Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ECHEVERRIA, T.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: KITAMURA, P. C., NARDO, E. A. B. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12945
Resumo: No Brasil e no mundo as tecnologias de controle biológico na agricultura tem sido implementadas como alternativa ao uso de produtos químicos de amplo espectro. O uso do B. anticarsia no controle da lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis, foi introduzido no pais no inicio dos anos 80, sendo aplicado em quase 1,0 milhão de hectares. Estudos focalizando o processo de adoção associado aos impactos sócio-econômicos-culturais desta tecnologia não tem sido conduzidos. A escassez de informações sobre o tema justifica uma pesquisa a ser realizada no Paraná, nas regiões de Maringá e Campo Mourão. Os principais objetivos da pesquisa são: 1) caracterização da rede de atores sociais envolvidos com a pratica e identificação das razões sociais, técnicas, econômicas e institucionais de seu envolvimento; 2) analise e interpretação das conseqüências econômicas e sócio-culturais positivas e negativas decorrentes do uso deste biopesticida ao nível das percepções e representações dos agricultores; 3) analise das perspectivas para a utilização do Baculovirus anticarsia, na percepção de diferentes atores sociais. A pesquisa e sua extensão partem de uma visão interdisciplinar associando aspectos econômicos, sociológicos e antropológicos. O modelo teórico de desenvolvimento e interpretação de resultados da pesquisa seguira a analise desenvolvida por sobre as forças sociais que afetam a pesquisa, a política agrícola e a agricultura sustentável bem como a analise da "práxis cognitiva" dos produtos rurais.
id EMBR_da191e2046e229aaacf162afcdee8a40
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12945
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.Controle BiológicoImpacto SocialLagartaNo Brasil e no mundo as tecnologias de controle biológico na agricultura tem sido implementadas como alternativa ao uso de produtos químicos de amplo espectro. O uso do B. anticarsia no controle da lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis, foi introduzido no pais no inicio dos anos 80, sendo aplicado em quase 1,0 milhão de hectares. Estudos focalizando o processo de adoção associado aos impactos sócio-econômicos-culturais desta tecnologia não tem sido conduzidos. A escassez de informações sobre o tema justifica uma pesquisa a ser realizada no Paraná, nas regiões de Maringá e Campo Mourão. Os principais objetivos da pesquisa são: 1) caracterização da rede de atores sociais envolvidos com a pratica e identificação das razões sociais, técnicas, econômicas e institucionais de seu envolvimento; 2) analise e interpretação das conseqüências econômicas e sócio-culturais positivas e negativas decorrentes do uso deste biopesticida ao nível das percepções e representações dos agricultores; 3) analise das perspectivas para a utilização do Baculovirus anticarsia, na percepção de diferentes atores sociais. A pesquisa e sua extensão partem de uma visão interdisciplinar associando aspectos econômicos, sociológicos e antropológicos. O modelo teórico de desenvolvimento e interpretação de resultados da pesquisa seguira a analise desenvolvida por sobre as forças sociais que afetam a pesquisa, a política agrícola e a agricultura sustentável bem como a analise da "práxis cognitiva" dos produtos rurais.EMBRAPA-CNPMAPaulo Choji KITAMURA, Embrapa Meio AmbienteE. A. B. de NARDO, Embrapa Meio Ambiente.ECHEVERRIA, T.KITAMURA, P. C.NARDO, E. A. B. de2019-10-23T18:07:51Z2019-10-23T18:07:51Z1998-06-3019962019-11-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 5., 1996, Foz do Iguaçu, PR. Anais: sessão de posters. Londrina: EMBRAPA-CNPSo/COBRAFI, 1996. p.426.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-23T18:07:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12945Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-23T18:07:57falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-23T18:07:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
title Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
spellingShingle Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
ECHEVERRIA, T.
Controle Biológico
Impacto Social
Lagarta
title_short Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
title_full Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
title_fullStr Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
title_full_unstemmed Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
title_sort Avaliação sócio-econômica do uso de Baculovirus anticarsia como agente de controle da lagarta da soja: uma proposta.
author ECHEVERRIA, T.
author_facet ECHEVERRIA, T.
KITAMURA, P. C.
NARDO, E. A. B. de
author_role author
author2 KITAMURA, P. C.
NARDO, E. A. B. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMA
Paulo Choji KITAMURA, Embrapa Meio Ambiente
E. A. B. de NARDO, Embrapa Meio Ambiente.
dc.contributor.author.fl_str_mv ECHEVERRIA, T.
KITAMURA, P. C.
NARDO, E. A. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Controle Biológico
Impacto Social
Lagarta
topic Controle Biológico
Impacto Social
Lagarta
description No Brasil e no mundo as tecnologias de controle biológico na agricultura tem sido implementadas como alternativa ao uso de produtos químicos de amplo espectro. O uso do B. anticarsia no controle da lagarta da soja, Anticarsia gemmatalis, foi introduzido no pais no inicio dos anos 80, sendo aplicado em quase 1,0 milhão de hectares. Estudos focalizando o processo de adoção associado aos impactos sócio-econômicos-culturais desta tecnologia não tem sido conduzidos. A escassez de informações sobre o tema justifica uma pesquisa a ser realizada no Paraná, nas regiões de Maringá e Campo Mourão. Os principais objetivos da pesquisa são: 1) caracterização da rede de atores sociais envolvidos com a pratica e identificação das razões sociais, técnicas, econômicas e institucionais de seu envolvimento; 2) analise e interpretação das conseqüências econômicas e sócio-culturais positivas e negativas decorrentes do uso deste biopesticida ao nível das percepções e representações dos agricultores; 3) analise das perspectivas para a utilização do Baculovirus anticarsia, na percepção de diferentes atores sociais. A pesquisa e sua extensão partem de uma visão interdisciplinar associando aspectos econômicos, sociológicos e antropológicos. O modelo teórico de desenvolvimento e interpretação de resultados da pesquisa seguira a analise desenvolvida por sobre as forças sociais que afetam a pesquisa, a política agrícola e a agricultura sustentável bem como a analise da "práxis cognitiva" dos produtos rurais.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1998-06-30
2019-10-23T18:07:51Z
2019-10-23T18:07:51Z
2019-11-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 5., 1996, Foz do Iguaçu, PR. Anais: sessão de posters. Londrina: EMBRAPA-CNPSo/COBRAFI, 1996. p.426.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12945
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 5., 1996, Foz do Iguaçu, PR. Anais: sessão de posters. Londrina: EMBRAPA-CNPSo/COBRAFI, 1996. p.426.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503482210779136