Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, C. M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: HANSEL, F. A., RADOMSKI, M. I., VERDECKIN, M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315468
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade do uso de digestão em microondas na determinação colorimétrica de silício em amostras de tecido vegetal de espécies florestais. Nos testes realizados, o coeficiente de correlação (r) foi de 0,998 para a faixa de concentração de 0,4 até 7 mg.g-1. As recuperações realizadas, a partir de testes de fortificação em celulose, foram superiores a 90 % para duas concentrações testadas (2 e 4 mg.g-1), so coeficiente de variação foi igual a 4,2 % e 7,0 % para a espinheira santa (Maytenus ilicifolia) e eucalipto (Eucalyptus benthamii), respectivamente. A digestão por microondas foi comparada com a digestão por autoclave em teste interlaboratorial, sendo que os erros relativos apresentaram-se menores que 17 % para todas as amostras testadas. Considerando os resultados obtidos, a abertura das amostras de tecido foliar de espécies florestais em microondas apresenta-se como uma alternativa, dentro dos limites testados, na dosagem de silício pelo método colorimétrico, com leitura realizada no comprimento de onda de 410 nm.
id EMBR_d13152bb51f01413e2a531ac38453360
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315468
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.ColorimetriaDigestãoFolhaSilícioEucalyptus benthamiiMaytenus ilicifoliaEste trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade do uso de digestão em microondas na determinação colorimétrica de silício em amostras de tecido vegetal de espécies florestais. Nos testes realizados, o coeficiente de correlação (r) foi de 0,998 para a faixa de concentração de 0,4 até 7 mg.g-1. As recuperações realizadas, a partir de testes de fortificação em celulose, foram superiores a 90 % para duas concentrações testadas (2 e 4 mg.g-1), so coeficiente de variação foi igual a 4,2 % e 7,0 % para a espinheira santa (Maytenus ilicifolia) e eucalipto (Eucalyptus benthamii), respectivamente. A digestão por microondas foi comparada com a digestão por autoclave em teste interlaboratorial, sendo que os erros relativos apresentaram-se menores que 17 % para todas as amostras testadas. Considerando os resultados obtidos, a abertura das amostras de tecido foliar de espécies florestais em microondas apresenta-se como uma alternativa, dentro dos limites testados, na dosagem de silício pelo método colorimétrico, com leitura realizada no comprimento de onda de 410 nm.Nota Científica.Claudia Mara Pereira, Embrapa Florestas; Fabricio Augusto Hansel, Embrapa Florestas; Maria Izabel Radomski, Instituto Agronômico do Paraná; Maisa Gottardo Verdeckin, UFPR.PEREIRA, C. M.HANSEL, F. A.RADOMSKI, M. I.VERDECKIN, M. G.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-02-0420082017-06-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 56, p. 105-109, jan./jun. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:13:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/315468Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:13:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:13:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
title Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
spellingShingle Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
PEREIRA, C. M.
Colorimetria
Digestão
Folha
Silício
Eucalyptus benthamii
Maytenus ilicifolia
title_short Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
title_full Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
title_fullStr Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
title_full_unstemmed Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
title_sort Microondas como alternativa na abertura de amostras para dosagem de silício em tecido foliar de espécies florestais por determinação colorimétrica.
author PEREIRA, C. M.
author_facet PEREIRA, C. M.
HANSEL, F. A.
RADOMSKI, M. I.
VERDECKIN, M. G.
author_role author
author2 HANSEL, F. A.
RADOMSKI, M. I.
VERDECKIN, M. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Claudia Mara Pereira, Embrapa Florestas; Fabricio Augusto Hansel, Embrapa Florestas; Maria Izabel Radomski, Instituto Agronômico do Paraná; Maisa Gottardo Verdeckin, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, C. M.
HANSEL, F. A.
RADOMSKI, M. I.
VERDECKIN, M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Colorimetria
Digestão
Folha
Silício
Eucalyptus benthamii
Maytenus ilicifolia
topic Colorimetria
Digestão
Folha
Silício
Eucalyptus benthamii
Maytenus ilicifolia
description Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade do uso de digestão em microondas na determinação colorimétrica de silício em amostras de tecido vegetal de espécies florestais. Nos testes realizados, o coeficiente de correlação (r) foi de 0,998 para a faixa de concentração de 0,4 até 7 mg.g-1. As recuperações realizadas, a partir de testes de fortificação em celulose, foram superiores a 90 % para duas concentrações testadas (2 e 4 mg.g-1), so coeficiente de variação foi igual a 4,2 % e 7,0 % para a espinheira santa (Maytenus ilicifolia) e eucalipto (Eucalyptus benthamii), respectivamente. A digestão por microondas foi comparada com a digestão por autoclave em teste interlaboratorial, sendo que os erros relativos apresentaram-se menores que 17 % para todas as amostras testadas. Considerando os resultados obtidos, a abertura das amostras de tecido foliar de espécies florestais em microondas apresenta-se como uma alternativa, dentro dos limites testados, na dosagem de silício pelo método colorimétrico, com leitura realizada no comprimento de onda de 410 nm.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-04
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-06-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 56, p. 105-109, jan./jun. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315468
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 56, p. 105-109, jan./jun. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503366420725760