Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SA, I. B.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SÁ, I. I. S., SILVA, D. F. da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159590
Resumo: A região do Araripe, no Estado de Pernambuco, tem tido cada vez mais a matéria prima de base florestal como principal insumo na matriz energética. As empresas ali instaladas fazem uso, quase que exclusivamente, da vegetação nativa para o eneficiamento e transformação da gipsita, constituindo assim o maior pólo gesseiro do Brasil e segundo do mundo. Assim, existe a necessidade de se investir na oferta de madeira através das praticas de reflorestamentos, manejo da vegetação nativa e recuperação de areas degradadas para suprir o déficit energético. Deste modo, este artigo, utilizando-se das geotecnologias baseadas em imagens de satélites e geoprocessamento, teve como objetivo caracterizar ambientalmente os municípios da região, ontemplando os solos, a cobertura vegetal e uso antrópico, com vista à realização de uma espacialização dos diferentes ambientes para execução das praticas mencionadas. A analise realizada remete as seguintes indicações: a área indicada para pratica de manejo florestal é da ordem 470.000 ha; a área indicada para florestam ento/reflorestamento é da ordem de 110.000 ha; a área indicada para recuperação é da ordem de 267.000 ha e indicadas para Reserva legal é da ordem de 6.000 ha.
id EMBR_cbb002397a8539fb2c87011bf1b4260b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159590
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.GeotecnologiaProcessamento de imagemPolo gesseiroPernambucoAraripeSensoriamento RemotoRemote sensingA região do Araripe, no Estado de Pernambuco, tem tido cada vez mais a matéria prima de base florestal como principal insumo na matriz energética. As empresas ali instaladas fazem uso, quase que exclusivamente, da vegetação nativa para o eneficiamento e transformação da gipsita, constituindo assim o maior pólo gesseiro do Brasil e segundo do mundo. Assim, existe a necessidade de se investir na oferta de madeira através das praticas de reflorestamentos, manejo da vegetação nativa e recuperação de areas degradadas para suprir o déficit energético. Deste modo, este artigo, utilizando-se das geotecnologias baseadas em imagens de satélites e geoprocessamento, teve como objetivo caracterizar ambientalmente os municípios da região, ontemplando os solos, a cobertura vegetal e uso antrópico, com vista à realização de uma espacialização dos diferentes ambientes para execução das praticas mencionadas. A analise realizada remete as seguintes indicações: a área indicada para pratica de manejo florestal é da ordem 470.000 ha; a área indicada para florestam ento/reflorestamento é da ordem de 110.000 ha; a área indicada para recuperação é da ordem de 267.000 ha e indicadas para Reserva legal é da ordem de 6.000 ha.IEDO BEZERRA SA, CPATSA.SA, I. B.SÁ, I. I. S.SILVA, D. F. da2011-04-09T20:36:08Z2011-04-09T20:36:08Z2007-10-3020072019-07-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 1875-1882.In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13., 2007, Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:34:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159590Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:34:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:34:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
title Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
spellingShingle Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
SA, I. B.
Geotecnologia
Processamento de imagem
Polo gesseiro
Pernambuco
Araripe
Sensoriamento Remoto
Remote sensing
title_short Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
title_full Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
title_fullStr Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
title_full_unstemmed Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
title_sort Geotecnologias conciliando preservação ambiental e fortalecimento das atividades produtivas na região do Araripe-PE.
author SA, I. B.
author_facet SA, I. B.
SÁ, I. I. S.
SILVA, D. F. da
author_role author
author2 SÁ, I. I. S.
SILVA, D. F. da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IEDO BEZERRA SA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SA, I. B.
SÁ, I. I. S.
SILVA, D. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologia
Processamento de imagem
Polo gesseiro
Pernambuco
Araripe
Sensoriamento Remoto
Remote sensing
topic Geotecnologia
Processamento de imagem
Polo gesseiro
Pernambuco
Araripe
Sensoriamento Remoto
Remote sensing
description A região do Araripe, no Estado de Pernambuco, tem tido cada vez mais a matéria prima de base florestal como principal insumo na matriz energética. As empresas ali instaladas fazem uso, quase que exclusivamente, da vegetação nativa para o eneficiamento e transformação da gipsita, constituindo assim o maior pólo gesseiro do Brasil e segundo do mundo. Assim, existe a necessidade de se investir na oferta de madeira através das praticas de reflorestamentos, manejo da vegetação nativa e recuperação de areas degradadas para suprir o déficit energético. Deste modo, este artigo, utilizando-se das geotecnologias baseadas em imagens de satélites e geoprocessamento, teve como objetivo caracterizar ambientalmente os municípios da região, ontemplando os solos, a cobertura vegetal e uso antrópico, com vista à realização de uma espacialização dos diferentes ambientes para execução das praticas mencionadas. A analise realizada remete as seguintes indicações: a área indicada para pratica de manejo florestal é da ordem 470.000 ha; a área indicada para florestam ento/reflorestamento é da ordem de 110.000 ha; a área indicada para recuperação é da ordem de 267.000 ha e indicadas para Reserva legal é da ordem de 6.000 ha.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-30
2007
2011-04-09T20:36:08Z
2011-04-09T20:36:08Z
2019-07-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13., 2007, Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159590
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13., 2007, Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1875-1882.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503333516410880