Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIXO, A. A.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: MACHADO, P. L. O. de A., GUIMARAES, C. M., SILVA, C. A., FADIGAS, F. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337540
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de sistemas de cultivo sobre os estoques de carbono e nitrogênio e sobre a distribuição de frações (leve e pesada) da matéria orgânica de Latossolo Vermelho-Amarelo, em experimento da Embrapa Arroz e Feijão (GO). Os tratamentos amostrados consistiram da combinação de dois sistemas de preparo do solo (plantio direto e aração mais gradagem do solo) com duas rotações: (1) pousio/arroz ? pousio/soja e (2) crotalária/arroz ? milheto/soja. Como referência, foi amostrada também uma área de Cerrado, nas adjacências do local do experimento. As determinações de C e N das diferentes frações orgânicas foram realizadas entre os meses de janeiro e agosto de 2000. Em relação ao Cerrado, houve uma redução de cerca de 50 % nos teores de C e N dos solos cultivados. Os estoques de C e N nas áreas cultivadas não se mostraram inferiores nas áreas com revolvimento de solo, em relação às áreas sob plantio direto. A maior parte (60-90 %) do carbono mostrou-se associada às frações granulométricas mais finas e a aração do solo aumentou esta tendência. Os teores de C nas frações leves foram reduzidos com a substituição da vegetação de Cerrado pelos agroecossistemas, e essa fração da matéria orgânica do solo (MOS) caracterizou-se como o indicador mais sensível das alterações causadas pelos sistemas de cultivo avaliados sobre o teor da MOS.
id EMBR_d2dd9f3b0366530fcdbb3539905df6d9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/337540
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.Solo sob florestaPreparoFracionamento fisicoMatéria OrgânicaRotação de CulturaSoloEste estudo teve por objetivo avaliar o efeito de sistemas de cultivo sobre os estoques de carbono e nitrogênio e sobre a distribuição de frações (leve e pesada) da matéria orgânica de Latossolo Vermelho-Amarelo, em experimento da Embrapa Arroz e Feijão (GO). Os tratamentos amostrados consistiram da combinação de dois sistemas de preparo do solo (plantio direto e aração mais gradagem do solo) com duas rotações: (1) pousio/arroz ? pousio/soja e (2) crotalária/arroz ? milheto/soja. Como referência, foi amostrada também uma área de Cerrado, nas adjacências do local do experimento. As determinações de C e N das diferentes frações orgânicas foram realizadas entre os meses de janeiro e agosto de 2000. Em relação ao Cerrado, houve uma redução de cerca de 50 % nos teores de C e N dos solos cultivados. Os estoques de C e N nas áreas cultivadas não se mostraram inferiores nas áreas com revolvimento de solo, em relação às áreas sob plantio direto. A maior parte (60-90 %) do carbono mostrou-se associada às frações granulométricas mais finas e a aração do solo aumentou esta tendência. Os teores de C nas frações leves foram reduzidos com a substituição da vegetação de Cerrado pelos agroecossistemas, e essa fração da matéria orgânica do solo (MOS) caracterizou-se como o indicador mais sensível das alterações causadas pelos sistemas de cultivo avaliados sobre o teor da MOS.A. A. FREIXO, UFRRJPEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPSCLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAFCARLOS ALBERTO SILVA, CNPSF. S. FADIGAS, UFRRJ.FREIXO, A. A.MACHADO, P. L. O. de A.GUIMARAES, C. M.SILVA, C. A.FADIGAS, F. S.2018-10-12T00:42:58Z2018-10-12T00:42:58Z2002-11-2220022018-10-12T00:42:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 2, p. 425-434, abr./jun. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-12T00:43:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/337540Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-10-12T00:43:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-12T00:43:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
title Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
spellingShingle Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
FREIXO, A. A.
Solo sob floresta
Preparo
Fracionamento fisico
Matéria Orgânica
Rotação de Cultura
Solo
title_short Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
title_full Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
title_fullStr Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
title_full_unstemmed Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
title_sort Estoques de carbono e nitrogênio e distribuição de frações orgânicas de Latossolo do cerrado sob diferentes sistemas de cultivo.
author FREIXO, A. A.
author_facet FREIXO, A. A.
MACHADO, P. L. O. de A.
GUIMARAES, C. M.
SILVA, C. A.
FADIGAS, F. S.
author_role author
author2 MACHADO, P. L. O. de A.
GUIMARAES, C. M.
SILVA, C. A.
FADIGAS, F. S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv A. A. FREIXO, UFRRJ
PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPS
CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF
CARLOS ALBERTO SILVA, CNPS
F. S. FADIGAS, UFRRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIXO, A. A.
MACHADO, P. L. O. de A.
GUIMARAES, C. M.
SILVA, C. A.
FADIGAS, F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Solo sob floresta
Preparo
Fracionamento fisico
Matéria Orgânica
Rotação de Cultura
Solo
topic Solo sob floresta
Preparo
Fracionamento fisico
Matéria Orgânica
Rotação de Cultura
Solo
description Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de sistemas de cultivo sobre os estoques de carbono e nitrogênio e sobre a distribuição de frações (leve e pesada) da matéria orgânica de Latossolo Vermelho-Amarelo, em experimento da Embrapa Arroz e Feijão (GO). Os tratamentos amostrados consistiram da combinação de dois sistemas de preparo do solo (plantio direto e aração mais gradagem do solo) com duas rotações: (1) pousio/arroz ? pousio/soja e (2) crotalária/arroz ? milheto/soja. Como referência, foi amostrada também uma área de Cerrado, nas adjacências do local do experimento. As determinações de C e N das diferentes frações orgânicas foram realizadas entre os meses de janeiro e agosto de 2000. Em relação ao Cerrado, houve uma redução de cerca de 50 % nos teores de C e N dos solos cultivados. Os estoques de C e N nas áreas cultivadas não se mostraram inferiores nas áreas com revolvimento de solo, em relação às áreas sob plantio direto. A maior parte (60-90 %) do carbono mostrou-se associada às frações granulométricas mais finas e a aração do solo aumentou esta tendência. Os teores de C nas frações leves foram reduzidos com a substituição da vegetação de Cerrado pelos agroecossistemas, e essa fração da matéria orgânica do solo (MOS) caracterizou-se como o indicador mais sensível das alterações causadas pelos sistemas de cultivo avaliados sobre o teor da MOS.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-22
2002
2018-10-12T00:42:58Z
2018-10-12T00:42:58Z
2018-10-12T00:42:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 2, p. 425-434, abr./jun. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337540
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 2, p. 425-434, abr./jun. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503463615332352