Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, M. R. da S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: THOMAZINI, M. J.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/502666
Resumo: O Estado do Acre possui cerca de 780 ha plantados de laranja, limão e tangerina, representando a segunda maior área plantada em frutíferas. A produção total não atende à demanda do mercado local, dependendo da importação de frutas de outros estados brasileiros. Entre as principais causas dessa situação de baixa produtividade estão a não diversificação de porta-enxertos, a utilização de mudas de baixa qualidade adquiridas de viveiristas de outras regiões, o baixo período de oferta de frutos, o manejo inadequado e o aparecimento de pragas e doenças. Com relação às pragas, não há relatos das perdas ocasionadas por esses organismos na citricultura acreana, e o reconhecimento das pragas, seus danos e inimigos naturais mais importantes é premissa básica para a implantação de um manejo adequado às condições locais. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais pragas na cultura dos citros no Estado do Acre e seus inimigos naturais mais importantes.
id EMBR_d2cea3e0c1ab4e07d5d25b704542adee
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/502666
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.Plagas de plantasIdentificación de especiesRio Branco (AC)Plácido de Castro (AC)Porto Acre (AC)Brasiléia (AC)AcreAmazônia OcidentalWestern AmazonAmazonia OccidentalFruta CítricaPraga de PlantaIdentificaçãoCitrusPlant pestsSpecies identificationO Estado do Acre possui cerca de 780 ha plantados de laranja, limão e tangerina, representando a segunda maior área plantada em frutíferas. A produção total não atende à demanda do mercado local, dependendo da importação de frutas de outros estados brasileiros. Entre as principais causas dessa situação de baixa produtividade estão a não diversificação de porta-enxertos, a utilização de mudas de baixa qualidade adquiridas de viveiristas de outras regiões, o baixo período de oferta de frutos, o manejo inadequado e o aparecimento de pragas e doenças. Com relação às pragas, não há relatos das perdas ocasionadas por esses organismos na citricultura acreana, e o reconhecimento das pragas, seus danos e inimigos naturais mais importantes é premissa básica para a implantação de um manejo adequado às condições locais. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais pragas na cultura dos citros no Estado do Acre e seus inimigos naturais mais importantes.MARIA ROSÂNGELA DA SILVA MELO, Universidade Federal do Acre (Ufac)MARCILIO JOSE THOMAZINI, CPAF-AC.MELO, M. R. da S.THOMAZINI, M. J.2018-09-01T00:41:17Z2018-09-01T00:41:17Z2005-10-0420032019-01-14T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD ROM.1 p.In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq//UFAC, 12., 2003, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Ufac, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/502666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-01T00:41:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/502666Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-01T00:41:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
title Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
spellingShingle Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
MELO, M. R. da S.
Plagas de plantas
Identificación de especies
Rio Branco (AC)
Plácido de Castro (AC)
Porto Acre (AC)
Brasiléia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Fruta Cítrica
Praga de Planta
Identificação
Citrus
Plant pests
Species identification
title_short Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
title_full Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
title_fullStr Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
title_full_unstemmed Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
title_sort Determinação das principais pragas e inimigos naturais em citros no estado do Acre.
author MELO, M. R. da S.
author_facet MELO, M. R. da S.
THOMAZINI, M. J.
author_role author
author2 THOMAZINI, M. J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA ROSÂNGELA DA SILVA MELO, Universidade Federal do Acre (Ufac)
MARCILIO JOSE THOMAZINI, CPAF-AC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, M. R. da S.
THOMAZINI, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Plagas de plantas
Identificación de especies
Rio Branco (AC)
Plácido de Castro (AC)
Porto Acre (AC)
Brasiléia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Fruta Cítrica
Praga de Planta
Identificação
Citrus
Plant pests
Species identification
topic Plagas de plantas
Identificación de especies
Rio Branco (AC)
Plácido de Castro (AC)
Porto Acre (AC)
Brasiléia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Fruta Cítrica
Praga de Planta
Identificação
Citrus
Plant pests
Species identification
description O Estado do Acre possui cerca de 780 ha plantados de laranja, limão e tangerina, representando a segunda maior área plantada em frutíferas. A produção total não atende à demanda do mercado local, dependendo da importação de frutas de outros estados brasileiros. Entre as principais causas dessa situação de baixa produtividade estão a não diversificação de porta-enxertos, a utilização de mudas de baixa qualidade adquiridas de viveiristas de outras regiões, o baixo período de oferta de frutos, o manejo inadequado e o aparecimento de pragas e doenças. Com relação às pragas, não há relatos das perdas ocasionadas por esses organismos na citricultura acreana, e o reconhecimento das pragas, seus danos e inimigos naturais mais importantes é premissa básica para a implantação de um manejo adequado às condições locais. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais pragas na cultura dos citros no Estado do Acre e seus inimigos naturais mais importantes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2005-10-04
2018-09-01T00:41:17Z
2018-09-01T00:41:17Z
2019-01-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq//UFAC, 12., 2003, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Ufac, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/502666
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq//UFAC, 12., 2003, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Ufac, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/502666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD ROM.
1 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695523589586944