Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA-FERREIRA, B. S.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/468801
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das populações de percevejos Euschistus heros (F.) e Piezodorus guildinii (West.) nas lavouras de soja nos meses de novembro/dezembro, antes do aparecimento das vagens nas plantas. Foram realizados experimentos em casa de vegetação e no campo, comparando-se infestações no período vegetativo e reprodutivo da cultura. As plantas de soja, mesmo sob o ataque de pesadas infestações de percevejos (até 8 por planta), no período vegetativo e no florescimento, não sofreram reduções significativas no rendimento. A qualidade das sementes foi semelhante entre os tratamentos e entre as espécies. No estádio R4, o número médio de vagens chochas foi diretamente proporcional ao aumento do número de percevejos por planta. No campo, as plantas com até quatro percevejos por metro, no final do período vegetativo-floração, tiveram rendimentos médios e qualidade de sementes semelhantes aos das plantas livres de insetos. No período R5-R6, para as duas espécies de percevejos, o número de grãos picados e inviabilizados cresceram, e os rendimentos médios decresceram com o aumento da população, tendo-se obtido, para a qualidade da soja, um dano duas vezes maior para a espécie P. guildinii em relação a E. heros. Infestações desses percevejos, na fase vegetativa-floração, não causam reduções no rendimento e na qualidade das sementes de soja.
id EMBR_cf8a8dbbf5f6cd612612488e48d14ff9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/468801
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.manejo integradoEuschistus HerosGlycine MaxPiezodorus GuildiniiPentatomidaeO objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das populações de percevejos Euschistus heros (F.) e Piezodorus guildinii (West.) nas lavouras de soja nos meses de novembro/dezembro, antes do aparecimento das vagens nas plantas. Foram realizados experimentos em casa de vegetação e no campo, comparando-se infestações no período vegetativo e reprodutivo da cultura. As plantas de soja, mesmo sob o ataque de pesadas infestações de percevejos (até 8 por planta), no período vegetativo e no florescimento, não sofreram reduções significativas no rendimento. A qualidade das sementes foi semelhante entre os tratamentos e entre as espécies. No estádio R4, o número médio de vagens chochas foi diretamente proporcional ao aumento do número de percevejos por planta. No campo, as plantas com até quatro percevejos por metro, no final do período vegetativo-floração, tiveram rendimentos médios e qualidade de sementes semelhantes aos das plantas livres de insetos. No período R5-R6, para as duas espécies de percevejos, o número de grãos picados e inviabilizados cresceram, e os rendimentos médios decresceram com o aumento da população, tendo-se obtido, para a qualidade da soja, um dano duas vezes maior para a espécie P. guildinii em relação a E. heros. Infestações desses percevejos, na fase vegetativa-floração, não causam reduções no rendimento e na qualidade das sementes de soja.2011-04-09T17:16:02Z2011-04-09T17:16:02Z2006-01-2320052011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 40, n. 11, p. 1067-1072. nov. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/468801porCORRÊA-FERREIRA, B. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:51:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/468801Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:51:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:51:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
title Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
spellingShingle Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
CORRÊA-FERREIRA, B. S.
manejo integrado
Euschistus Heros
Glycine Max
Piezodorus Guildinii
Pentatomidae
title_short Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
title_full Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
title_fullStr Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
title_full_unstemmed Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
title_sort Suscetibilidade da soja a percevejos na fase anterior ao desenvolvimento das vagens.
author CORRÊA-FERREIRA, B. S.
author_facet CORRÊA-FERREIRA, B. S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORRÊA-FERREIRA, B. S.
dc.subject.por.fl_str_mv manejo integrado
Euschistus Heros
Glycine Max
Piezodorus Guildinii
Pentatomidae
topic manejo integrado
Euschistus Heros
Glycine Max
Piezodorus Guildinii
Pentatomidae
description O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das populações de percevejos Euschistus heros (F.) e Piezodorus guildinii (West.) nas lavouras de soja nos meses de novembro/dezembro, antes do aparecimento das vagens nas plantas. Foram realizados experimentos em casa de vegetação e no campo, comparando-se infestações no período vegetativo e reprodutivo da cultura. As plantas de soja, mesmo sob o ataque de pesadas infestações de percevejos (até 8 por planta), no período vegetativo e no florescimento, não sofreram reduções significativas no rendimento. A qualidade das sementes foi semelhante entre os tratamentos e entre as espécies. No estádio R4, o número médio de vagens chochas foi diretamente proporcional ao aumento do número de percevejos por planta. No campo, as plantas com até quatro percevejos por metro, no final do período vegetativo-floração, tiveram rendimentos médios e qualidade de sementes semelhantes aos das plantas livres de insetos. No período R5-R6, para as duas espécies de percevejos, o número de grãos picados e inviabilizados cresceram, e os rendimentos médios decresceram com o aumento da população, tendo-se obtido, para a qualidade da soja, um dano duas vezes maior para a espécie P. guildinii em relação a E. heros. Infestações desses percevejos, na fase vegetativa-floração, não causam reduções no rendimento e na qualidade das sementes de soja.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2006-01-23
2011-04-09T17:16:02Z
2011-04-09T17:16:02Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 40, n. 11, p. 1067-1072. nov. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/468801
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 40, n. 11, p. 1067-1072. nov. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/468801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503328523091968