso de práticas de eliminação de plantas daninhas por meio do efeito físico-mecânico, como a capina manual e o cultivo mecânico. O controle químico, com o emprego de herbicidas, tem sido um dos métodos mais utilizados na cultura do feijoeiro, devido à maior praticidade e à grande eficiência. Por tratar-se de método que envolve o uso de produtos químicos, requer-se um mínimo de conhecimento, principalmente para atender os requisitos: alcançar máxima eficiência, custos reduzidos e o mínimo de impacto ambiental.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2005-04-15
2012-06-16T01:00:28Z
2012-06-16T01:00:28Z
2012-06-16T01:00:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, v. 25, n. 223, p. 83-97, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213300
identifier_str_mv Informe Agropecuário, v. 25, n. 223, p. 83-97, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503364406411264