Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MODESTO JUNIOR, M. de S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ALVES, R. N. B., MENEZES, A. J. E. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086307
Resumo: Nas comunidades de agricultores familiares paraenses, por ocasião dos festivais regionais e eventos religiosos, o jogo do bingo sempre está presente como forma de angariar recursos financeiros em prol da comunidade. Foi com esta percepção que se adaptou o jogo na criação do Bingo Banana que consiste em um método pedagógico visando a difusão de cultivares de bananeira geradas pela Embrapa, tolerantes às principais pragas e doenças e do sistema de cultivo da bananeira, na forma de um jogo lúdico, para facilitar o entendimento e motivar os agricultores a implantarem seus bananais. O Bingo Banana se inicia com o fornecimento de 16 mudas de bananeira ao agricultor e um folder com um croqui, semelhante a uma cartela de bingo, dividido em 100 quadrinhos que correspondem ao número de mudas para preenchimento da cartela, com as recomendações para plantio e principais tratos culturais para o cultivo da bananeira. As 16 mudas são plantadas nas casas centrais da cartela e a bananeira produz perfi lhos em abundância, mas como regra do jogo, em cada touceira só é permitida a existência de dois perfi lhos, os demais que brotarem devem ser retirados para serem plantadas nas casas vazias. O objetivo do Bingo Banana é que o agricultor complete as quadras com as 100 touceiras de bananeira. Este trabalho foi conduzido em área de dois agricultores no município de Mãe do Rio, Estado do Pará. Os dois agricultores completaram seus Bingos Banana, com 100 mudas, após 12 meses de plantio. Passados 18 meses de plantio, 50% das touceiras encontravam-se em produção e 2 anos foi o período necessário para os Bingos Banana alcançarem a produção nas 100 touceiras.
id EMBR_cb6ab351f7f6d32e8d751acb5048eb6d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086307
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.Agricultura FamiliarBananaDifusão de TecnologiaTransferência de TecnologiaNas comunidades de agricultores familiares paraenses, por ocasião dos festivais regionais e eventos religiosos, o jogo do bingo sempre está presente como forma de angariar recursos financeiros em prol da comunidade. Foi com esta percepção que se adaptou o jogo na criação do Bingo Banana que consiste em um método pedagógico visando a difusão de cultivares de bananeira geradas pela Embrapa, tolerantes às principais pragas e doenças e do sistema de cultivo da bananeira, na forma de um jogo lúdico, para facilitar o entendimento e motivar os agricultores a implantarem seus bananais. O Bingo Banana se inicia com o fornecimento de 16 mudas de bananeira ao agricultor e um folder com um croqui, semelhante a uma cartela de bingo, dividido em 100 quadrinhos que correspondem ao número de mudas para preenchimento da cartela, com as recomendações para plantio e principais tratos culturais para o cultivo da bananeira. As 16 mudas são plantadas nas casas centrais da cartela e a bananeira produz perfi lhos em abundância, mas como regra do jogo, em cada touceira só é permitida a existência de dois perfi lhos, os demais que brotarem devem ser retirados para serem plantadas nas casas vazias. O objetivo do Bingo Banana é que o agricultor complete as quadras com as 100 touceiras de bananeira. Este trabalho foi conduzido em área de dois agricultores no município de Mãe do Rio, Estado do Pará. Os dois agricultores completaram seus Bingos Banana, com 100 mudas, após 12 meses de plantio. Passados 18 meses de plantio, 50% das touceiras encontravam-se em produção e 2 anos foi o período necessário para os Bingos Banana alcançarem a produção nas 100 touceiras.MOISES DE SOUZA MODESTO JUNIOR, CPATU; RAIMUNDO NONATO BRABO ALVES, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU.MODESTO JUNIOR, M. de S.ALVES, R. N. B.MENEZES, A. J. E. A. de2018-01-25T23:36:43Z2018-01-25T23:36:43Z2018-01-2520162018-02-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAmazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 23-38, jul./dez. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-01-25T23:36:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1086307Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-01-25T23:36:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
title Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
spellingShingle Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
MODESTO JUNIOR, M. de S.
Agricultura Familiar
Banana
Difusão de Tecnologia
Transferência de Tecnologia
title_short Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
title_full Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
title_fullStr Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
title_full_unstemmed Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
title_sort Bingo banana: uma estratégia simples de transferência de tecnologia.
author MODESTO JUNIOR, M. de S.
author_facet MODESTO JUNIOR, M. de S.
ALVES, R. N. B.
MENEZES, A. J. E. A. de
author_role author
author2 ALVES, R. N. B.
MENEZES, A. J. E. A. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOISES DE SOUZA MODESTO JUNIOR, CPATU; RAIMUNDO NONATO BRABO ALVES, CPATU; ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv MODESTO JUNIOR, M. de S.
ALVES, R. N. B.
MENEZES, A. J. E. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura Familiar
Banana
Difusão de Tecnologia
Transferência de Tecnologia
topic Agricultura Familiar
Banana
Difusão de Tecnologia
Transferência de Tecnologia
description Nas comunidades de agricultores familiares paraenses, por ocasião dos festivais regionais e eventos religiosos, o jogo do bingo sempre está presente como forma de angariar recursos financeiros em prol da comunidade. Foi com esta percepção que se adaptou o jogo na criação do Bingo Banana que consiste em um método pedagógico visando a difusão de cultivares de bananeira geradas pela Embrapa, tolerantes às principais pragas e doenças e do sistema de cultivo da bananeira, na forma de um jogo lúdico, para facilitar o entendimento e motivar os agricultores a implantarem seus bananais. O Bingo Banana se inicia com o fornecimento de 16 mudas de bananeira ao agricultor e um folder com um croqui, semelhante a uma cartela de bingo, dividido em 100 quadrinhos que correspondem ao número de mudas para preenchimento da cartela, com as recomendações para plantio e principais tratos culturais para o cultivo da bananeira. As 16 mudas são plantadas nas casas centrais da cartela e a bananeira produz perfi lhos em abundância, mas como regra do jogo, em cada touceira só é permitida a existência de dois perfi lhos, os demais que brotarem devem ser retirados para serem plantadas nas casas vazias. O objetivo do Bingo Banana é que o agricultor complete as quadras com as 100 touceiras de bananeira. Este trabalho foi conduzido em área de dois agricultores no município de Mãe do Rio, Estado do Pará. Os dois agricultores completaram seus Bingos Banana, com 100 mudas, após 12 meses de plantio. Passados 18 meses de plantio, 50% das touceiras encontravam-se em produção e 2 anos foi o período necessário para os Bingos Banana alcançarem a produção nas 100 touceiras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-25T23:36:43Z
2018-01-25T23:36:43Z
2018-01-25
2018-02-06T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 23-38, jul./dez. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086307
identifier_str_mv Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 13, n. 23, p. 23-38, jul./dez. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695499938955264