Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MULLER, M. D.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DEMARTINI, D., CASTRO, C. R. T. de, NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do, PACIULLO, D. S. C., FERNANDES, E. N.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664221
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho inicial de plantas de pinhão manso plantadas em diferentes espaçamentos e consorciadas com pastagens de B. decumbens previamente estabelecidas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 6 repetições. Os tratamentos consistiram de 6 diferentes arranjos espaciais, sendo 5 espaçamentos em consórcio silvipastoril e 1 espaçamento convencional, em monocultivo. Embora as médias das variáveis estudadas não tenham diferido estatisticamente (P>0,05), observou-se que no espaçamento 6x3m o diâmetro das copas das plantas foi menor do que a média dos demais tratamentos. No espaçamento 6x1,5m o número de brotações por planta foi maior do que a média dos demais tratamentos e no espaçamento 3x2m as variáveis altura e diâmetro de coleto apresentaram médias menores do que nos demais.
id EMBR_d6acb3adee166bca49443a7656cf0093
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/664221
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.Produção consorciadaCultivo em consórcioSistemas silvipastorisO objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho inicial de plantas de pinhão manso plantadas em diferentes espaçamentos e consorciadas com pastagens de B. decumbens previamente estabelecidas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 6 repetições. Os tratamentos consistiram de 6 diferentes arranjos espaciais, sendo 5 espaçamentos em consórcio silvipastoril e 1 espaçamento convencional, em monocultivo. Embora as médias das variáveis estudadas não tenham diferido estatisticamente (P>0,05), observou-se que no espaçamento 6x3m o diâmetro das copas das plantas foi menor do que a média dos demais tratamentos. No espaçamento 6x1,5m o número de brotações por planta foi maior do que a média dos demais tratamentos e no espaçamento 3x2m as variáveis altura e diâmetro de coleto apresentaram médias menores do que nos demais.MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; DALMIR DEMARTINI, FACULDADE DE ITAPIRANGA; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; ÉDER RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR, FACULDADE DE ITAPIRANGA; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; ELIZABETH NOGUEIRA FERNANDES, CNPGL.MULLER, M. D.DEMARTINI, D.CASTRO, C. R. T. deNASCIMENTO JÚNIOR, E. R. doPACIULLO, D. S. C.FERNANDES, E. N.2024-05-22T16:53:05Z2024-05-22T16:53:05Z2010-04-142009Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 514-518.In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 1., 2009, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-05-22T16:53:06Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/664221Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-05-22T16:53:06Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
title Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
spellingShingle Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
MULLER, M. D.
Produção consorciada
Cultivo em consórcio
Sistemas silvipastoris
title_short Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
title_full Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
title_fullStr Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
title_full_unstemmed Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
title_sort Desempenho inicial de plantas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecidas em diferentes densidades de plantio em consórcio com pastagens.
author MULLER, M. D.
author_facet MULLER, M. D.
DEMARTINI, D.
CASTRO, C. R. T. de
NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do
PACIULLO, D. S. C.
FERNANDES, E. N.
author_role author
author2 DEMARTINI, D.
CASTRO, C. R. T. de
NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do
PACIULLO, D. S. C.
FERNANDES, E. N.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; DALMIR DEMARTINI, FACULDADE DE ITAPIRANGA; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; ÉDER RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR, FACULDADE DE ITAPIRANGA; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; ELIZABETH NOGUEIRA FERNANDES, CNPGL.
dc.contributor.author.fl_str_mv MULLER, M. D.
DEMARTINI, D.
CASTRO, C. R. T. de
NASCIMENTO JÚNIOR, E. R. do
PACIULLO, D. S. C.
FERNANDES, E. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção consorciada
Cultivo em consórcio
Sistemas silvipastoris
topic Produção consorciada
Cultivo em consórcio
Sistemas silvipastoris
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho inicial de plantas de pinhão manso plantadas em diferentes espaçamentos e consorciadas com pastagens de B. decumbens previamente estabelecidas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 6 repetições. Os tratamentos consistiram de 6 diferentes arranjos espaciais, sendo 5 espaçamentos em consórcio silvipastoril e 1 espaçamento convencional, em monocultivo. Embora as médias das variáveis estudadas não tenham diferido estatisticamente (P>0,05), observou-se que no espaçamento 6x3m o diâmetro das copas das plantas foi menor do que a média dos demais tratamentos. No espaçamento 6x1,5m o número de brotações por planta foi maior do que a média dos demais tratamentos e no espaçamento 3x2m as variáveis altura e diâmetro de coleto apresentaram médias menores do que nos demais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-04-14
2024-05-22T16:53:05Z
2024-05-22T16:53:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 1., 2009, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664221
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 1., 2009, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 514-518.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695709488480256