Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SHIMIZU, J. Y.
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282062
Resumo: Em cinco locais no sul do Brasil, foram instalados testes genéticos com setenta e duas famílias de Pinus elliottii Engelm. var. elliottii de polinização livre, com o objetivo de verificar a ocorrência de interações genótipo e ambiente e também para avaliar a eficiência das seleções em diferentes locais, na obtenção de ganhos genéticos. Entre os locais (Colombo, PR, Telêmaco Borba, PR, Cidreira, RS, Itapetininga, SP e Itararé, SP), Itapetininga constituiu um caso extremo, não apresentanto correlação ambiental com os demais locais. As correlações mais altas foram verificadas entre Colombo e Telêmaco Borba. Em geral, as estimativas de ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram maiores no mesmo local de seleção. As exceções foram para Colombo, onde maiores ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram estimados mediante seleções em Telêmaco Borba e Itararé; o maior ganho genético para crescimento em diâmetro, em Cidreira, foi estimado mediante seleção em Itararé.
id EMBR_d053f32714c6ba0436a072c8bb6ad130
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282062
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.Interacao genotipo x ambienteGenotype and environment interactionPinus ElliottiiEm cinco locais no sul do Brasil, foram instalados testes genéticos com setenta e duas famílias de Pinus elliottii Engelm. var. elliottii de polinização livre, com o objetivo de verificar a ocorrência de interações genótipo e ambiente e também para avaliar a eficiência das seleções em diferentes locais, na obtenção de ganhos genéticos. Entre os locais (Colombo, PR, Telêmaco Borba, PR, Cidreira, RS, Itapetininga, SP e Itararé, SP), Itapetininga constituiu um caso extremo, não apresentanto correlação ambiental com os demais locais. As correlações mais altas foram verificadas entre Colombo e Telêmaco Borba. Em geral, as estimativas de ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram maiores no mesmo local de seleção. As exceções foram para Colombo, onde maiores ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram estimados mediante seleções em Telêmaco Borba e Itararé; o maior ganho genético para crescimento em diâmetro, em Cidreira, foi estimado mediante seleção em Itararé.EMBRAPA-CNPF.SHIMIZU, J. Y.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-07-2619862015-02-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 12, p. 12-20, jun. 1986.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:33:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282062Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:33:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:33:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
title Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
spellingShingle Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
SHIMIZU, J. Y.
Interacao genotipo x ambiente
Genotype and environment interaction
Pinus Elliottii
title_short Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
title_full Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
title_fullStr Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
title_full_unstemmed Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
title_sort Interação genótipo e ambiente em Pinus elliottii no sul do Brasil.
author SHIMIZU, J. Y.
author_facet SHIMIZU, J. Y.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SHIMIZU, J. Y.
dc.subject.por.fl_str_mv Interacao genotipo x ambiente
Genotype and environment interaction
Pinus Elliottii
topic Interacao genotipo x ambiente
Genotype and environment interaction
Pinus Elliottii
description Em cinco locais no sul do Brasil, foram instalados testes genéticos com setenta e duas famílias de Pinus elliottii Engelm. var. elliottii de polinização livre, com o objetivo de verificar a ocorrência de interações genótipo e ambiente e também para avaliar a eficiência das seleções em diferentes locais, na obtenção de ganhos genéticos. Entre os locais (Colombo, PR, Telêmaco Borba, PR, Cidreira, RS, Itapetininga, SP e Itararé, SP), Itapetininga constituiu um caso extremo, não apresentanto correlação ambiental com os demais locais. As correlações mais altas foram verificadas entre Colombo e Telêmaco Borba. Em geral, as estimativas de ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram maiores no mesmo local de seleção. As exceções foram para Colombo, onde maiores ganhos genéticos, tanto em altura como em diâmetro, foram estimados mediante seleções em Telêmaco Borba e Itararé; o maior ganho genético para crescimento em diâmetro, em Cidreira, foi estimado mediante seleção em Itararé.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
1996-07-26
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 12, p. 12-20, jun. 1986.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282062
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 12, p. 12-20, jun. 1986.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503322686717952