Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, C. H. F.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARROS, R., COSTA-LIMA, T. C. da, OLIVEIRA, V. R., CARNEIRO NETO, T. F. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109707
Resumo: A mosca minadora Liriomyza sativae Blanchard é um inseto polífago, considerada umas das principais pragas do meloeiro na região semiárida brasileira. A definição de um método de amostragem é fundamental para a implementação de um programa de manejo integrado dessa praga. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo definir a folha amostral para larvas de L. sativae na cultura do meloeiro. O estudo foi desenvolvido em duas áreas comerciais de melão no município de Juazeiro (BA). Após a emergência das plântulas, semanalmente realizou-se o monitoramento para acompanhar a ocorrência de mosca minadora até o término do ciclo. O ramo principal era observado para a presença de larvas de L. sativae, com a constatação, a folha era destacada e identificada a sua posição a partir da base do ramo. Sob microscópio óptico (40x) com luz por transmissão foi contabilizado o número de larvas vivas por folha. Foram realizadas sete coletas semanais a partir do décimo quinto dia após o plantio. Verificou-se que, de acordo com a fenologia da planta, difere a folha a ser amostrada. Para o monitoramento da mosca minadora deve-se amostrar as folhas da base para o ápice do ramo principal do meloeiro. Para as semanas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 após o plantio, as folhas a serem amostradas devem ser a 1, 2 ou 3, 4, 6, 9, 14 e 20, respectivamente.
id EMBR_e1462de0be7a03f51158a02aa09bd2c6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1109707
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.Manejo integradoSemiáridoMelãoInsetoMosca MinadoraLiriomyza SativaePragaControle BiológicoBiological controlMelonsA mosca minadora Liriomyza sativae Blanchard é um inseto polífago, considerada umas das principais pragas do meloeiro na região semiárida brasileira. A definição de um método de amostragem é fundamental para a implementação de um programa de manejo integrado dessa praga. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo definir a folha amostral para larvas de L. sativae na cultura do meloeiro. O estudo foi desenvolvido em duas áreas comerciais de melão no município de Juazeiro (BA). Após a emergência das plântulas, semanalmente realizou-se o monitoramento para acompanhar a ocorrência de mosca minadora até o término do ciclo. O ramo principal era observado para a presença de larvas de L. sativae, com a constatação, a folha era destacada e identificada a sua posição a partir da base do ramo. Sob microscópio óptico (40x) com luz por transmissão foi contabilizado o número de larvas vivas por folha. Foram realizadas sete coletas semanais a partir do décimo quinto dia após o plantio. Verificou-se que, de acordo com a fenologia da planta, difere a folha a ser amostrada. Para o monitoramento da mosca minadora deve-se amostrar as folhas da base para o ápice do ramo principal do meloeiro. Para as semanas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 após o plantio, as folhas a serem amostradas devem ser a 1, 2 ou 3, 4, 6, 9, 14 e 20, respectivamente.Carlos Henrique Feitosa Nogueira; Reginaldo Barros; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA; VALTER RODRIGUES OLIVEIRA, CNPH; Thiago Francisco de Souza Carneiro Neto.NOGUEIRA, C. H. F.BARROS, R.COSTA-LIMA, T. C. daOLIVEIRA, V. R.CARNEIRO NETO, T. F. de S.2019-06-08T00:31:54Z2019-06-08T00:31:54Z2019-06-0720192020-01-27T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 9, n. 1, p. 75-79, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-06-08T00:32:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1109707Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-06-08T00:32:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-06-08T00:32:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
title Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
spellingShingle Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
NOGUEIRA, C. H. F.
Manejo integrado
Semiárido
Melão
Inseto
Mosca Minadora
Liriomyza Sativae
Praga
Controle Biológico
Biological control
Melons
title_short Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
title_full Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
title_fullStr Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
title_full_unstemmed Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
title_sort Método de amostragem larval de Liriomyza sativae Blanchard (Diptera: Agromyzidae) em meloeiro.
author NOGUEIRA, C. H. F.
author_facet NOGUEIRA, C. H. F.
BARROS, R.
COSTA-LIMA, T. C. da
OLIVEIRA, V. R.
CARNEIRO NETO, T. F. de S.
author_role author
author2 BARROS, R.
COSTA-LIMA, T. C. da
OLIVEIRA, V. R.
CARNEIRO NETO, T. F. de S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Henrique Feitosa Nogueira; Reginaldo Barros; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA; VALTER RODRIGUES OLIVEIRA, CNPH; Thiago Francisco de Souza Carneiro Neto.
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, C. H. F.
BARROS, R.
COSTA-LIMA, T. C. da
OLIVEIRA, V. R.
CARNEIRO NETO, T. F. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo integrado
Semiárido
Melão
Inseto
Mosca Minadora
Liriomyza Sativae
Praga
Controle Biológico
Biological control
Melons
topic Manejo integrado
Semiárido
Melão
Inseto
Mosca Minadora
Liriomyza Sativae
Praga
Controle Biológico
Biological control
Melons
description A mosca minadora Liriomyza sativae Blanchard é um inseto polífago, considerada umas das principais pragas do meloeiro na região semiárida brasileira. A definição de um método de amostragem é fundamental para a implementação de um programa de manejo integrado dessa praga. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo definir a folha amostral para larvas de L. sativae na cultura do meloeiro. O estudo foi desenvolvido em duas áreas comerciais de melão no município de Juazeiro (BA). Após a emergência das plântulas, semanalmente realizou-se o monitoramento para acompanhar a ocorrência de mosca minadora até o término do ciclo. O ramo principal era observado para a presença de larvas de L. sativae, com a constatação, a folha era destacada e identificada a sua posição a partir da base do ramo. Sob microscópio óptico (40x) com luz por transmissão foi contabilizado o número de larvas vivas por folha. Foram realizadas sete coletas semanais a partir do décimo quinto dia após o plantio. Verificou-se que, de acordo com a fenologia da planta, difere a folha a ser amostrada. Para o monitoramento da mosca minadora deve-se amostrar as folhas da base para o ápice do ramo principal do meloeiro. Para as semanas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 após o plantio, as folhas a serem amostradas devem ser a 1, 2 ou 3, 4, 6, 9, 14 e 20, respectivamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08T00:31:54Z
2019-06-08T00:31:54Z
2019-06-07
2019
2020-01-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 9, n. 1, p. 75-79, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109707
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v. 9, n. 1, p. 75-79, 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1109707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503476047249408