Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALLADARES, G. S.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31569
Resumo: O sistemas taxonômicos são dinâmicos e costumam sofrer atualizações e adequações. No final da década de 90 foi lançada a primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) (1999), que após alguns anos necessita de atualizações. Estudando solos da Região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, o presente trabalho visa contribuir no aprimoramento do SIBCS no que refere-se a solos com horizonte B textual ou nítico com argila de atividade alta e distróficos e/ou alumínicos. Dos solos citados segundo o SiBCS os alumínios podem ser classificados com alissolos, porém há uma tendência de exclusão desta ordem, já os distróficos encontram-se atualmente sem classificação. Deste modo são apresentadas propostas de classificações para oito perfis de solos representativos da região de estudo nos diferentes níveis de classificação. Sugere-se a inclusão dos solos na ordem dos argissolos e dos nitossolos; no segundo nível categórico sugere-se para os argilossos a criação da subordem dos bruno-acinzentados e nos nitossolos os brunos; sugere-se o grande grupo dos solos Ta distróficos e Ta alumínicos; no subgrupo devido a presença de solos sugere-se os lépticos e os lépticos-fragmentários.
id EMBR_cba5dae3576223626dbddfeb2374946f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/31569
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.Sistema Brasileiro de Classificação de SolosB texturalB níticoTaxonomia de solosPedologiaO sistemas taxonômicos são dinâmicos e costumam sofrer atualizações e adequações. No final da década de 90 foi lançada a primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) (1999), que após alguns anos necessita de atualizações. Estudando solos da Região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, o presente trabalho visa contribuir no aprimoramento do SIBCS no que refere-se a solos com horizonte B textual ou nítico com argila de atividade alta e distróficos e/ou alumínicos. Dos solos citados segundo o SiBCS os alumínios podem ser classificados com alissolos, porém há uma tendência de exclusão desta ordem, já os distróficos encontram-se atualmente sem classificação. Deste modo são apresentadas propostas de classificações para oito perfis de solos representativos da região de estudo nos diferentes níveis de classificação. Sugere-se a inclusão dos solos na ordem dos argissolos e dos nitossolos; no segundo nível categórico sugere-se para os argilossos a criação da subordem dos bruno-acinzentados e nos nitossolos os brunos; sugere-se o grande grupo dos solos Ta distróficos e Ta alumínicos; no subgrupo devido a presença de solos sugere-se os lépticos e os lépticos-fragmentários.GUSTAVO SOUZA VALLADARES, CNPM.VALLADARES, G. S.2014-08-23T06:55:26Z2014-08-23T06:55:26Z2009-03-0220072014-08-23T06:55:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Rural, v. 12, n. 2, p. 27-35, 2007.1413-8263http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:32:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/31569Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:32:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:32:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
title Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
spellingShingle Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
VALLADARES, G. S.
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
B textural
B nítico
Taxonomia de solos
Pedologia
title_short Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
title_full Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
title_fullStr Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
title_full_unstemmed Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
title_sort Proposta para classificação de solos com horizonte B textual ou nítico da região do Vale dos Vinhedos.
author VALLADARES, G. S.
author_facet VALLADARES, G. S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUSTAVO SOUZA VALLADARES, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv VALLADARES, G. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
B textural
B nítico
Taxonomia de solos
Pedologia
topic Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
B textural
B nítico
Taxonomia de solos
Pedologia
description O sistemas taxonômicos são dinâmicos e costumam sofrer atualizações e adequações. No final da década de 90 foi lançada a primeira edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) (1999), que após alguns anos necessita de atualizações. Estudando solos da Região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, o presente trabalho visa contribuir no aprimoramento do SIBCS no que refere-se a solos com horizonte B textual ou nítico com argila de atividade alta e distróficos e/ou alumínicos. Dos solos citados segundo o SiBCS os alumínios podem ser classificados com alissolos, porém há uma tendência de exclusão desta ordem, já os distróficos encontram-se atualmente sem classificação. Deste modo são apresentadas propostas de classificações para oito perfis de solos representativos da região de estudo nos diferentes níveis de classificação. Sugere-se a inclusão dos solos na ordem dos argissolos e dos nitossolos; no segundo nível categórico sugere-se para os argilossos a criação da subordem dos bruno-acinzentados e nos nitossolos os brunos; sugere-se o grande grupo dos solos Ta distróficos e Ta alumínicos; no subgrupo devido a presença de solos sugere-se os lépticos e os lépticos-fragmentários.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2009-03-02
2014-08-23T06:55:26Z
2014-08-23T06:55:26Z
2014-08-23T06:55:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Rural, v. 12, n. 2, p. 27-35, 2007.
1413-8263
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31569
identifier_str_mv Revista Científica Rural, v. 12, n. 2, p. 27-35, 2007.
1413-8263
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503393592475648