Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO JUNIOR, C. R.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PEREIRA, M. G., SILVA NETO, E. C. da, FONTANA, A., SANTOS, O. A. Q. dos, SOUZA, R. S. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143390
https://doi.org/10.22533/at.ed.1781917103
Resumo: A região da Baixada Litorânea Fluminense está inserida na unidade geomorfológica de "Mar de Morros", sendo o fator relevo, um dos principais responsáveis pela variabilidade de solos. Adicionalmente, a geologia composta por rochas ácidas influencia fortemente nos atributos do solo. O objetivo desse estudo foi caracterizar os atributos de solos de uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, buscando interpretar as principais limitações de uso agrícola, assim como as recomendações visando minimizar a degradação do solo. Foi selecionada uma topossequência e abertas trincheiras nas posições de terço superior (P1), terço médio (P2), terço inferior (P3) e baixada (P4). Foi realizada a descrição morfológica e análises dos atributos físicos e químicos. Os solos apresentam baixa fertilidade natural devido à natureza ácida do material de origem; alta susceptibilidade a erosão associada ao gradiente textural; baixa capacidade de armazenamento de água e retenção de cátions pelo predomínio de textura arenosa e; deficiência de oxigênio na baixada em condição de má drenagem. As principais práticas recomendadas são o cultivo de culturas perenes e manutenção da cobertura morto, minimizando a atuação de processos erosivos; manejo da matéria orgânica, aumentando a retenção de cátions e armazenamento de água e; cultivo de plantas adaptadas a condição de má drenagem e/ou implantação de sistemas de drenagem.
id EMBR_d8202d6e847bcf76935da10f362ebe91
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1143390
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.Susceptibilidade à ErosãoDrenagemSolo ArenosoSoil erosionSandy soilsDrainageA região da Baixada Litorânea Fluminense está inserida na unidade geomorfológica de "Mar de Morros", sendo o fator relevo, um dos principais responsáveis pela variabilidade de solos. Adicionalmente, a geologia composta por rochas ácidas influencia fortemente nos atributos do solo. O objetivo desse estudo foi caracterizar os atributos de solos de uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, buscando interpretar as principais limitações de uso agrícola, assim como as recomendações visando minimizar a degradação do solo. Foi selecionada uma topossequência e abertas trincheiras nas posições de terço superior (P1), terço médio (P2), terço inferior (P3) e baixada (P4). Foi realizada a descrição morfológica e análises dos atributos físicos e químicos. Os solos apresentam baixa fertilidade natural devido à natureza ácida do material de origem; alta susceptibilidade a erosão associada ao gradiente textural; baixa capacidade de armazenamento de água e retenção de cátions pelo predomínio de textura arenosa e; deficiência de oxigênio na baixada em condição de má drenagem. As principais práticas recomendadas são o cultivo de culturas perenes e manutenção da cobertura morto, minimizando a atuação de processos erosivos; manejo da matéria orgânica, aumentando a retenção de cátions e armazenamento de água e; cultivo de plantas adaptadas a condição de má drenagem e/ou implantação de sistemas de drenagem.CARLOS ROBERTO PINHEIRO JUNIOR, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; ADEMIR FONTANA, CNPS; OTAVIO AUGUSTO QUEIROZ DOS SANTOS, UFRRJ; RENATO SINQUINI DE SOUZA, UFRRJ.PINHEIRO JUNIOR, C. R.PEREIRA, M. G.SILVA NETO, E. C. daFONTANA, A.SANTOS, O. A. Q. dosSOUZA, R. S. de2022-05-25T05:04:42Z2022-05-25T05:04:42Z2022-05-242019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: TULLIO, L. (org.). Características do solo e sua interação com as plantas. Ponta Grossa: Atena, 2019. v. 2, cap. 3, p. 25-37.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143390https://doi.org/10.22533/at.ed.1781917103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-05-25T05:04:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1143390Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-05-25T05:04:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-05-25T05:04:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
title Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
spellingShingle Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
PINHEIRO JUNIOR, C. R.
Susceptibilidade à Erosão
Drenagem
Solo Arenoso
Soil erosion
Sandy soils
Drainage
title_short Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
title_full Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
title_fullStr Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
title_full_unstemmed Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
title_sort Caracterização dos solos e limitações de uso em uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, RJ.
author PINHEIRO JUNIOR, C. R.
author_facet PINHEIRO JUNIOR, C. R.
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FONTANA, A.
SANTOS, O. A. Q. dos
SOUZA, R. S. de
author_role author
author2 PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FONTANA, A.
SANTOS, O. A. Q. dos
SOUZA, R. S. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ROBERTO PINHEIRO JUNIOR, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; EDUARDO CARVALHO DA SILVA NETO, UFRRJ; ADEMIR FONTANA, CNPS; OTAVIO AUGUSTO QUEIROZ DOS SANTOS, UFRRJ; RENATO SINQUINI DE SOUZA, UFRRJ.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO JUNIOR, C. R.
PEREIRA, M. G.
SILVA NETO, E. C. da
FONTANA, A.
SANTOS, O. A. Q. dos
SOUZA, R. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Susceptibilidade à Erosão
Drenagem
Solo Arenoso
Soil erosion
Sandy soils
Drainage
topic Susceptibilidade à Erosão
Drenagem
Solo Arenoso
Soil erosion
Sandy soils
Drainage
description A região da Baixada Litorânea Fluminense está inserida na unidade geomorfológica de "Mar de Morros", sendo o fator relevo, um dos principais responsáveis pela variabilidade de solos. Adicionalmente, a geologia composta por rochas ácidas influencia fortemente nos atributos do solo. O objetivo desse estudo foi caracterizar os atributos de solos de uma topossequência na Baixada Litorânea Fluminense, buscando interpretar as principais limitações de uso agrícola, assim como as recomendações visando minimizar a degradação do solo. Foi selecionada uma topossequência e abertas trincheiras nas posições de terço superior (P1), terço médio (P2), terço inferior (P3) e baixada (P4). Foi realizada a descrição morfológica e análises dos atributos físicos e químicos. Os solos apresentam baixa fertilidade natural devido à natureza ácida do material de origem; alta susceptibilidade a erosão associada ao gradiente textural; baixa capacidade de armazenamento de água e retenção de cátions pelo predomínio de textura arenosa e; deficiência de oxigênio na baixada em condição de má drenagem. As principais práticas recomendadas são o cultivo de culturas perenes e manutenção da cobertura morto, minimizando a atuação de processos erosivos; manejo da matéria orgânica, aumentando a retenção de cátions e armazenamento de água e; cultivo de plantas adaptadas a condição de má drenagem e/ou implantação de sistemas de drenagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-05-25T05:04:42Z
2022-05-25T05:04:42Z
2022-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: TULLIO, L. (org.). Características do solo e sua interação com as plantas. Ponta Grossa: Atena, 2019. v. 2, cap. 3, p. 25-37.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143390
https://doi.org/10.22533/at.ed.1781917103
identifier_str_mv In: TULLIO, L. (org.). Características do solo e sua interação com as plantas. Ponta Grossa: Atena, 2019. v. 2, cap. 3, p. 25-37.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143390
https://doi.org/10.22533/at.ed.1781917103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503523343269888