Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, E. R. de A.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89056
Resumo: Neste trabalho discute-se a difusao do ponto de vista da analise neoclassica. Por essa analise, a adocao de tecnologia, decorrido tempo suficiente para que os agricultores possam avaliar a tecnologia, depende basicamente da taxa de retorno da nova tecnologia comparada com as velhas. Distingue-se a velocidade de adocao do numero de adotantes. Aquela relaciona-se com a taxa de retorno e com as variaveis comumente discutidas nos modelos de difusao. O numero de adotantes e apenas funcao da taxa de retorno. Mostra-se que a escolha de tecnologia depende, em geral, da relacao de precos. Mas ha tecnologias que sao robustas a variacao de precos: serao adotadas mesmo que os precos sofram grandes variacoes.
id EMBR_deba78fa4b6d8b3b1dc2ef35eaeeaa6c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/89056
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.Velocidade de adocaoTaxa de retornoEscolha de tecnologiaSpeed of adoptionRate of returnTechnology choiceNeste trabalho discute-se a difusao do ponto de vista da analise neoclassica. Por essa analise, a adocao de tecnologia, decorrido tempo suficiente para que os agricultores possam avaliar a tecnologia, depende basicamente da taxa de retorno da nova tecnologia comparada com as velhas. Distingue-se a velocidade de adocao do numero de adotantes. Aquela relaciona-se com a taxa de retorno e com as variaveis comumente discutidas nos modelos de difusao. O numero de adotantes e apenas funcao da taxa de retorno. Mostra-se que a escolha de tecnologia depende, em geral, da relacao de precos. Mas ha tecnologias que sao robustas a variacao de precos: serao adotadas mesmo que os precos sofram grandes variacoes.Na publicação: Eliseu Alves.ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE/PR.ALVES, E. R. de A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1998-11-1019982017-04-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciencia & Tecnologia, Brasilia, DF, v. 15, n. 2, p. 27-33, maio/ago. 1998.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:43:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/89056Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:43:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:43:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
title Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
spellingShingle Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
ALVES, E. R. de A.
Velocidade de adocao
Taxa de retorno
Escolha de tecnologia
Speed of adoption
Rate of return
Technology choice
title_short Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
title_full Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
title_fullStr Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
title_full_unstemmed Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
title_sort Difusão de tecnologia: uma visão neoclássica.
author ALVES, E. R. de A.
author_facet ALVES, E. R. de A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE/PR.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, E. R. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Velocidade de adocao
Taxa de retorno
Escolha de tecnologia
Speed of adoption
Rate of return
Technology choice
topic Velocidade de adocao
Taxa de retorno
Escolha de tecnologia
Speed of adoption
Rate of return
Technology choice
description Neste trabalho discute-se a difusao do ponto de vista da analise neoclassica. Por essa analise, a adocao de tecnologia, decorrido tempo suficiente para que os agricultores possam avaliar a tecnologia, depende basicamente da taxa de retorno da nova tecnologia comparada com as velhas. Distingue-se a velocidade de adocao do numero de adotantes. Aquela relaciona-se com a taxa de retorno e com as variaveis comumente discutidas nos modelos de difusao. O numero de adotantes e apenas funcao da taxa de retorno. Mostra-se que a escolha de tecnologia depende, em geral, da relacao de precos. Mas ha tecnologias que sao robustas a variacao de precos: serao adotadas mesmo que os precos sofram grandes variacoes.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-10
1998
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-04-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciencia & Tecnologia, Brasilia, DF, v. 15, n. 2, p. 27-33, maio/ago. 1998.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89056
identifier_str_mv Cadernos de Ciencia & Tecnologia, Brasilia, DF, v. 15, n. 2, p. 27-33, maio/ago. 1998.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/89056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503377919410176