Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STURION, J. A.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: RESENDE, M. D. V. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305898
Resumo: A produção de massa foliar de três procedências (Bocaiúva do Sul, PR; Colombo, PR e Cascavel, PR) de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) foi avaliada aos dois anos e sete meses após o plantio e aos dois anos, após a primeira poda, em duas classes de solos: LATOSSOLO VERMELHO distrófico e CAMBISSOLO HÁPLICO distrófico. Essas procedências produziram 88,8% a mais de massa foliar no LATOSSOLO, por ocasião da primeira poda. Porém, após a adubação das plantas, nos dois tipos de solo, essa diferença caiu para 26%, na segunda poda, indicando boa recuperação da erva-mate no CAMBISSSOLO, por meio de técnicas de correção de sua fertilidade. As produções foram similares entre as procedências nas duas idades nas duas classes de solo. Estimativas de parâmetros genéticos e de interação de genótipo x ambiente, obtidas para a procedência de Bocaiúva do Sul, a única com número suficiente de progênies em comum (27), para inferências mais acuradas, indicaram um alto controle genético para o peso de massa foliar, com herdabilidade individual no sentido restrito de 65%. A correlação genética aditiva de um solo para outro, ao nível de indivíduo foi de 0,47 indica que pode ser necessário programa de melhoramento específico para cada local. Entre seis possibilidades de seleção consideradas, a seleção usando outro ambiente como auxiliar e a seleção com base na média dos dois ambientes propiciaram eficiências de 15 e 7% a mais do que aquela obtida por seleção direta no local de interesse.
id EMBR_dea4f7fb14f48ea5bc50d6c12c10efc9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/305898
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.IIex paraguariensisHerdalidadeCorrelacao geneticaParametros geneticosEficiencia seletivaGenetic parametersSelective efficiencySelectionSeleçãoVariação Genéticagenetic variationheritabilityA produção de massa foliar de três procedências (Bocaiúva do Sul, PR; Colombo, PR e Cascavel, PR) de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) foi avaliada aos dois anos e sete meses após o plantio e aos dois anos, após a primeira poda, em duas classes de solos: LATOSSOLO VERMELHO distrófico e CAMBISSOLO HÁPLICO distrófico. Essas procedências produziram 88,8% a mais de massa foliar no LATOSSOLO, por ocasião da primeira poda. Porém, após a adubação das plantas, nos dois tipos de solo, essa diferença caiu para 26%, na segunda poda, indicando boa recuperação da erva-mate no CAMBISSSOLO, por meio de técnicas de correção de sua fertilidade. As produções foram similares entre as procedências nas duas idades nas duas classes de solo. Estimativas de parâmetros genéticos e de interação de genótipo x ambiente, obtidas para a procedência de Bocaiúva do Sul, a única com número suficiente de progênies em comum (27), para inferências mais acuradas, indicaram um alto controle genético para o peso de massa foliar, com herdabilidade individual no sentido restrito de 65%. A correlação genética aditiva de um solo para outro, ao nível de indivíduo foi de 0,47 indica que pode ser necessário programa de melhoramento específico para cada local. Entre seis possibilidades de seleção consideradas, a seleção usando outro ambiente como auxiliar e a seleção com base na média dos dois ambientes propiciaram eficiências de 15 e 7% a mais do que aquela obtida por seleção direta no local de interesse.Pesquisadores da Embrapa.STURION, J. A.RESENDE, M. D. V. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-05-2120012015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 87-97, jul./dez. 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:50:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/305898Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:50:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:50:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
title Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
spellingShingle Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
STURION, J. A.
IIex paraguariensis
Herdalidade
Correlacao genetica
Parametros geneticos
Eficiencia seletiva
Genetic parameters
Selective efficiency
Selection
Seleção
Variação Genética
genetic variation
heritability
title_short Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
title_full Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
title_fullStr Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
title_full_unstemmed Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
title_sort Produção de massa foliar de três procedências de erva-mate e eficiência de seleção em dois tipos de solos na região de Ponta Grossa, PR.
author STURION, J. A.
author_facet STURION, J. A.
RESENDE, M. D. V. de
author_role author
author2 RESENDE, M. D. V. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisadores da Embrapa.
dc.contributor.author.fl_str_mv STURION, J. A.
RESENDE, M. D. V. de
dc.subject.por.fl_str_mv IIex paraguariensis
Herdalidade
Correlacao genetica
Parametros geneticos
Eficiencia seletiva
Genetic parameters
Selective efficiency
Selection
Seleção
Variação Genética
genetic variation
heritability
topic IIex paraguariensis
Herdalidade
Correlacao genetica
Parametros geneticos
Eficiencia seletiva
Genetic parameters
Selective efficiency
Selection
Seleção
Variação Genética
genetic variation
heritability
description A produção de massa foliar de três procedências (Bocaiúva do Sul, PR; Colombo, PR e Cascavel, PR) de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) foi avaliada aos dois anos e sete meses após o plantio e aos dois anos, após a primeira poda, em duas classes de solos: LATOSSOLO VERMELHO distrófico e CAMBISSOLO HÁPLICO distrófico. Essas procedências produziram 88,8% a mais de massa foliar no LATOSSOLO, por ocasião da primeira poda. Porém, após a adubação das plantas, nos dois tipos de solo, essa diferença caiu para 26%, na segunda poda, indicando boa recuperação da erva-mate no CAMBISSSOLO, por meio de técnicas de correção de sua fertilidade. As produções foram similares entre as procedências nas duas idades nas duas classes de solo. Estimativas de parâmetros genéticos e de interação de genótipo x ambiente, obtidas para a procedência de Bocaiúva do Sul, a única com número suficiente de progênies em comum (27), para inferências mais acuradas, indicaram um alto controle genético para o peso de massa foliar, com herdabilidade individual no sentido restrito de 65%. A correlação genética aditiva de um solo para outro, ao nível de indivíduo foi de 0,47 indica que pode ser necessário programa de melhoramento específico para cada local. Entre seis possibilidades de seleção consideradas, a seleção usando outro ambiente como auxiliar e a seleção com base na média dos dois ambientes propiciaram eficiências de 15 e 7% a mais do que aquela obtida por seleção direta no local de interesse.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-05-21
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 87-97, jul./dez. 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305898
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 87-97, jul./dez. 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323716419584