Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, L. S. da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: WENDLING, I., GROSSI, F., REISSMANN, C. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662527
Resumo: Este estudo objetivou determinar a influência de diferentes doses de nitrogênio e formulações de substratos na miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden. O minijardim clonal foi constituído de mudas com 90 dias de idade, em tubetes de 55 cm3, em substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita. As doses de N testadas foram de 0,2; 0,4; e 0,6 g L-1 (fonte utilizada: NH4NO3), em rega semanal com 10 mL da solução por tubete. Foram testadas cinco diferentes misturas com os seguintes substratos: substrato comercial à base de casca de pinus, vermiculita média, casca de arroz carbonizada e adubação incorporada. A sobrevivência das minicepas foi de 100% até a 10ª coleta, a partir da qual se observou pequena mortalidade (1 minicepa no tratamento 0,4 g L-1). As doses de N apresentaram relação direta com todas as características avaliadas, ou seja, quanto maior a dose de N, maiores os valores de produtividade das minicepas, sobrevivência das miniestacas e altura e diâmetro das mudas formadas. Os substratos apresentaram desempenho estatisticamente distinto na sobrevivência e formação das mudas (diâmetro do colo e altura) e vigor vegetativo das mudas formadas. Pelos resultados, pode-se afirmar que o processo de miniestaquia de E. dunnii é influenciado pela fertirrigação nitrogenada e pelo substrato, sendo aconselhada a dose de 0,6 g L-1 e o substrato formado pela mistura de substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita + vermiculita média + casca de arroz carbonizada (1:1:1) + adubação incorporada.
id EMBR_d56ce2318a71e4a3c9780a6fd5f04355
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/662527
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.Eucalyptus dunniiPropagação vegetalEstaquiaFertilizaçãoSilvicultura clonalEucaliptoEste estudo objetivou determinar a influência de diferentes doses de nitrogênio e formulações de substratos na miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden. O minijardim clonal foi constituído de mudas com 90 dias de idade, em tubetes de 55 cm3, em substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita. As doses de N testadas foram de 0,2; 0,4; e 0,6 g L-1 (fonte utilizada: NH4NO3), em rega semanal com 10 mL da solução por tubete. Foram testadas cinco diferentes misturas com os seguintes substratos: substrato comercial à base de casca de pinus, vermiculita média, casca de arroz carbonizada e adubação incorporada. A sobrevivência das minicepas foi de 100% até a 10ª coleta, a partir da qual se observou pequena mortalidade (1 minicepa no tratamento 0,4 g L-1). As doses de N apresentaram relação direta com todas as características avaliadas, ou seja, quanto maior a dose de N, maiores os valores de produtividade das minicepas, sobrevivência das miniestacas e altura e diâmetro das mudas formadas. Os substratos apresentaram desempenho estatisticamente distinto na sobrevivência e formação das mudas (diâmetro do colo e altura) e vigor vegetativo das mudas formadas. Pelos resultados, pode-se afirmar que o processo de miniestaquia de E. dunnii é influenciado pela fertirrigação nitrogenada e pelo substrato, sendo aconselhada a dose de 0,6 g L-1 e o substrato formado pela mistura de substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita + vermiculita média + casca de arroz carbonizada (1:1:1) + adubação incorporada.LUCAS SCHEIDT DA ROSA, Pós-graduação UFPR; IVAR WENDLING, CNPF; FERNANDO GROSSI, UFPR; CARLOS BRUNO REISSMANN, UFPR.ROSA, L. S. daWENDLING, I.GROSSI, F.REISSMANN, C. B.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-03-2920092015-02-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, Viçosa, v. 33, n. 6, p. 1025-1035, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:11:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/662527Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:11:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:11:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
title Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
spellingShingle Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
ROSA, L. S. da
Eucalyptus dunnii
Propagação vegetal
Estaquia
Fertilização
Silvicultura clonal
Eucalipto
title_short Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
title_full Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
title_fullStr Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
title_full_unstemmed Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
title_sort Efeito da dose de nitrogênio e de formulações de substratos da miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden.
author ROSA, L. S. da
author_facet ROSA, L. S. da
WENDLING, I.
GROSSI, F.
REISSMANN, C. B.
author_role author
author2 WENDLING, I.
GROSSI, F.
REISSMANN, C. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCAS SCHEIDT DA ROSA, Pós-graduação UFPR; IVAR WENDLING, CNPF; FERNANDO GROSSI, UFPR; CARLOS BRUNO REISSMANN, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, L. S. da
WENDLING, I.
GROSSI, F.
REISSMANN, C. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Eucalyptus dunnii
Propagação vegetal
Estaquia
Fertilização
Silvicultura clonal
Eucalipto
topic Eucalyptus dunnii
Propagação vegetal
Estaquia
Fertilização
Silvicultura clonal
Eucalipto
description Este estudo objetivou determinar a influência de diferentes doses de nitrogênio e formulações de substratos na miniestaquia de Eucalyptus dunnii Maiden. O minijardim clonal foi constituído de mudas com 90 dias de idade, em tubetes de 55 cm3, em substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita. As doses de N testadas foram de 0,2; 0,4; e 0,6 g L-1 (fonte utilizada: NH4NO3), em rega semanal com 10 mL da solução por tubete. Foram testadas cinco diferentes misturas com os seguintes substratos: substrato comercial à base de casca de pinus, vermiculita média, casca de arroz carbonizada e adubação incorporada. A sobrevivência das minicepas foi de 100% até a 10ª coleta, a partir da qual se observou pequena mortalidade (1 minicepa no tratamento 0,4 g L-1). As doses de N apresentaram relação direta com todas as características avaliadas, ou seja, quanto maior a dose de N, maiores os valores de produtividade das minicepas, sobrevivência das miniestacas e altura e diâmetro das mudas formadas. Os substratos apresentaram desempenho estatisticamente distinto na sobrevivência e formação das mudas (diâmetro do colo e altura) e vigor vegetativo das mudas formadas. Pelos resultados, pode-se afirmar que o processo de miniestaquia de E. dunnii é influenciado pela fertirrigação nitrogenada e pelo substrato, sendo aconselhada a dose de 0,6 g L-1 e o substrato formado pela mistura de substrato comercial à base de casca de pinus e vermiculita + vermiculita média + casca de arroz carbonizada (1:1:1) + adubação incorporada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-03-29
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 33, n. 6, p. 1025-1035, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662527
identifier_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 33, n. 6, p. 1025-1035, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324792258560