Análise prospectiva da patente ?Processo para a Aplicação da Biomineralização na Melhoria de Solos? ? PI 1001279-6: estudo de viabilidade de patente brasileira por meio de informetria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, L. C. X.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANDREATO, N. da S. A., ANJOS, S. S. N. dos, FERREIRA, E. A., GRIS, E. F., MARTIN, A. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109667
Resumo: Desenvolvimento sustentável é um tema estratégico e consiste em ações de crescimento econômico preservando o meio ambiente. O mercado de construção civil é um dos que tendem a crescer sob essa ótica e, neste sentido, a patente ?Processo para a aplicação da biomineralização na melhoria de solos?, cuja titular é a Universidade de Brasília (UnB), é uma tecnologia que se apresenta como alternativa ambiental para melhorias na mecânica de solos de forma sustentável. Assim o objetivo deste estudo foi apresentar uma análise prospectiva da patente por meio de informetria para indicação do grau de maturidade tecnológica e de competitividade da patente no mercado pretendido, a fim de proceder à avaliação da viabilidade patentária. A análise demonstrou que as tecnologias neste mercado estão maduras, que a patente da UnB tem grau baixo de maturidade e, portanto, baixo caráter estratégico, embora possua um caráter inovador e um alto grau de sustentabilidade ambiental.