Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARSARO, C. B.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NAKAJIMA, N. Y., MACHADO, S. do A., MELO, L. O., RUSCHEL, A. R., CASTRO, L. C. de, DOMINGUES, L., SILVA, S. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090399
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi comparar a eficiência relativa quanto a estimativa das variáveis diâmetro médio a 1,30 m do solo ( ), número de árvores, área basal e volume com casca por hectare, de duas configurações do método de amostragem de área fixa em parcelas de 2000 m². A primeira com dimensões de 20m x 100m não estratificada e outra com dimensões de 10m x 200m estratificada. Ambas instaladas em uma área de Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme não explorada localizada na Floresta Nacional de Tapajós, estado do Pará. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições para comparação das configurações de parcela. Foram sorteadas quatro unidades amostrais nas quais foram medidos os DAPs de todos os indivíduos acima de 10 cm, bem como cronometrado o tempo desde a alocação das parcelas até o fim das mensurações. Os resultados obtidos com base na eficiência relativa mostraram que o melhor método para estimativa das variáveis estudadas foi o da parcela sem estratificação. Entretanto, não houve diferença estatística significativa entre as estimativas das duas configurações, assim, devido ao menor tempo consumido na medição e alocação das parcelas, pode-se concluir que a configuração com estratificação apresentou o melhor custo-benefício.
id EMBR_d1025ceb8344df6fd7ce968c1deb7104
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1090399
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.Método de amostragemForma de parcelasFloresta Nacional do TapajósFlorestaInventário florestalO objetivo desta pesquisa foi comparar a eficiência relativa quanto a estimativa das variáveis diâmetro médio a 1,30 m do solo ( ), número de árvores, área basal e volume com casca por hectare, de duas configurações do método de amostragem de área fixa em parcelas de 2000 m². A primeira com dimensões de 20m x 100m não estratificada e outra com dimensões de 10m x 200m estratificada. Ambas instaladas em uma área de Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme não explorada localizada na Floresta Nacional de Tapajós, estado do Pará. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições para comparação das configurações de parcela. Foram sorteadas quatro unidades amostrais nas quais foram medidos os DAPs de todos os indivíduos acima de 10 cm, bem como cronometrado o tempo desde a alocação das parcelas até o fim das mensurações. Os resultados obtidos com base na eficiência relativa mostraram que o melhor método para estimativa das variáveis estudadas foi o da parcela sem estratificação. Entretanto, não houve diferença estatística significativa entre as estimativas das duas configurações, assim, devido ao menor tempo consumido na medição e alocação das parcelas, pode-se concluir que a configuração com estratificação apresentou o melhor custo-benefício.Cristiane Boscaro Marsaro, UFPR; Nelson Yoshihiro Nakajima, UFPR; Sebastião do Amaral Machado, UFPR; Lia Oliveira Melo, UFOPA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Luana Casusa de Castro, UFPR; Leticia Domingues, UFPR; Samuel Alves Silva, UFPR.MARSARO, C. B.NAKAJIMA, N. Y.MACHADO, S. do A.MELO, L. O.RUSCHEL, A. R.CASTRO, L. C. deDOMINGUES, L.SILVA, S. A.2018-04-11T00:39:24Z2018-04-11T00:39:24Z2018-04-1020172018-05-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, Sinop, v. 5, n. esp., p. 574-580, dez. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-04-11T00:39:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1090399Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-04-11T00:39:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-04-11T00:39:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
title Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
spellingShingle Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
MARSARO, C. B.
Método de amostragem
Forma de parcelas
Floresta Nacional do Tapajós
Floresta
Inventário florestal
title_short Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
title_full Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
title_fullStr Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
title_full_unstemmed Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
title_sort Eficiência relativa de duas configurações de parcelas de área fixa para inventário do potencial madeireiro na Amazônia Oriental.
author MARSARO, C. B.
author_facet MARSARO, C. B.
NAKAJIMA, N. Y.
MACHADO, S. do A.
MELO, L. O.
RUSCHEL, A. R.
CASTRO, L. C. de
DOMINGUES, L.
SILVA, S. A.
author_role author
author2 NAKAJIMA, N. Y.
MACHADO, S. do A.
MELO, L. O.
RUSCHEL, A. R.
CASTRO, L. C. de
DOMINGUES, L.
SILVA, S. A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristiane Boscaro Marsaro, UFPR; Nelson Yoshihiro Nakajima, UFPR; Sebastião do Amaral Machado, UFPR; Lia Oliveira Melo, UFOPA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Luana Casusa de Castro, UFPR; Leticia Domingues, UFPR; Samuel Alves Silva, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARSARO, C. B.
NAKAJIMA, N. Y.
MACHADO, S. do A.
MELO, L. O.
RUSCHEL, A. R.
CASTRO, L. C. de
DOMINGUES, L.
SILVA, S. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Método de amostragem
Forma de parcelas
Floresta Nacional do Tapajós
Floresta
Inventário florestal
topic Método de amostragem
Forma de parcelas
Floresta Nacional do Tapajós
Floresta
Inventário florestal
description O objetivo desta pesquisa foi comparar a eficiência relativa quanto a estimativa das variáveis diâmetro médio a 1,30 m do solo ( ), número de árvores, área basal e volume com casca por hectare, de duas configurações do método de amostragem de área fixa em parcelas de 2000 m². A primeira com dimensões de 20m x 100m não estratificada e outra com dimensões de 10m x 200m estratificada. Ambas instaladas em uma área de Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme não explorada localizada na Floresta Nacional de Tapajós, estado do Pará. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições para comparação das configurações de parcela. Foram sorteadas quatro unidades amostrais nas quais foram medidos os DAPs de todos os indivíduos acima de 10 cm, bem como cronometrado o tempo desde a alocação das parcelas até o fim das mensurações. Os resultados obtidos com base na eficiência relativa mostraram que o melhor método para estimativa das variáveis estudadas foi o da parcela sem estratificação. Entretanto, não houve diferença estatística significativa entre as estimativas das duas configurações, assim, devido ao menor tempo consumido na medição e alocação das parcelas, pode-se concluir que a configuração com estratificação apresentou o melhor custo-benefício.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-11T00:39:24Z
2018-04-11T00:39:24Z
2018-04-10
2018-05-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, Sinop, v. 5, n. esp., p. 574-580, dez. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090399
identifier_str_mv Nativa, Sinop, v. 5, n. esp., p. 574-580, dez. 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503451991867392