Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHIZELINE, A. M.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: AUER, C. G., PIMENTEL, I. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313791
Resumo: A atividade da micobiota na decomposição e mineralização da matéria orgânica é importante na ciclagem de nutrientes em florestas, garantindo sua produtividade e sustentabilidade. Este estudo determinou a diversidade de fungos durante a decomposição de acículas de Pinus taeda, em um plantio experimental com quatro anos de idade, em Três Barras, SC, Brasil. Acículas senescentes foram coletadas em árvores em novembro de 2003 e colocadas em sacolas seletivas para microrganismos e deixadas sobre a serapilheira da floresta. O isolamento de fungos foi feito das acículas da primeira coleta (novembro de 2003) e das mantidas em sacolas, nos meses de fevereiro, maio e agosto de 2004. Fragmentos de acículas foram submetidos a 20 lavagens sucessivas em água destilada estéril e implantados em placas de petri contendo meio extrato de malte 2 %. As colônias encontradas foram purificadas, identificadas e preservadas, perfazendo um total de 1.055, pertencentes a 13 fungos: Acremonium sp., Alternaria sp., Cladosporium sp., Colletotrichum sp., Epicoccum sp., Fusarium sp., Gliocladium sp., Mucor sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e Verticillium sp. Os fungos Trichoderma sp., Fusarium sp. e Verticillium sp. foram significativamente mais freqüentes. Considerou-se que a diversidade fúngica existente é suficiente para o início da decomposição das acículas, pela presença de fungos celulolíticos.
id EMBR_ce2a25d6cf50a2f0aba753daf88daee9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/313791
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.AcículasBiodiversidadeMicologiaPinus TaedaA atividade da micobiota na decomposição e mineralização da matéria orgânica é importante na ciclagem de nutrientes em florestas, garantindo sua produtividade e sustentabilidade. Este estudo determinou a diversidade de fungos durante a decomposição de acículas de Pinus taeda, em um plantio experimental com quatro anos de idade, em Três Barras, SC, Brasil. Acículas senescentes foram coletadas em árvores em novembro de 2003 e colocadas em sacolas seletivas para microrganismos e deixadas sobre a serapilheira da floresta. O isolamento de fungos foi feito das acículas da primeira coleta (novembro de 2003) e das mantidas em sacolas, nos meses de fevereiro, maio e agosto de 2004. Fragmentos de acículas foram submetidos a 20 lavagens sucessivas em água destilada estéril e implantados em placas de petri contendo meio extrato de malte 2 %. As colônias encontradas foram purificadas, identificadas e preservadas, perfazendo um total de 1.055, pertencentes a 13 fungos: Acremonium sp., Alternaria sp., Cladosporium sp., Colletotrichum sp., Epicoccum sp., Fusarium sp., Gliocladium sp., Mucor sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e Verticillium sp. Os fungos Trichoderma sp., Fusarium sp. e Verticillium sp. foram significativamente mais freqüentes. Considerou-se que a diversidade fúngica existente é suficiente para o início da decomposição das acículas, pela presença de fungos celulolíticos.Angela Michelato Ghizelini, Mestranda, Universidade Federal do Paraná; Celso Garcia Auer, Embrapa Florestas; Ida Chapaval Pimentel, Universidade Federal do Paraná.GHIZELINE, A. M.AUER, C. G.PIMENTEL, I. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-12-1120062015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 53, p. 155-178, jul./dez. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:42:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/313791Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:42:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
title Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
spellingShingle Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
GHIZELINE, A. M.
Acículas
Biodiversidade
Micologia
Pinus Taeda
title_short Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
title_full Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
title_fullStr Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
title_full_unstemmed Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
title_sort Fungos presentes em acículas de pinus taeda em estágios de decomposição no campo.
author GHIZELINE, A. M.
author_facet GHIZELINE, A. M.
AUER, C. G.
PIMENTEL, I. C.
author_role author
author2 AUER, C. G.
PIMENTEL, I. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angela Michelato Ghizelini, Mestranda, Universidade Federal do Paraná; Celso Garcia Auer, Embrapa Florestas; Ida Chapaval Pimentel, Universidade Federal do Paraná.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHIZELINE, A. M.
AUER, C. G.
PIMENTEL, I. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Acículas
Biodiversidade
Micologia
Pinus Taeda
topic Acículas
Biodiversidade
Micologia
Pinus Taeda
description A atividade da micobiota na decomposição e mineralização da matéria orgânica é importante na ciclagem de nutrientes em florestas, garantindo sua produtividade e sustentabilidade. Este estudo determinou a diversidade de fungos durante a decomposição de acículas de Pinus taeda, em um plantio experimental com quatro anos de idade, em Três Barras, SC, Brasil. Acículas senescentes foram coletadas em árvores em novembro de 2003 e colocadas em sacolas seletivas para microrganismos e deixadas sobre a serapilheira da floresta. O isolamento de fungos foi feito das acículas da primeira coleta (novembro de 2003) e das mantidas em sacolas, nos meses de fevereiro, maio e agosto de 2004. Fragmentos de acículas foram submetidos a 20 lavagens sucessivas em água destilada estéril e implantados em placas de petri contendo meio extrato de malte 2 %. As colônias encontradas foram purificadas, identificadas e preservadas, perfazendo um total de 1.055, pertencentes a 13 fungos: Acremonium sp., Alternaria sp., Cladosporium sp., Colletotrichum sp., Epicoccum sp., Fusarium sp., Gliocladium sp., Mucor sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e Verticillium sp. Os fungos Trichoderma sp., Fusarium sp. e Verticillium sp. foram significativamente mais freqüentes. Considerou-se que a diversidade fúngica existente é suficiente para o início da decomposição das acículas, pela presença de fungos celulolíticos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-12-11
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 53, p. 155-178, jul./dez. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313791
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 53, p. 155-178, jul./dez. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695140906532864