Resistência de genótipos de videira à ferrugem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANGELOTTI, F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: SCAPIN, C. R., TESSMANN, D. J., VIDA, J. B., VIEIRA, R. A., SOUTO, E. R. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161133
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à ferrugem causada pelo fungo Phakopsora euvitis, em genótipos de videira, e a efi ciência da infecção de acordo com a idade das folhas e concentração de inóculo. A avaliação foi feita em 15 genótipos, com base nos seguintes componentes de resistência: número de pústulas (urédios) por cm2; tamanho das pústulas; número de esporos produzidos por pústula; e período latente. Os componentes de resistência, com exceção do período latente, apresentaram grande variação quantitativa. A análise multivariada desses componentes diferenciou cinco grupos de genótipos. Os genótipos mais resistentes foram as cultivares porta-enxertos IAC313, IAC572 e IAC766, em que a efi ciência da infecção foi baixa, com pústulas menores e menor produção de urediniósporos, além de reação de hipersensibilidade no tecido em torno das pústulas. O grau de infecção aumenta com o aumento na concentração do inóculo. A ferrugem coloniza, indiscriminadamente, folhas jovens e folhas maduras de videira.
id EMBR_ca76fd6175b98f91b0e73adc3d9a599c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161133
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resistência de genótipos de videira à ferrugem.VideiraFunfoPhakopsora euvitisAnálise multivariadaReação de hipersensibilidadeFerrugemDoençaResistência GenéticaUvaVitis ViniferaGrapesO objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à ferrugem causada pelo fungo Phakopsora euvitis, em genótipos de videira, e a efi ciência da infecção de acordo com a idade das folhas e concentração de inóculo. A avaliação foi feita em 15 genótipos, com base nos seguintes componentes de resistência: número de pústulas (urédios) por cm2; tamanho das pústulas; número de esporos produzidos por pústula; e período latente. Os componentes de resistência, com exceção do período latente, apresentaram grande variação quantitativa. A análise multivariada desses componentes diferenciou cinco grupos de genótipos. Os genótipos mais resistentes foram as cultivares porta-enxertos IAC313, IAC572 e IAC766, em que a efi ciência da infecção foi baixa, com pústulas menores e menor produção de urediniósporos, além de reação de hipersensibilidade no tecido em torno das pústulas. O grau de infecção aumenta com o aumento na concentração do inóculo. A ferrugem coloniza, indiscriminadamente, folhas jovens e folhas maduras de videira.FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSACLAUDIA REGINA SCAPIN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁDAURI JOSÉ TESSMANN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁJOÃO BATISTA VIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁRAFAEL AUGUSTO VIEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁELIEZER RODRIGUES DE SOUTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.ANGELOTTI, F.SCAPIN, C. R.TESSMANN, D. J.VIDA, J. B.VIEIRA, R. A.SOUTO, E. R. de2011-04-09T20:43:31Z2011-04-09T20:43:31Z2008-11-0520082019-02-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 9, p. 1129-1134, set. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:53:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161133Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:53:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
title Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
spellingShingle Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
ANGELOTTI, F.
Videira
Funfo
Phakopsora euvitis
Análise multivariada
Reação de hipersensibilidade
Ferrugem
Doença
Resistência Genética
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
title_full Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
title_fullStr Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
title_full_unstemmed Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
title_sort Resistência de genótipos de videira à ferrugem.
author ANGELOTTI, F.
author_facet ANGELOTTI, F.
SCAPIN, C. R.
TESSMANN, D. J.
VIDA, J. B.
VIEIRA, R. A.
SOUTO, E. R. de
author_role author
author2 SCAPIN, C. R.
TESSMANN, D. J.
VIDA, J. B.
VIEIRA, R. A.
SOUTO, E. R. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA
CLAUDIA REGINA SCAPIN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DAURI JOSÉ TESSMANN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
JOÃO BATISTA VIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
RAFAEL AUGUSTO VIEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
ELIEZER RODRIGUES DE SOUTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANGELOTTI, F.
SCAPIN, C. R.
TESSMANN, D. J.
VIDA, J. B.
VIEIRA, R. A.
SOUTO, E. R. de
dc.subject.por.fl_str_mv Videira
Funfo
Phakopsora euvitis
Análise multivariada
Reação de hipersensibilidade
Ferrugem
Doença
Resistência Genética
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
topic Videira
Funfo
Phakopsora euvitis
Análise multivariada
Reação de hipersensibilidade
Ferrugem
Doença
Resistência Genética
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à ferrugem causada pelo fungo Phakopsora euvitis, em genótipos de videira, e a efi ciência da infecção de acordo com a idade das folhas e concentração de inóculo. A avaliação foi feita em 15 genótipos, com base nos seguintes componentes de resistência: número de pústulas (urédios) por cm2; tamanho das pústulas; número de esporos produzidos por pústula; e período latente. Os componentes de resistência, com exceção do período latente, apresentaram grande variação quantitativa. A análise multivariada desses componentes diferenciou cinco grupos de genótipos. Os genótipos mais resistentes foram as cultivares porta-enxertos IAC313, IAC572 e IAC766, em que a efi ciência da infecção foi baixa, com pústulas menores e menor produção de urediniósporos, além de reação de hipersensibilidade no tecido em torno das pústulas. O grau de infecção aumenta com o aumento na concentração do inóculo. A ferrugem coloniza, indiscriminadamente, folhas jovens e folhas maduras de videira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-05
2008
2011-04-09T20:43:31Z
2011-04-09T20:43:31Z
2019-02-07T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 9, p. 1129-1134, set. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161133
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 9, p. 1129-1134, set. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720754759761920