Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAFALON, L. F.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: ARCARO, J. R. P., NADER FILHO, A., FERREIRA, L. M., CASTELANI, L., BENVENUTTO, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48746
Resumo: Os perfis de resistência de Staphylococcus aureus isolados a partir do leite de vacas com mastite, óstios papilares dos tetos e das teteiras foram estudados. As amostras de leite e dos óstios foram obtidas antes da ordenha dos animais e as das teteiras antes e durante a ordenha. Os testes de sensibilidade in vitro foram realizados de acordo com a técnica de Kirby e Bauer, utilizando-se 12 princípios ativos, com confirmação prévia de todas as amostras de S. aureus por técnicas moleculares. O perfil de resistência mais comum de S. aureus isolados no leite, óstios e insufladores foi à penicilina (48,3%, 36,8% e 25,9%, respectivamente). Além disso, em todas as fontes estudadas encontrou-se S. aureus com resistência à oxacilina, com características de ultiresistência a outros antimicrobianos. O tratamento da mastite bovina deve ser realizado somente após o conhecimento da sensibilidade dos microrganismos responsáveis pela etiologia da doença aos diversos antimicrobianos. O isolamento de estirpes resistentes à oxacilina ilustra os riscos de transmissão destes patógenos pelo leite.
id EMBR_e0f7d0d4310faa9b34dbd5b871ddbf59
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/48746
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.MastiteS aureusresistência a antimicrobianosLeiteOs perfis de resistência de Staphylococcus aureus isolados a partir do leite de vacas com mastite, óstios papilares dos tetos e das teteiras foram estudados. As amostras de leite e dos óstios foram obtidas antes da ordenha dos animais e as das teteiras antes e durante a ordenha. Os testes de sensibilidade in vitro foram realizados de acordo com a técnica de Kirby e Bauer, utilizando-se 12 princípios ativos, com confirmação prévia de todas as amostras de S. aureus por técnicas moleculares. O perfil de resistência mais comum de S. aureus isolados no leite, óstios e insufladores foi à penicilina (48,3%, 36,8% e 25,9%, respectivamente). Além disso, em todas as fontes estudadas encontrou-se S. aureus com resistência à oxacilina, com características de ultiresistência a outros antimicrobianos. O tratamento da mastite bovina deve ser realizado somente após o conhecimento da sensibilidade dos microrganismos responsáveis pela etiologia da doença aos diversos antimicrobianos. O isolamento de estirpes resistentes à oxacilina ilustra os riscos de transmissão destes patógenos pelo leite.LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; Juliana R. P. Arcaro, Instituto de Zooctenia; Antônio Nader Filho, UNESP/Jaboticabal; Luciano M. Ferreira, Instituto Aequitas; Lívia Castelani, Instituto de Zootecnia; Fabiane Benvenutto, Instituto de Zootecnia.ZAFALON, L. F.ARCARO, J. R. P.NADER FILHO, A.FERREIRA, L. M.CASTELANI, L.BENVENUTTO, F.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-02-1120082013-12-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Instituto Adolfo Lutz, v. 67, n. 2, p. 118-125, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/4874610.53393/rial.2008.v67.32778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:36:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/48746Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:36:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:36:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
title Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
spellingShingle Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
ZAFALON, L. F.
Mastite
S aureus
resistência a antimicrobianos
Leite
title_short Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
title_full Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
title_fullStr Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
title_full_unstemmed Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
title_sort Investigação de perfis de resistência aos antimicrobianos em Staphylococcus aureus isolados na ordenha de vacas em lactação.
author ZAFALON, L. F.
author_facet ZAFALON, L. F.
ARCARO, J. R. P.
NADER FILHO, A.
FERREIRA, L. M.
CASTELANI, L.
BENVENUTTO, F.
author_role author
author2 ARCARO, J. R. P.
NADER FILHO, A.
FERREIRA, L. M.
CASTELANI, L.
BENVENUTTO, F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; Juliana R. P. Arcaro, Instituto de Zooctenia; Antônio Nader Filho, UNESP/Jaboticabal; Luciano M. Ferreira, Instituto Aequitas; Lívia Castelani, Instituto de Zootecnia; Fabiane Benvenutto, Instituto de Zootecnia.
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAFALON, L. F.
ARCARO, J. R. P.
NADER FILHO, A.
FERREIRA, L. M.
CASTELANI, L.
BENVENUTTO, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Mastite
S aureus
resistência a antimicrobianos
Leite
topic Mastite
S aureus
resistência a antimicrobianos
Leite
description Os perfis de resistência de Staphylococcus aureus isolados a partir do leite de vacas com mastite, óstios papilares dos tetos e das teteiras foram estudados. As amostras de leite e dos óstios foram obtidas antes da ordenha dos animais e as das teteiras antes e durante a ordenha. Os testes de sensibilidade in vitro foram realizados de acordo com a técnica de Kirby e Bauer, utilizando-se 12 princípios ativos, com confirmação prévia de todas as amostras de S. aureus por técnicas moleculares. O perfil de resistência mais comum de S. aureus isolados no leite, óstios e insufladores foi à penicilina (48,3%, 36,8% e 25,9%, respectivamente). Além disso, em todas as fontes estudadas encontrou-se S. aureus com resistência à oxacilina, com características de ultiresistência a outros antimicrobianos. O tratamento da mastite bovina deve ser realizado somente após o conhecimento da sensibilidade dos microrganismos responsáveis pela etiologia da doença aos diversos antimicrobianos. O isolamento de estirpes resistentes à oxacilina ilustra os riscos de transmissão destes patógenos pelo leite.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-11
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2013-12-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Instituto Adolfo Lutz, v. 67, n. 2, p. 118-125, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48746
10.53393/rial.2008.v67.32778
identifier_str_mv Revista Instituto Adolfo Lutz, v. 67, n. 2, p. 118-125, 2008.
10.53393/rial.2008.v67.32778
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503340252463104