Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HURPIA, L. P.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: QUEIROGA, J. L. de, SANTOS, R. A. dos, ROQUE, A. M. P., MAIA, A. de H. N., MORICONI, W.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140856
Resumo: Resumo: Os sistemas agroflorestais (SAFs) proporcionam comumente uma otimização da área de cultivo, mão-de-obra, insumos e água, com maior estabilidade e diversificação da produção, maior eficiência no controle de plantas espontâneas e proteção do solo contra a erosão. Contudo, atualmente são escassos os estudos sobre SAFs irrigados. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção da cultura da alface (Lactuca sativa L.) em cultivo solteiro e consorciado com rúcula (Eruca sativa L.) e rabanete (Raphanus sativus L.), no interior de um SAF e a pleno sol, sob irrigação por gotejamento. O estudo foi conduzido no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP. Os resultados demonstraram que o sistema de condução não influenciou o diâmetro horizontal da alface, enquanto o cultivo a pleno sol promoveu maior produção de massa seca e número de folhas de alface e rúcula. O rabanete apresentou folhas mais longas no SAF quando comparado ao pleno sol. O policultivo aumentou a produção por unidade de área, em 129,5% em média, em relação ao monocultivo no SAF e pleno sol. Estes resultados demonstraram que a consorciação foi vantajosa em relação ao monocultivo, ao produzir uma maior quantidade de hortaliças por unidade de área e insumos.
id EMBR_e1473ed5eb918102296dab0e15ac0a72
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1140856
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.Otimização de cultivosAlfaceIrrigaçãoIrrigação por GotejamentoAgrossilviculturaIrrigação LocalizadaSistema de CultivoLettuceMicroirrigationAgroforestryResumo: Os sistemas agroflorestais (SAFs) proporcionam comumente uma otimização da área de cultivo, mão-de-obra, insumos e água, com maior estabilidade e diversificação da produção, maior eficiência no controle de plantas espontâneas e proteção do solo contra a erosão. Contudo, atualmente são escassos os estudos sobre SAFs irrigados. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção da cultura da alface (Lactuca sativa L.) em cultivo solteiro e consorciado com rúcula (Eruca sativa L.) e rabanete (Raphanus sativus L.), no interior de um SAF e a pleno sol, sob irrigação por gotejamento. O estudo foi conduzido no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP. Os resultados demonstraram que o sistema de condução não influenciou o diâmetro horizontal da alface, enquanto o cultivo a pleno sol promoveu maior produção de massa seca e número de folhas de alface e rúcula. O rabanete apresentou folhas mais longas no SAF quando comparado ao pleno sol. O policultivo aumentou a produção por unidade de área, em 129,5% em média, em relação ao monocultivo no SAF e pleno sol. Estes resultados demonstraram que a consorciação foi vantajosa em relação ao monocultivo, ao produzir uma maior quantidade de hortaliças por unidade de área e insumos.LAÍSA PRADO HURPIA, UFSCar; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; RONALDO ANTONIO DOS SANTOS, UFSCar; ADNAH MIRIAH PEREIRA ROQUE, UFSCar; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA.HURPIA, L. P.QUEIROGA, J. L. deSANTOS, R. A. dosROQUE, A. M. P.MAIA, A. de H. N.MORICONI, W.2022-03-15T15:00:23Z2022-03-15T15:00:23Z2022-03-142021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, v. 1, n. 3, p. 546-556, 2021. Edição especial Sudeste.1808-8546http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-03-15T15:00:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1140856Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-03-15T15:00:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-03-15T15:00:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
title Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
spellingShingle Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
HURPIA, L. P.
Otimização de cultivos
Alface
Irrigação
Irrigação por Gotejamento
Agrossilvicultura
Irrigação Localizada
Sistema de Cultivo
Lettuce
Microirrigation
Agroforestry
title_short Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
title_full Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
title_fullStr Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
title_full_unstemmed Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
title_sort Resposta da alface em sistema agroflorestal irrigado por gotejamento.
author HURPIA, L. P.
author_facet HURPIA, L. P.
QUEIROGA, J. L. de
SANTOS, R. A. dos
ROQUE, A. M. P.
MAIA, A. de H. N.
MORICONI, W.
author_role author
author2 QUEIROGA, J. L. de
SANTOS, R. A. dos
ROQUE, A. M. P.
MAIA, A. de H. N.
MORICONI, W.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAÍSA PRADO HURPIA, UFSCar; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; RONALDO ANTONIO DOS SANTOS, UFSCar; ADNAH MIRIAH PEREIRA ROQUE, UFSCar; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv HURPIA, L. P.
QUEIROGA, J. L. de
SANTOS, R. A. dos
ROQUE, A. M. P.
MAIA, A. de H. N.
MORICONI, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização de cultivos
Alface
Irrigação
Irrigação por Gotejamento
Agrossilvicultura
Irrigação Localizada
Sistema de Cultivo
Lettuce
Microirrigation
Agroforestry
topic Otimização de cultivos
Alface
Irrigação
Irrigação por Gotejamento
Agrossilvicultura
Irrigação Localizada
Sistema de Cultivo
Lettuce
Microirrigation
Agroforestry
description Resumo: Os sistemas agroflorestais (SAFs) proporcionam comumente uma otimização da área de cultivo, mão-de-obra, insumos e água, com maior estabilidade e diversificação da produção, maior eficiência no controle de plantas espontâneas e proteção do solo contra a erosão. Contudo, atualmente são escassos os estudos sobre SAFs irrigados. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção da cultura da alface (Lactuca sativa L.) em cultivo solteiro e consorciado com rúcula (Eruca sativa L.) e rabanete (Raphanus sativus L.), no interior de um SAF e a pleno sol, sob irrigação por gotejamento. O estudo foi conduzido no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, SP. Os resultados demonstraram que o sistema de condução não influenciou o diâmetro horizontal da alface, enquanto o cultivo a pleno sol promoveu maior produção de massa seca e número de folhas de alface e rúcula. O rabanete apresentou folhas mais longas no SAF quando comparado ao pleno sol. O policultivo aumentou a produção por unidade de área, em 129,5% em média, em relação ao monocultivo no SAF e pleno sol. Estes resultados demonstraram que a consorciação foi vantajosa em relação ao monocultivo, ao produzir uma maior quantidade de hortaliças por unidade de área e insumos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-15T15:00:23Z
2022-03-15T15:00:23Z
2022-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, v. 1, n. 3, p. 546-556, 2021. Edição especial Sudeste.
1808-8546
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140856
identifier_str_mv Irriga, v. 1, n. 3, p. 546-556, 2021. Edição especial Sudeste.
1808-8546
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503520184958976