Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SHIOMI, H. F.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FERREIRA. M. V. R., MELO, I. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088174
Resumo: Resumo: A busca por agentes de biocontrole de doenças eficientes na agricultura tem sido alcançada em diversos patossistemas. Nesse trabalho realizou-se experimentos sob condições controladas em laboratório e em casa-de-vegetação, envolvendo o uso das bactérias Bacillus alcalophilus, Bacillus cereus GC subgrupo B, Stenotrophomonas maltophilia, Yersinia bercovieri e Photorhabdus luminescens-luminescens, provenientes de biofertilizantes à base de esterco bovino e suíno. Os isolados bacterianos foram multiplicados em meio nutriente-ágar (NA) por 48 horas e avaliados quanto à sua eficácia no biocontrole de Sclerotinia sclerotiorum em testes de antagonismo em placas de Petri contendo meio BDA; ou em suspensão aquosa, ajustada em 109 ufc.mL-1, com o auxílio da escala de Mc Farland, para a microbiolização de sementes e para a pulverização da parte aérea de plantas de soja em vasos, totalizando três avaliações. Os isolados BB-4 (Bacillus cereus GC subgrupo B), BS-3 (Photorhabdus luminescens-luminescens), BB-1 (Bacillus alcalophilus) e BB-6 (Yersinia bercovieri) apresentaram eficiência no controle do patógeno nos testes de inibição do crescimento micelial de S. sclerotiorum, com valores entre 31% e 46%. No desenvolvimento da doença em sementes e em plantas de soja, o controle foi superior a 50% e nos mesmos níveis dos tratamentos com os fungicidas tiofanato metílico + fluazinan e tiofanato metílico. Os resultados obtidos evidenciam um potencial de uso desses isolados bacterianos no biocontrole do mofo branco em soja, alternativamente ao uso de fungicidas químicos.
id EMBR_dc71461cb628e88723d43cac5710c532
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088174
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.Controle alternativoBiocontroleAlternative controlBiocontrolMofo brancoSojaControle biológicoBactériaSclerotinia SclerotiorumSoybeansFungal diseases of plantsResumo: A busca por agentes de biocontrole de doenças eficientes na agricultura tem sido alcançada em diversos patossistemas. Nesse trabalho realizou-se experimentos sob condições controladas em laboratório e em casa-de-vegetação, envolvendo o uso das bactérias Bacillus alcalophilus, Bacillus cereus GC subgrupo B, Stenotrophomonas maltophilia, Yersinia bercovieri e Photorhabdus luminescens-luminescens, provenientes de biofertilizantes à base de esterco bovino e suíno. Os isolados bacterianos foram multiplicados em meio nutriente-ágar (NA) por 48 horas e avaliados quanto à sua eficácia no biocontrole de Sclerotinia sclerotiorum em testes de antagonismo em placas de Petri contendo meio BDA; ou em suspensão aquosa, ajustada em 109 ufc.mL-1, com o auxílio da escala de Mc Farland, para a microbiolização de sementes e para a pulverização da parte aérea de plantas de soja em vasos, totalizando três avaliações. Os isolados BB-4 (Bacillus cereus GC subgrupo B), BS-3 (Photorhabdus luminescens-luminescens), BB-1 (Bacillus alcalophilus) e BB-6 (Yersinia bercovieri) apresentaram eficiência no controle do patógeno nos testes de inibição do crescimento micelial de S. sclerotiorum, com valores entre 31% e 46%. No desenvolvimento da doença em sementes e em plantas de soja, o controle foi superior a 50% e nos mesmos níveis dos tratamentos com os fungicidas tiofanato metílico + fluazinan e tiofanato metílico. Os resultados obtidos evidenciam um potencial de uso desses isolados bacterianos no biocontrole do mofo branco em soja, alternativamente ao uso de fungicidas químicos.HUMBERTO FRANCO SHIOMI, UFMT; M V. R. FERREIRA; ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA.SHIOMI, H. F.FERREIRA. M. V. R.MELO, I. S. de2018-02-27T00:43:49Z2018-02-27T00:43:49Z2018-02-2620172018-04-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScientific Electronic Archives, Sinop, v. 10, n. 2, p. 56-63, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-27T00:43:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1088174Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-27T00:43:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-27T00:43:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
title Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
spellingShingle Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
SHIOMI, H. F.
Controle alternativo
Biocontrole
Alternative control
Biocontrol
Mofo branco
Soja
Controle biológico
Bactéria
Sclerotinia Sclerotiorum
Soybeans
Fungal diseases of plants
title_short Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
title_full Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
title_fullStr Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
title_full_unstemmed Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
title_sort Bioprospecção de isolados bacterianos para o controle biológico do mofo branco na soja.
author SHIOMI, H. F.
author_facet SHIOMI, H. F.
FERREIRA. M. V. R.
MELO, I. S. de
author_role author
author2 FERREIRA. M. V. R.
MELO, I. S. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HUMBERTO FRANCO SHIOMI, UFMT; M V. R. FERREIRA; ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SHIOMI, H. F.
FERREIRA. M. V. R.
MELO, I. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Controle alternativo
Biocontrole
Alternative control
Biocontrol
Mofo branco
Soja
Controle biológico
Bactéria
Sclerotinia Sclerotiorum
Soybeans
Fungal diseases of plants
topic Controle alternativo
Biocontrole
Alternative control
Biocontrol
Mofo branco
Soja
Controle biológico
Bactéria
Sclerotinia Sclerotiorum
Soybeans
Fungal diseases of plants
description Resumo: A busca por agentes de biocontrole de doenças eficientes na agricultura tem sido alcançada em diversos patossistemas. Nesse trabalho realizou-se experimentos sob condições controladas em laboratório e em casa-de-vegetação, envolvendo o uso das bactérias Bacillus alcalophilus, Bacillus cereus GC subgrupo B, Stenotrophomonas maltophilia, Yersinia bercovieri e Photorhabdus luminescens-luminescens, provenientes de biofertilizantes à base de esterco bovino e suíno. Os isolados bacterianos foram multiplicados em meio nutriente-ágar (NA) por 48 horas e avaliados quanto à sua eficácia no biocontrole de Sclerotinia sclerotiorum em testes de antagonismo em placas de Petri contendo meio BDA; ou em suspensão aquosa, ajustada em 109 ufc.mL-1, com o auxílio da escala de Mc Farland, para a microbiolização de sementes e para a pulverização da parte aérea de plantas de soja em vasos, totalizando três avaliações. Os isolados BB-4 (Bacillus cereus GC subgrupo B), BS-3 (Photorhabdus luminescens-luminescens), BB-1 (Bacillus alcalophilus) e BB-6 (Yersinia bercovieri) apresentaram eficiência no controle do patógeno nos testes de inibição do crescimento micelial de S. sclerotiorum, com valores entre 31% e 46%. No desenvolvimento da doença em sementes e em plantas de soja, o controle foi superior a 50% e nos mesmos níveis dos tratamentos com os fungicidas tiofanato metílico + fluazinan e tiofanato metílico. Os resultados obtidos evidenciam um potencial de uso desses isolados bacterianos no biocontrole do mofo branco em soja, alternativamente ao uso de fungicidas químicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-27T00:43:49Z
2018-02-27T00:43:49Z
2018-02-26
2018-04-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientific Electronic Archives, Sinop, v. 10, n. 2, p. 56-63, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088174
identifier_str_mv Scientific Electronic Archives, Sinop, v. 10, n. 2, p. 56-63, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503450343505920