Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, D. C. G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: CAMOLESE, A. C., BOTELHO, L., YAMANAKA, N., PINHEIRO, M., FRAGA, T. R., MAIA, M. S., RINCÃO, M. P., NOVAES, R. M. L., ARIAS, C. A. A., ABDELNOOR, R. V.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929385
Resumo: A ferrugem asiática (FAS) é uma importante doença que afeta o cultivo da soja no Brasil. Pelo menos seis genes de resistência diferentes em soja foram descobertos para a FAS. Através do acúmulo destes genes em uma única linhagem, processo chamado de piramidação, é possível se obter resistência de amplo espectro e duradoura, capaz de contornar a falha histórica dos mecanismos de resistência vertical. O presente trabalho teve por objetivo avaliar fenotipicamente a reação de populações do programa de melhoramento da Embrapa Soja, segregantes para diferentes combinações de dois genes de resistência à FAS, visando a determinar quais materiais são promissores para o desenvolvimento de variedades com resistência duradoura e de amplo espectro. Foram realizados cruzamentos com múltiplos parentais, seleção fenotípica qualitativa na geração F2, e avançadas as populações até a geração F5, na qual houve a avaliação fenotípica quantitativa de lesões de ferrugem para os seguintes caracteres: nível de esporulação, número de urédias em 15 lesões e número de urédias abertas em 15 lesões. Foi possível estimar a contribuição de cada combinação de genes Rpp para a resistência à ferrugem quando acumulados no germoplasma brasileiro e confrontadas com inóculo brasileiro. Apesar do claro efeito do germoplasma portador do gene de resistência sobre seu desempenho, as diferentes combinações gênicas foram preponderantes na determinação do desempenho do material.
id EMBR_d1e374a355d105d460195ca32e34ddd1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/929385
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.SojaA ferrugem asiática (FAS) é uma importante doença que afeta o cultivo da soja no Brasil. Pelo menos seis genes de resistência diferentes em soja foram descobertos para a FAS. Através do acúmulo destes genes em uma única linhagem, processo chamado de piramidação, é possível se obter resistência de amplo espectro e duradoura, capaz de contornar a falha histórica dos mecanismos de resistência vertical. O presente trabalho teve por objetivo avaliar fenotipicamente a reação de populações do programa de melhoramento da Embrapa Soja, segregantes para diferentes combinações de dois genes de resistência à FAS, visando a determinar quais materiais são promissores para o desenvolvimento de variedades com resistência duradoura e de amplo espectro. Foram realizados cruzamentos com múltiplos parentais, seleção fenotípica qualitativa na geração F2, e avançadas as populações até a geração F5, na qual houve a avaliação fenotípica quantitativa de lesões de ferrugem para os seguintes caracteres: nível de esporulação, número de urédias em 15 lesões e número de urédias abertas em 15 lesões. Foi possível estimar a contribuição de cada combinação de genes Rpp para a resistência à ferrugem quando acumulados no germoplasma brasileiro e confrontadas com inóculo brasileiro. Apesar do claro efeito do germoplasma portador do gene de resistência sobre seu desempenho, as diferentes combinações gênicas foram preponderantes na determinação do desempenho do material.CNPSo; UNOPAR; UEL; JIRCAS; UNOPAR; UNOPAR; UNOPAR; UEL; CNPSo; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO.SILVA, D. C. G.CAMOLESE, A. C.BOTELHO, L.YAMANAKA, N.PINHEIRO, M.FRAGA, T. R.MAIA, M. S.RINCÃO, M. P.NOVAES, R. M. L.ARIAS, C. A. A.ABDELNOOR, R. V.2012-07-25T11:11:11Z2012-07-25T11:11:11Z2012-07-2520122012-08-14T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.4 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:18:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/929385Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:18:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
title Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
spellingShingle Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
SILVA, D. C. G.
Soja
title_short Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
title_full Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
title_fullStr Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
title_full_unstemmed Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
title_sort Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
author SILVA, D. C. G.
author_facet SILVA, D. C. G.
CAMOLESE, A. C.
BOTELHO, L.
YAMANAKA, N.
PINHEIRO, M.
FRAGA, T. R.
MAIA, M. S.
RINCÃO, M. P.
NOVAES, R. M. L.
ARIAS, C. A. A.
ABDELNOOR, R. V.
author_role author
author2 CAMOLESE, A. C.
BOTELHO, L.
YAMANAKA, N.
PINHEIRO, M.
FRAGA, T. R.
MAIA, M. S.
RINCÃO, M. P.
NOVAES, R. M. L.
ARIAS, C. A. A.
ABDELNOOR, R. V.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPSo; UNOPAR; UEL; JIRCAS; UNOPAR; UNOPAR; UNOPAR; UEL; CNPSo; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, D. C. G.
CAMOLESE, A. C.
BOTELHO, L.
YAMANAKA, N.
PINHEIRO, M.
FRAGA, T. R.
MAIA, M. S.
RINCÃO, M. P.
NOVAES, R. M. L.
ARIAS, C. A. A.
ABDELNOOR, R. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Soja
topic Soja
description A ferrugem asiática (FAS) é uma importante doença que afeta o cultivo da soja no Brasil. Pelo menos seis genes de resistência diferentes em soja foram descobertos para a FAS. Através do acúmulo destes genes em uma única linhagem, processo chamado de piramidação, é possível se obter resistência de amplo espectro e duradoura, capaz de contornar a falha histórica dos mecanismos de resistência vertical. O presente trabalho teve por objetivo avaliar fenotipicamente a reação de populações do programa de melhoramento da Embrapa Soja, segregantes para diferentes combinações de dois genes de resistência à FAS, visando a determinar quais materiais são promissores para o desenvolvimento de variedades com resistência duradoura e de amplo espectro. Foram realizados cruzamentos com múltiplos parentais, seleção fenotípica qualitativa na geração F2, e avançadas as populações até a geração F5, na qual houve a avaliação fenotípica quantitativa de lesões de ferrugem para os seguintes caracteres: nível de esporulação, número de urédias em 15 lesões e número de urédias abertas em 15 lesões. Foi possível estimar a contribuição de cada combinação de genes Rpp para a resistência à ferrugem quando acumulados no germoplasma brasileiro e confrontadas com inóculo brasileiro. Apesar do claro efeito do germoplasma portador do gene de resistência sobre seu desempenho, as diferentes combinações gênicas foram preponderantes na determinação do desempenho do material.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25T11:11:11Z
2012-07-25T11:11:11Z
2012-07-25
2012
2012-08-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929385
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
4 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695245336313856