Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IKEDA, F. S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAVALIERI, S. D.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104296
Resumo: Atualmente, quando falamos em sistemas integrados, verificamos várias possibilidades na integração entre culturas e pastagens, com ou sem floresta. No primeiro caso, temos o chamado sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) e o segundo de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), havendo ainda a possibilidade de integrar pecuária com floresta na chamada integração pecuária-floresta (IPF). O ILP pode ser estabelecido na sucessão soja-milho com o consórcio de milho com gramíneas forrageiras, denominado sistema Santa Fé (KLUTHCOUSKI, 2000), utilizando-se principalmente as braquiárias (Urochloa ruziziensis, Urochloa brizantha e Urochloa decumbens), embora existam estudos envolvendo o consórcio de milho com cultivares de Panicum maximum. Além dos consórcios na segunda safra, há ainda a possibilidade de se semear as sementes de gramíneas forrageiras em sobressemeadura na fase reprodutiva da soja (CORREIA et al., 2015). Nesse caso, tem-se como objetivo a formação da pastagem na segunda safra para colocar o chamado ?boi safrinha?, além de minimizarem os problemas de competição com a semeadura mais antecipada das gramíneas forrageiras. No ILPF, as culturas e as pastagens seriam estabelecidas do mesmo modo entre renques de árvores, sendo o eucalipto a principal essência florestal estudada no sistema, embora existam várias outras possibilidades. No IPF, a sucessão entre culturas seria simplificada com o estabelecimento e condução de pastagens por vários anos.
id EMBR_db30802c366c8066b73acca6e1819db1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104296
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?Sistemas integradosSistema agrossilvipastorilIntegracao lavoura-pecuaria-florestaIlpfMato GrossoErva DaninhaManejoAtualmente, quando falamos em sistemas integrados, verificamos várias possibilidades na integração entre culturas e pastagens, com ou sem floresta. No primeiro caso, temos o chamado sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) e o segundo de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), havendo ainda a possibilidade de integrar pecuária com floresta na chamada integração pecuária-floresta (IPF). O ILP pode ser estabelecido na sucessão soja-milho com o consórcio de milho com gramíneas forrageiras, denominado sistema Santa Fé (KLUTHCOUSKI, 2000), utilizando-se principalmente as braquiárias (Urochloa ruziziensis, Urochloa brizantha e Urochloa decumbens), embora existam estudos envolvendo o consórcio de milho com cultivares de Panicum maximum. Além dos consórcios na segunda safra, há ainda a possibilidade de se semear as sementes de gramíneas forrageiras em sobressemeadura na fase reprodutiva da soja (CORREIA et al., 2015). Nesse caso, tem-se como objetivo a formação da pastagem na segunda safra para colocar o chamado ?boi safrinha?, além de minimizarem os problemas de competição com a semeadura mais antecipada das gramíneas forrageiras. No ILPF, as culturas e as pastagens seriam estabelecidas do mesmo modo entre renques de árvores, sendo o eucalipto a principal essência florestal estudada no sistema, embora existam várias outras possibilidades. No IPF, a sucessão entre culturas seria simplificada com o estabelecimento e condução de pastagens por vários anos.FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA.IKEDA, F. S.CAVALIERI, S. D.2023-11-06T15:30:42Z2023-11-06T15:30:42Z2019-01-162018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartCap. 6. p. 82-88.In: GUIMARÃES, A. C. D.; INOUE, M. H.; IKEDA, F. S. (Org.). Estratégias de manejo de plantas daninhas para novas fronteiras agrícolas. Curitiba: Editora da SBCPD; Cáceres, MT: Editora da Unemat, 2018.978-85-7911-191-4http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-11-06T15:30:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104296Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-11-06T15:30:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-11-06T15:30:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
title Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
spellingShingle Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
IKEDA, F. S.
Sistemas integrados
Sistema agrossilvipastoril
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Ilpf
Mato Grosso
Erva Daninha
Manejo
title_short Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
title_full Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
title_fullStr Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
title_full_unstemmed Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
title_sort Como manejar plantas daninhas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta?
author IKEDA, F. S.
author_facet IKEDA, F. S.
CAVALIERI, S. D.
author_role author
author2 CAVALIERI, S. D.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv IKEDA, F. S.
CAVALIERI, S. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas integrados
Sistema agrossilvipastoril
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Ilpf
Mato Grosso
Erva Daninha
Manejo
topic Sistemas integrados
Sistema agrossilvipastoril
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Ilpf
Mato Grosso
Erva Daninha
Manejo
description Atualmente, quando falamos em sistemas integrados, verificamos várias possibilidades na integração entre culturas e pastagens, com ou sem floresta. No primeiro caso, temos o chamado sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) e o segundo de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), havendo ainda a possibilidade de integrar pecuária com floresta na chamada integração pecuária-floresta (IPF). O ILP pode ser estabelecido na sucessão soja-milho com o consórcio de milho com gramíneas forrageiras, denominado sistema Santa Fé (KLUTHCOUSKI, 2000), utilizando-se principalmente as braquiárias (Urochloa ruziziensis, Urochloa brizantha e Urochloa decumbens), embora existam estudos envolvendo o consórcio de milho com cultivares de Panicum maximum. Além dos consórcios na segunda safra, há ainda a possibilidade de se semear as sementes de gramíneas forrageiras em sobressemeadura na fase reprodutiva da soja (CORREIA et al., 2015). Nesse caso, tem-se como objetivo a formação da pastagem na segunda safra para colocar o chamado ?boi safrinha?, além de minimizarem os problemas de competição com a semeadura mais antecipada das gramíneas forrageiras. No ILPF, as culturas e as pastagens seriam estabelecidas do mesmo modo entre renques de árvores, sendo o eucalipto a principal essência florestal estudada no sistema, embora existam várias outras possibilidades. No IPF, a sucessão entre culturas seria simplificada com o estabelecimento e condução de pastagens por vários anos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-16
2023-11-06T15:30:42Z
2023-11-06T15:30:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: GUIMARÃES, A. C. D.; INOUE, M. H.; IKEDA, F. S. (Org.). Estratégias de manejo de plantas daninhas para novas fronteiras agrícolas. Curitiba: Editora da SBCPD; Cáceres, MT: Editora da Unemat, 2018.
978-85-7911-191-4
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104296
identifier_str_mv In: GUIMARÃES, A. C. D.; INOUE, M. H.; IKEDA, F. S. (Org.). Estratégias de manejo de plantas daninhas para novas fronteiras agrícolas. Curitiba: Editora da SBCPD; Cáceres, MT: Editora da Unemat, 2018.
978-85-7911-191-4
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Cap. 6. p. 82-88.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503551380094976