Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, L. F. C. da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PINTO, L. B., CUADRA, S. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118300
Resumo: Resumo. O arroz tem o segundo maior volume de produção em grãos do mundo, sendo o Brasil, o nono maior produtor. O Estado do Rio Grande do Sul, é responsável por aproximadamente 70% de toda a produção nacional de arroz, fato que apresenta grande relevância socioeconômica para o Estado e para o país, uma vez que a agricultura está diretamente ligada a economia. Diversas variáveis meteorológicas exercem influência direta no desenvolvimento da cultura no Estado, como radiação solar, precipitação pluvial e principalmente temperatura. Portanto, o conhecimento de como a cultura responde as diferentes variações meteorológicas no desenvolvimento fenológico é de extrema importância e tem a modelagem como aliada. O objetivo deste trabalho foi avaliar um software computacional que auxilia a determinação das temperaturas cardinais do modelo fenológico utilizado pelo modelo ORYZA2000, auxiliando a calibração dos coeficientes para caracterização das cultivares de arroz irrigado. Pode-se constatar, através dos resultados, que as cultivares analisadas apresentam valores de temperaturas cardinais similares ao longo dos estádios de desenvolvimento abordados e que por vezes subestimam e superestimam as faixas de temperaturas propostas pela literatura. Concluiu-se, que o programa desenvolvido foi capaz de simular corretamente os processos fenológicos existentes na cultura do arroz irrigado e precisar as temperaturas cardinais ideais para duas diferentes cultivares de arroz irrigado, comumente utilizadas na lavoura gaúcha.
id EMBR_d88594bc9f099d55ca770f98def00e35
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1118300
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.Temperaturas cardinaisModelagem agrometeorologiaModelo fenológicoIrrigated riceCardinal temperaturesAgrometeorology modelingArroz IrrigadoOryza SativaResumo. O arroz tem o segundo maior volume de produção em grãos do mundo, sendo o Brasil, o nono maior produtor. O Estado do Rio Grande do Sul, é responsável por aproximadamente 70% de toda a produção nacional de arroz, fato que apresenta grande relevância socioeconômica para o Estado e para o país, uma vez que a agricultura está diretamente ligada a economia. Diversas variáveis meteorológicas exercem influência direta no desenvolvimento da cultura no Estado, como radiação solar, precipitação pluvial e principalmente temperatura. Portanto, o conhecimento de como a cultura responde as diferentes variações meteorológicas no desenvolvimento fenológico é de extrema importância e tem a modelagem como aliada. O objetivo deste trabalho foi avaliar um software computacional que auxilia a determinação das temperaturas cardinais do modelo fenológico utilizado pelo modelo ORYZA2000, auxiliando a calibração dos coeficientes para caracterização das cultivares de arroz irrigado. Pode-se constatar, através dos resultados, que as cultivares analisadas apresentam valores de temperaturas cardinais similares ao longo dos estádios de desenvolvimento abordados e que por vezes subestimam e superestimam as faixas de temperaturas propostas pela literatura. Concluiu-se, que o programa desenvolvido foi capaz de simular corretamente os processos fenológicos existentes na cultura do arroz irrigado e precisar as temperaturas cardinais ideais para duas diferentes cultivares de arroz irrigado, comumente utilizadas na lavoura gaúcha.LUCAS FERNANDO CARVALHO DA CONCEIÇÃO, USP; LUCIANA BARROS PINTO, UFPel; SANTIAGO VIANNA CUADRA, CNPTIA.CONCEIÇÃO, L. F. C. daPINTO, L. B.CUADRA, S. V.2020-01-08T00:40:21Z2020-01-08T00:40:21Z2020-01-0720182020-01-08T00:40:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleACTA Geográfica, Boa Vista, v. 12, n. 30, p. 53-67, set./dez. de 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-08T00:40:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1118300Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-01-08T00:40:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-01-08T00:40:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
title Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
spellingShingle Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
CONCEIÇÃO, L. F. C. da
Temperaturas cardinais
Modelagem agrometeorologia
Modelo fenológico
Irrigated rice
Cardinal temperatures
Agrometeorology modeling
Arroz Irrigado
Oryza Sativa
title_short Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
title_full Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
title_fullStr Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
title_full_unstemmed Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
title_sort Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, 2018.
author CONCEIÇÃO, L. F. C. da
author_facet CONCEIÇÃO, L. F. C. da
PINTO, L. B.
CUADRA, S. V.
author_role author
author2 PINTO, L. B.
CUADRA, S. V.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCAS FERNANDO CARVALHO DA CONCEIÇÃO, USP; LUCIANA BARROS PINTO, UFPel; SANTIAGO VIANNA CUADRA, CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, L. F. C. da
PINTO, L. B.
CUADRA, S. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Temperaturas cardinais
Modelagem agrometeorologia
Modelo fenológico
Irrigated rice
Cardinal temperatures
Agrometeorology modeling
Arroz Irrigado
Oryza Sativa
topic Temperaturas cardinais
Modelagem agrometeorologia
Modelo fenológico
Irrigated rice
Cardinal temperatures
Agrometeorology modeling
Arroz Irrigado
Oryza Sativa
description Resumo. O arroz tem o segundo maior volume de produção em grãos do mundo, sendo o Brasil, o nono maior produtor. O Estado do Rio Grande do Sul, é responsável por aproximadamente 70% de toda a produção nacional de arroz, fato que apresenta grande relevância socioeconômica para o Estado e para o país, uma vez que a agricultura está diretamente ligada a economia. Diversas variáveis meteorológicas exercem influência direta no desenvolvimento da cultura no Estado, como radiação solar, precipitação pluvial e principalmente temperatura. Portanto, o conhecimento de como a cultura responde as diferentes variações meteorológicas no desenvolvimento fenológico é de extrema importância e tem a modelagem como aliada. O objetivo deste trabalho foi avaliar um software computacional que auxilia a determinação das temperaturas cardinais do modelo fenológico utilizado pelo modelo ORYZA2000, auxiliando a calibração dos coeficientes para caracterização das cultivares de arroz irrigado. Pode-se constatar, através dos resultados, que as cultivares analisadas apresentam valores de temperaturas cardinais similares ao longo dos estádios de desenvolvimento abordados e que por vezes subestimam e superestimam as faixas de temperaturas propostas pela literatura. Concluiu-se, que o programa desenvolvido foi capaz de simular corretamente os processos fenológicos existentes na cultura do arroz irrigado e precisar as temperaturas cardinais ideais para duas diferentes cultivares de arroz irrigado, comumente utilizadas na lavoura gaúcha.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-01-08T00:40:21Z
2020-01-08T00:40:21Z
2020-01-07
2020-01-08T00:40:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ACTA Geográfica, Boa Vista, v. 12, n. 30, p. 53-67, set./dez. de 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118300
identifier_str_mv ACTA Geográfica, Boa Vista, v. 12, n. 30, p. 53-67, set./dez. de 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503487320489984