Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, R. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: REZENDE, J. L. P., BORGES, L. A. C., FONTES, M. A. L., ALVES, L. W. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977835
Resumo: As Unidades de Conservação (UC) são espaços territoriais especialmente protegidos para a proteção dos recursos naturais. Minas Gerais abriga UC criadas pelos vários níveis de governo. O trabalho objetivou identificar e discutir os aspectos da gestão atualmente realizados pelo Sistema Estadual de Áreas Protegidas de Minas Gerais (SEAP), assim como seus avanços, tendências e entraves, especialmente sobre: ciclo de gestão e monitoramento de resultados; níveis de gestão estratégica e operacional; acordo de Resultados; Programa do Estado para Resultados; implantação do Sistema de Gestão de Áreas Protegidas (SIGAP); ferramentas de planejamento; relação com a comunidade e participação popular; política de recursos humanos; gestão compartilhada; política de custeio e financiamento de atividades e gargalos do processo de gestão do SEAP. A metodologia utilizada foi a de entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados a todos os gerentes de UC. Os resultados mostraram que o uso de ferramentas de planejamento e gestão do SEAP, na opinião dos gerentes, foi eficiente. No entanto, ainda foram apontados, como limitações da eficiência da gestão das UC, a falta de infra-estrutura e de recursos humanos. A co-gestão das UC com instituições parceiras mostra-se adequada e promissora.
id EMBR_cde04a3dba767a8028b43292aad49a1b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/977835
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.Instituto Estadual de FlorestasUnidades de ConservaçãoCo-gestão de UCSistemas de parceriasAdministração PublicaAs Unidades de Conservação (UC) são espaços territoriais especialmente protegidos para a proteção dos recursos naturais. Minas Gerais abriga UC criadas pelos vários níveis de governo. O trabalho objetivou identificar e discutir os aspectos da gestão atualmente realizados pelo Sistema Estadual de Áreas Protegidas de Minas Gerais (SEAP), assim como seus avanços, tendências e entraves, especialmente sobre: ciclo de gestão e monitoramento de resultados; níveis de gestão estratégica e operacional; acordo de Resultados; Programa do Estado para Resultados; implantação do Sistema de Gestão de Áreas Protegidas (SIGAP); ferramentas de planejamento; relação com a comunidade e participação popular; política de recursos humanos; gestão compartilhada; política de custeio e financiamento de atividades e gargalos do processo de gestão do SEAP. A metodologia utilizada foi a de entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados a todos os gerentes de UC. Os resultados mostraram que o uso de ferramentas de planejamento e gestão do SEAP, na opinião dos gerentes, foi eficiente. No entanto, ainda foram apontados, como limitações da eficiência da gestão das UC, a falta de infra-estrutura e de recursos humanos. A co-gestão das UC com instituições parceiras mostra-se adequada e promissora.Rafael Guimarães Alves, UFLA; José Luiz Pereira Rezende, UFLA; Luís Antônio Coimbra Borges, UFLA; Marco Aurélio Leite Fontes, UFLA; LUIS WAGNER RODRIGUES ALVES, CPATU.ALVES, R. G.REZENDE, J. L. P.BORGES, L. A. C.FONTES, M. A. L.ALVES, L. W. R.2014-01-29T11:11:11Z2014-01-29T11:11:11Z2014-01-2920102015-04-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEspaço & Geografia, v. 13, n. 1, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:57:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/977835Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:57:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:57:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
title Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
spellingShingle Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
ALVES, R. G.
Instituto Estadual de Florestas
Unidades de Conservação
Co-gestão de UC
Sistemas de parcerias
Administração Publica
title_short Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
title_full Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
title_fullStr Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
title_sort Análise da gestão das unidades de conservação do sistema estadual de áreas protegidas de Minas Gerais.
author ALVES, R. G.
author_facet ALVES, R. G.
REZENDE, J. L. P.
BORGES, L. A. C.
FONTES, M. A. L.
ALVES, L. W. R.
author_role author
author2 REZENDE, J. L. P.
BORGES, L. A. C.
FONTES, M. A. L.
ALVES, L. W. R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rafael Guimarães Alves, UFLA; José Luiz Pereira Rezende, UFLA; Luís Antônio Coimbra Borges, UFLA; Marco Aurélio Leite Fontes, UFLA; LUIS WAGNER RODRIGUES ALVES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, R. G.
REZENDE, J. L. P.
BORGES, L. A. C.
FONTES, M. A. L.
ALVES, L. W. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Estadual de Florestas
Unidades de Conservação
Co-gestão de UC
Sistemas de parcerias
Administração Publica
topic Instituto Estadual de Florestas
Unidades de Conservação
Co-gestão de UC
Sistemas de parcerias
Administração Publica
description As Unidades de Conservação (UC) são espaços territoriais especialmente protegidos para a proteção dos recursos naturais. Minas Gerais abriga UC criadas pelos vários níveis de governo. O trabalho objetivou identificar e discutir os aspectos da gestão atualmente realizados pelo Sistema Estadual de Áreas Protegidas de Minas Gerais (SEAP), assim como seus avanços, tendências e entraves, especialmente sobre: ciclo de gestão e monitoramento de resultados; níveis de gestão estratégica e operacional; acordo de Resultados; Programa do Estado para Resultados; implantação do Sistema de Gestão de Áreas Protegidas (SIGAP); ferramentas de planejamento; relação com a comunidade e participação popular; política de recursos humanos; gestão compartilhada; política de custeio e financiamento de atividades e gargalos do processo de gestão do SEAP. A metodologia utilizada foi a de entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados a todos os gerentes de UC. Os resultados mostraram que o uso de ferramentas de planejamento e gestão do SEAP, na opinião dos gerentes, foi eficiente. No entanto, ainda foram apontados, como limitações da eficiência da gestão das UC, a falta de infra-estrutura e de recursos humanos. A co-gestão das UC com instituições parceiras mostra-se adequada e promissora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-01-29T11:11:11Z
2014-01-29T11:11:11Z
2014-01-29
2015-04-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Espaço & Geografia, v. 13, n. 1, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977835
identifier_str_mv Espaço & Geografia, v. 13, n. 1, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503385975619584