Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, L. F. B. de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ESPINDULA, M. C., ROCHA, R. B., TORRES, J. D., CAMPANHARO, M., PEGO, W. F. O., ROSA, S. E. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134811
Resumo: O conhecimento da expressão de características associadas a tolerância a seca é importante para mitigar os impactos na produção cafeeira em um cenário de mudanças climáticas. Objetivou-se com o presente trabalho entender a divergência de natureza genética entre genótipos de Coffea canephora cultivados na Amazônia Ocidental, com base em características vegetativas e anatômicas foliares. Para isso, quinze genótipos foram avaliados em delineamento de blocos casualizados com cinco repetições de uma planta por parcela, para análise de três características vegetativas (área foliar, volume de raiz, massa seca total) e cinco características anatômicas foliares (diâmetro polar e equatorial; densidade e número de estômatos e área estomática). Os dados foram interpretados utilizando análise de variância e o teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05). Para quantificar a divergência genética foi interpretado o agrupamento estimado pelo método de otimização de Tocher e a dispersão no plano obtida utilizando a técnica de componentes principais. O agrupamento de Tocher separou os 15 clones em cinco grupos, e a dispersão no plano em três grupos. A densidade estomática foi a característica que mais contribuiu para a dissimilaridade entre os genótipos com potencial para ser utilizada em estudos futuros de seleção de genótipos tolerantes ao déficit hídrico. O genótipo BRS 3213 apresentou maior dissimilaridade genética, constituindo um grupo isolado dos demais genótipos quanto as características anatômicas. Os Híbridos 12 e 15 apresentam características anatômicas foliares com maior potencial de tolerância a seca.
id EMBR_d6462a3e9eb9bb3b528108fe024df6aa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134811
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.ToleranceLeaf anatomyStomatal densityDrought resistanceO conhecimento da expressão de características associadas a tolerância a seca é importante para mitigar os impactos na produção cafeeira em um cenário de mudanças climáticas. Objetivou-se com o presente trabalho entender a divergência de natureza genética entre genótipos de Coffea canephora cultivados na Amazônia Ocidental, com base em características vegetativas e anatômicas foliares. Para isso, quinze genótipos foram avaliados em delineamento de blocos casualizados com cinco repetições de uma planta por parcela, para análise de três características vegetativas (área foliar, volume de raiz, massa seca total) e cinco características anatômicas foliares (diâmetro polar e equatorial; densidade e número de estômatos e área estomática). Os dados foram interpretados utilizando análise de variância e o teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05). Para quantificar a divergência genética foi interpretado o agrupamento estimado pelo método de otimização de Tocher e a dispersão no plano obtida utilizando a técnica de componentes principais. O agrupamento de Tocher separou os 15 clones em cinco grupos, e a dispersão no plano em três grupos. A densidade estomática foi a característica que mais contribuiu para a dissimilaridade entre os genótipos com potencial para ser utilizada em estudos futuros de seleção de genótipos tolerantes ao déficit hídrico. O genótipo BRS 3213 apresentou maior dissimilaridade genética, constituindo um grupo isolado dos demais genótipos quanto as características anatômicas. Os Híbridos 12 e 15 apresentam características anatômicas foliares com maior potencial de tolerância a seca.MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO.ARAÚJO, L. F. B. deESPINDULA, M. C.ROCHA, R. B.TORRES, J. D.CAMPANHARO, M.PEGO, W. F. O.ROSA, S. E. de S.2021-09-28T14:00:39Z2021-09-28T14:00:39Z2021-09-282021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSemina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 42, n. 5, p. 2717-2734, set./out. 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113481110.5433/1679-0359.2021v42n5p2717enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-09-28T14:00:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134811Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-09-28T14:00:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
title Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
spellingShingle Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
ARAÚJO, L. F. B. de
Tolerance
Leaf anatomy
Stomatal density
Drought resistance
title_short Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
title_full Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
title_fullStr Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
title_full_unstemmed Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
title_sort Genetic divergence based on leaf vegetative and anatomical traits of Coffea canephora clones.
author ARAÚJO, L. F. B. de
author_facet ARAÚJO, L. F. B. de
ESPINDULA, M. C.
ROCHA, R. B.
TORRES, J. D.
CAMPANHARO, M.
PEGO, W. F. O.
ROSA, S. E. de S.
author_role author
author2 ESPINDULA, M. C.
ROCHA, R. B.
TORRES, J. D.
CAMPANHARO, M.
PEGO, W. F. O.
ROSA, S. E. de S.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, L. F. B. de
ESPINDULA, M. C.
ROCHA, R. B.
TORRES, J. D.
CAMPANHARO, M.
PEGO, W. F. O.
ROSA, S. E. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Tolerance
Leaf anatomy
Stomatal density
Drought resistance
topic Tolerance
Leaf anatomy
Stomatal density
Drought resistance
description O conhecimento da expressão de características associadas a tolerância a seca é importante para mitigar os impactos na produção cafeeira em um cenário de mudanças climáticas. Objetivou-se com o presente trabalho entender a divergência de natureza genética entre genótipos de Coffea canephora cultivados na Amazônia Ocidental, com base em características vegetativas e anatômicas foliares. Para isso, quinze genótipos foram avaliados em delineamento de blocos casualizados com cinco repetições de uma planta por parcela, para análise de três características vegetativas (área foliar, volume de raiz, massa seca total) e cinco características anatômicas foliares (diâmetro polar e equatorial; densidade e número de estômatos e área estomática). Os dados foram interpretados utilizando análise de variância e o teste de Scott-Knott (p ≤ 0,05). Para quantificar a divergência genética foi interpretado o agrupamento estimado pelo método de otimização de Tocher e a dispersão no plano obtida utilizando a técnica de componentes principais. O agrupamento de Tocher separou os 15 clones em cinco grupos, e a dispersão no plano em três grupos. A densidade estomática foi a característica que mais contribuiu para a dissimilaridade entre os genótipos com potencial para ser utilizada em estudos futuros de seleção de genótipos tolerantes ao déficit hídrico. O genótipo BRS 3213 apresentou maior dissimilaridade genética, constituindo um grupo isolado dos demais genótipos quanto as características anatômicas. Os Híbridos 12 e 15 apresentam características anatômicas foliares com maior potencial de tolerância a seca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T14:00:39Z
2021-09-28T14:00:39Z
2021-09-28
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 42, n. 5, p. 2717-2734, set./out. 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134811
10.5433/1679-0359.2021v42n5p2717
identifier_str_mv Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 42, n. 5, p. 2717-2734, set./out. 2021.
10.5433/1679-0359.2021v42n5p2717
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134811
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695618483617792