Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WANDER, A. E.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CUNHA, C. A. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096198
Resumo: O presente trabalho visou determinar o grau de concentração do mercado internacional de arroz. Foram utilizadas as seguintes variáveis: (a) Quantidade (t) de arroz exportada por país, e (b) Quantidade (t) de arroz importada por país. Foram determinados os seguintes índices de concentração: (a) razão de concentração CR(k); (b) quartéis de concentração; e (c) Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Além disso, os países foram agrupados em clusters de exportadores e importadores, considerando as quantidades exportadas/importadas em 2012. Os resultados apontam que o mercado internacional de arroz é pouco concentrado, porém com tendência ao aumento de concentração. As exportações de arroz são mais concentradas em poucos países, do que as importações. Os maiores exportadores são asiáticos (Tailândia, Vietnã, Índia e Paquistão) e os Estados Unidos da América. Os maiores importadores são asiáticos (China, Indonésia e Filipinas), africanos (Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e África do Sul) e do Oriente Médio (Iraque, Arábia Saudita e Irã).
id EMBR_cd168e9c81ecb65c0beb58a2eed3b6ff
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096198
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.Quartéis de concentraçãoÍndice de Herfindahl-HirshmanRazão de concentraçãoConcentration ratioConcentration quarterArrozMercado MundialExportaçãoO presente trabalho visou determinar o grau de concentração do mercado internacional de arroz. Foram utilizadas as seguintes variáveis: (a) Quantidade (t) de arroz exportada por país, e (b) Quantidade (t) de arroz importada por país. Foram determinados os seguintes índices de concentração: (a) razão de concentração CR(k); (b) quartéis de concentração; e (c) Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Além disso, os países foram agrupados em clusters de exportadores e importadores, considerando as quantidades exportadas/importadas em 2012. Os resultados apontam que o mercado internacional de arroz é pouco concentrado, porém com tendência ao aumento de concentração. As exportações de arroz são mais concentradas em poucos países, do que as importações. Os maiores exportadores são asiáticos (Tailândia, Vietnã, Índia e Paquistão) e os Estados Unidos da América. Os maiores importadores são asiáticos (China, Indonésia e Filipinas), africanos (Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e África do Sul) e do Oriente Médio (Iraque, Arábia Saudita e Irã).ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; CLEYZER ADRIAN DA CUNHA, UFG.WANDER, A. E.CUNHA, C. A. da2018-09-25T00:42:22Z2018-09-25T00:42:22Z2018-09-2420182018-09-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Economia do Centro-Oeste, v. 4, n. 1, p. 2-12, 2018.2447-231Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-25T00:42:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096198Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-25T00:42:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
title Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
spellingShingle Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
WANDER, A. E.
Quartéis de concentração
Índice de Herfindahl-Hirshman
Razão de concentração
Concentration ratio
Concentration quarter
Arroz
Mercado Mundial
Exportação
title_short Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
title_full Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
title_fullStr Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
title_full_unstemmed Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
title_sort Concentração no mercado mundial de arroz: algumas evidências empíricas.
author WANDER, A. E.
author_facet WANDER, A. E.
CUNHA, C. A. da
author_role author
author2 CUNHA, C. A. da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; CLEYZER ADRIAN DA CUNHA, UFG.
dc.contributor.author.fl_str_mv WANDER, A. E.
CUNHA, C. A. da
dc.subject.por.fl_str_mv Quartéis de concentração
Índice de Herfindahl-Hirshman
Razão de concentração
Concentration ratio
Concentration quarter
Arroz
Mercado Mundial
Exportação
topic Quartéis de concentração
Índice de Herfindahl-Hirshman
Razão de concentração
Concentration ratio
Concentration quarter
Arroz
Mercado Mundial
Exportação
description O presente trabalho visou determinar o grau de concentração do mercado internacional de arroz. Foram utilizadas as seguintes variáveis: (a) Quantidade (t) de arroz exportada por país, e (b) Quantidade (t) de arroz importada por país. Foram determinados os seguintes índices de concentração: (a) razão de concentração CR(k); (b) quartéis de concentração; e (c) Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Além disso, os países foram agrupados em clusters de exportadores e importadores, considerando as quantidades exportadas/importadas em 2012. Os resultados apontam que o mercado internacional de arroz é pouco concentrado, porém com tendência ao aumento de concentração. As exportações de arroz são mais concentradas em poucos países, do que as importações. Os maiores exportadores são asiáticos (Tailândia, Vietnã, Índia e Paquistão) e os Estados Unidos da América. Os maiores importadores são asiáticos (China, Indonésia e Filipinas), africanos (Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e África do Sul) e do Oriente Médio (Iraque, Arábia Saudita e Irã).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T00:42:22Z
2018-09-25T00:42:22Z
2018-09-24
2018
2018-09-25T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Economia do Centro-Oeste, v. 4, n. 1, p. 2-12, 2018.
2447-231X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096198
identifier_str_mv Revista de Economia do Centro-Oeste, v. 4, n. 1, p. 2-12, 2018.
2447-231X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695526407110656