Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZZANO, H. G. Q.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: JAUME, C. M., MORAES, J. C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094358
Resumo: A fertilidade das vacas com cria ao pé é o principal fator limitante da rentabilidade dos sistemas de produção de bovinos de corte no Rio Grande do Sul. O alvo deste estudo foi avaliar a fertilidade pós-parto de vacas de corte, submetidas a diferentes condições de: aleitamento, suplementação hormonal, condição corporal, período pós-parto e época de acasalamento. Foram efetuados quatro experimentos incluindo suplementação com progestágeno em vacas paridas no outono e desmamadas entre 45-75 dias pós-parto; suplementação com progestágeno em vacas de corte paridas na primavera e desmamadas entre 60-81 dias pósparto; suplementação com progestágeno associada à desmame total ou durante 96 horas em função da condição corporal; e, ainda a investigação comparativa da suplementação com progestágeno associada ao desmame temporário ou aleitamento uma vez ao dia. Os resultados dos experimentos efetuados permitiram concluir que a melhoria na fertilidade de vacas de corte pode ser obtida através da suplementação com progestágeno associado a desmame total, temporário ou mesmo aleitamento diário, em vacas paridas torno dos 60-81 dias pós-parto, desde que estas apresentem condição corporal (escala de cinco classes) superior a três na primavera e quatro no outono, sem variação negativa nos escores do início do acasalamento até o diagnóstico de gestação.
id EMBR_d542359ec4cd389ebf717286fa7d2caa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1094358
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.Vaca de CorteFertilidadePós-PartoDesmamaA fertilidade das vacas com cria ao pé é o principal fator limitante da rentabilidade dos sistemas de produção de bovinos de corte no Rio Grande do Sul. O alvo deste estudo foi avaliar a fertilidade pós-parto de vacas de corte, submetidas a diferentes condições de: aleitamento, suplementação hormonal, condição corporal, período pós-parto e época de acasalamento. Foram efetuados quatro experimentos incluindo suplementação com progestágeno em vacas paridas no outono e desmamadas entre 45-75 dias pós-parto; suplementação com progestágeno em vacas de corte paridas na primavera e desmamadas entre 60-81 dias pósparto; suplementação com progestágeno associada à desmame total ou durante 96 horas em função da condição corporal; e, ainda a investigação comparativa da suplementação com progestágeno associada ao desmame temporário ou aleitamento uma vez ao dia. Os resultados dos experimentos efetuados permitiram concluir que a melhoria na fertilidade de vacas de corte pode ser obtida através da suplementação com progestágeno associado a desmame total, temporário ou mesmo aleitamento diário, em vacas paridas torno dos 60-81 dias pós-parto, desde que estas apresentem condição corporal (escala de cinco classes) superior a três na primavera e quatro no outono, sem variação negativa nos escores do início do acasalamento até o diagnóstico de gestação.Homero Guillermo Quintela Bazzano, UFRGS; CARLOS MIGUEL JAUME EGGLETON, CPPSUL; JOSE CARLOS FERRUGEM MORAES, CPPSUL.BAZZANO, H. G. Q.JAUME, C. M.MORAES, J. C. F.2018-08-22T00:58:23Z2018-08-22T00:58:23Z2018-08-2120052018-08-22T00:58:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Scientiae Veterinariae, v. 33, n. 3, p. 277-282, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-08-22T00:58:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1094358Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-08-22T00:58:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-08-22T00:58:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
title Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
spellingShingle Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
BAZZANO, H. G. Q.
Vaca de Corte
Fertilidade
Pós-Parto
Desmama
title_short Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
title_full Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
title_fullStr Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
title_full_unstemmed Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
title_sort Sistemas de desmame precoce e fertilidade pós-parto em vacas de corte suplementadas com gestágeno.
author BAZZANO, H. G. Q.
author_facet BAZZANO, H. G. Q.
JAUME, C. M.
MORAES, J. C. F.
author_role author
author2 JAUME, C. M.
MORAES, J. C. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Homero Guillermo Quintela Bazzano, UFRGS; CARLOS MIGUEL JAUME EGGLETON, CPPSUL; JOSE CARLOS FERRUGEM MORAES, CPPSUL.
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZZANO, H. G. Q.
JAUME, C. M.
MORAES, J. C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Vaca de Corte
Fertilidade
Pós-Parto
Desmama
topic Vaca de Corte
Fertilidade
Pós-Parto
Desmama
description A fertilidade das vacas com cria ao pé é o principal fator limitante da rentabilidade dos sistemas de produção de bovinos de corte no Rio Grande do Sul. O alvo deste estudo foi avaliar a fertilidade pós-parto de vacas de corte, submetidas a diferentes condições de: aleitamento, suplementação hormonal, condição corporal, período pós-parto e época de acasalamento. Foram efetuados quatro experimentos incluindo suplementação com progestágeno em vacas paridas no outono e desmamadas entre 45-75 dias pós-parto; suplementação com progestágeno em vacas de corte paridas na primavera e desmamadas entre 60-81 dias pósparto; suplementação com progestágeno associada à desmame total ou durante 96 horas em função da condição corporal; e, ainda a investigação comparativa da suplementação com progestágeno associada ao desmame temporário ou aleitamento uma vez ao dia. Os resultados dos experimentos efetuados permitiram concluir que a melhoria na fertilidade de vacas de corte pode ser obtida através da suplementação com progestágeno associado a desmame total, temporário ou mesmo aleitamento diário, em vacas paridas torno dos 60-81 dias pós-parto, desde que estas apresentem condição corporal (escala de cinco classes) superior a três na primavera e quatro no outono, sem variação negativa nos escores do início do acasalamento até o diagnóstico de gestação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2018-08-22T00:58:23Z
2018-08-22T00:58:23Z
2018-08-21
2018-08-22T00:58:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Scientiae Veterinariae, v. 33, n. 3, p. 277-282, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094358
identifier_str_mv Acta Scientiae Veterinariae, v. 33, n. 3, p. 277-282, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503460746428416