Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FACHINI, B. C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: TULLIO, R. R., BERNDT, A., NASSU, R. T., CHAVES, A. S., RODRIGUES, A. B. B., JACOB, B. M. da S., ALENCAR, M. M. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929819
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os pesos dos cortes comerciais de carne de 27 tourinhos e 31 novilhas, filhos de vacas ½ Angus x ½ Nelore e vacas ½ Simental x ½ Nelore, inseminadas com sêmen de touros das raças Angus e Limousin. Os animais foram desmamados aproximadamente aos 250 dias de idade, distribuídos de acordo com sexo e grupo genético, confinados em baias individuais descobertas e com consumo ad libitum. Os machos apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas para o peso do dianteiro, do traseiro especial e da ponta de agulha. Os machos tiveram maiores médias (P≤0,05) para os cortes dianteiros (paleta, músculo, acém, pescoço, peito e ossos) que as fêmeas. Para os cortes traseiros (contrafilé, filé mignon, picanha, picanha grill, alcatra, coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho e ossos), os machos também apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas. Já para aparas comestíveis (bananinha, músculo traseiro, aranha, capa do filé e cordão), as fêmeas apresentaram maiores médias (P≤0,05) que os machos. Em relação ao fraldão, os animais filhos de Angus tiveram maior média (P≤0,05) que os filhos de Limousin. Todos os cruzamentos avaliados possibilitaram o abate dos animais aos 12 meses de idade, independentemente do sexo.
id EMBR_d47f00a3abf705d297c2434effe70e64
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/929819
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.Cortes cárneosRaça LimousinBos IndicusBos TaurusAngusEste trabalho teve como objetivo principal avaliar os pesos dos cortes comerciais de carne de 27 tourinhos e 31 novilhas, filhos de vacas ½ Angus x ½ Nelore e vacas ½ Simental x ½ Nelore, inseminadas com sêmen de touros das raças Angus e Limousin. Os animais foram desmamados aproximadamente aos 250 dias de idade, distribuídos de acordo com sexo e grupo genético, confinados em baias individuais descobertas e com consumo ad libitum. Os machos apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas para o peso do dianteiro, do traseiro especial e da ponta de agulha. Os machos tiveram maiores médias (P≤0,05) para os cortes dianteiros (paleta, músculo, acém, pescoço, peito e ossos) que as fêmeas. Para os cortes traseiros (contrafilé, filé mignon, picanha, picanha grill, alcatra, coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho e ossos), os machos também apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas. Já para aparas comestíveis (bananinha, músculo traseiro, aranha, capa do filé e cordão), as fêmeas apresentaram maiores médias (P≤0,05) que os machos. Em relação ao fraldão, os animais filhos de Angus tiveram maior média (P≤0,05) que os filhos de Limousin. Todos os cruzamentos avaliados possibilitaram o abate dos animais aos 12 meses de idade, independentemente do sexo.BRUNO CALDEIRA FACHINI, GRADUANDO EM AGRONOMIA/UNESP/JABOTICABAL; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; AMALIA SATURNINO CHAVES, DOUTORANDO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESALQ/PIRACICABA; ANA BEATRIZ BERTONCELLO RODRIGUES, Mestranda pós graduação em zootecnia FCAV/UNESP.; BIANCA MARIA DA SILVA JACOB, GRADUANDA EM NUTRIÇÃO - UNICEP/SÃO CARLOS, SP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.FACHINI, B. C.TULLIO, R. R.BERNDT, A.NASSU, R. T.CHAVES, A. S.RODRIGUES, A. B. B.JACOB, B. M. da S.ALENCAR, M. M. de2012-07-30T11:11:11Z2012-07-30T11:11:11Z2012-07-3020122016-02-24T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROMIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. Aprodução animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:00:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/929819Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:00:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
title Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
spellingShingle Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
FACHINI, B. C.
Cortes cárneos
Raça Limousin
Bos Indicus
Bos Taurus
Angus
title_short Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
title_full Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
title_fullStr Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
title_full_unstemmed Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
title_sort Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
author FACHINI, B. C.
author_facet FACHINI, B. C.
TULLIO, R. R.
BERNDT, A.
NASSU, R. T.
CHAVES, A. S.
RODRIGUES, A. B. B.
JACOB, B. M. da S.
ALENCAR, M. M. de
author_role author
author2 TULLIO, R. R.
BERNDT, A.
NASSU, R. T.
CHAVES, A. S.
RODRIGUES, A. B. B.
JACOB, B. M. da S.
ALENCAR, M. M. de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRUNO CALDEIRA FACHINI, GRADUANDO EM AGRONOMIA/UNESP/JABOTICABAL; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; AMALIA SATURNINO CHAVES, DOUTORANDO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESALQ/PIRACICABA; ANA BEATRIZ BERTONCELLO RODRIGUES, Mestranda pós graduação em zootecnia FCAV/UNESP.; BIANCA MARIA DA SILVA JACOB, GRADUANDA EM NUTRIÇÃO - UNICEP/SÃO CARLOS, SP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv FACHINI, B. C.
TULLIO, R. R.
BERNDT, A.
NASSU, R. T.
CHAVES, A. S.
RODRIGUES, A. B. B.
JACOB, B. M. da S.
ALENCAR, M. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Cortes cárneos
Raça Limousin
Bos Indicus
Bos Taurus
Angus
topic Cortes cárneos
Raça Limousin
Bos Indicus
Bos Taurus
Angus
description Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os pesos dos cortes comerciais de carne de 27 tourinhos e 31 novilhas, filhos de vacas ½ Angus x ½ Nelore e vacas ½ Simental x ½ Nelore, inseminadas com sêmen de touros das raças Angus e Limousin. Os animais foram desmamados aproximadamente aos 250 dias de idade, distribuídos de acordo com sexo e grupo genético, confinados em baias individuais descobertas e com consumo ad libitum. Os machos apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas para o peso do dianteiro, do traseiro especial e da ponta de agulha. Os machos tiveram maiores médias (P≤0,05) para os cortes dianteiros (paleta, músculo, acém, pescoço, peito e ossos) que as fêmeas. Para os cortes traseiros (contrafilé, filé mignon, picanha, picanha grill, alcatra, coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho e ossos), os machos também apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas. Já para aparas comestíveis (bananinha, músculo traseiro, aranha, capa do filé e cordão), as fêmeas apresentaram maiores médias (P≤0,05) que os machos. Em relação ao fraldão, os animais filhos de Angus tiveram maior média (P≤0,05) que os filhos de Limousin. Todos os cruzamentos avaliados possibilitaram o abate dos animais aos 12 meses de idade, independentemente do sexo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30T11:11:11Z
2012-07-30T11:11:11Z
2012-07-30
2012
2016-02-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. Aprodução animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929819
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. Aprodução animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695245816561664